Teses e Dissertações

2017

NUNES, Marcone Denys dos Reis. Reforma curricular em Geografia na Universidade do Estado da Bahia: construção social e o papel do sujeitos em uma teia de significações entre o pensado e o possível. 2017. 260 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. (Data da defesa: 04/08/2017).

2016

FREITAS, Anniele Sarah Ferreira de. Formar professores-pesquisadores numa escola de bacharéis: a cultura do Pibid de Geografia da Unicamp. 2016. 164 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. (Data da defesa: 23/05/2016).

2015

CARVALHO, Lucas Ferraz Frauches. Licenciatura, bacharelado e geografia: resistir ou reexistir, eis a questão? 2015. 107f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. (Data da defesa: 24/08/2015).

PEDRO, Gabriel Brasil de Carvalho. Dilemas de professoras ao ensinarem geografia: a permanência dos estudos sociais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2015. 149 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. (Data da defesa: 26/08/2015).

2014

CANTO, Tânia Seneme do. Práticas de mapeamento com as tecnologias digitais: para pensar a educação cartográfica na contemporaneidade. 2014. 118 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro (SP). (Data da defesa: 23/10/2014).

DINIZ, Vanessa Lessio. Práticas da pesquisa colaborativa: contribuições para uma Pedagogia Critica do Lugar. 2014. 189 f. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. (Data da defesa: 07/04/2014).

2013

BREDA, Thiara Vichiato. O uso de jogos no processo de ensino aprendizagem na Geografia escolar. 2013. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. (Data da defesa: 13/05/2013).

2010

CANTO, Tânia Seneme do. A cartografia na era da cibercultura: mapeando outras geografias no ciberespaço. 2010. 120 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro (SP). (Data da defesa: 09/04/2010).

2001

STRAFORINI, Rafael. Ensinar geografia nas séries iniciais: o desafio da totalidade-mundo. 2001. 155 f. Dissertação (Mestrado em Geociências, na Área de Educação Aplicada às Geociências) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. (Data da defesa: 26/10/2001).

Trabalhos de conclusão de curso

2016

JORDÃO, Gabriela Fernandes. Currículo para além do prescrito: o currículo de Geografia do Estado de São Paulo (2012) e a autonomia docente – limite e definições. 2016. 88 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

2015

CARVALHO, Wander Guilherme Rocha. O uso do humor gráfico no Ensino de Geografia. 2015. 56 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

PANUTTO, Stéphanie Rodrigues. Microterritorialidades e cotidiano escolar: sujeitos e ações transgressoras. 2015. 61 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

Artigos em periódicos

2016

STRAFORINI, Rafael. Permanências e mudanças no currículo de geografia dos anos iniciais ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 6, p. 160-184, 2016.

2015

ERMANI, Giovanna; STRAFORINI, Rafael. Dois documentos curriculares de Geografia distintos: possibilidades de análise a partir de suas permanências e mudanças. Interface (Porto Nacional), v. 10, p. 8-21, 2015.

FREITAS, Anniele; TERAMATSU, Gustavo; STRAFORINI, Rafael. As dimensões territorial e política do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Terra Livre, v. 1, n. 44, p. 75-113, 2015 (publicado em 2017).

2014

PANUTTO, Stéphanie; STRAFORINI, Rafael. Microterritórios em escolas públicas: (entre)discursos de alienação e subversão de jovens escolares. Boletim Campineiro de Geografia, v. 4, n. 13, p. 397-416, 2014.

2012

STRAFORINI, Rafael. Alteridade e Geografia Escolar: uma leitura das práticas curriculares nos primeiros anos do ensino fundamental. Revista de Geografía Espacios, v. 2, p. 57-72, 2012.

2002

STRAFORINI, Rafael. A totalidade Mundo nas primeiras séries do ensino fundamental: um desafio a ser enfrentado. Terra Livre, São Paulo, v. 1, n.18, p. 95-114, 2002.

Capítulos de livro

2016

STRAFORINI, Rafael; LOTERIO, Mariana Lima; JESUS, Jéssica Gomes; OLIVEIRA, Victor Hugo Paiva; COSTA, Vasco Magano Marques. Oficinas geográficas: práticas de sustentabilidade e educação ambiental “consumo, lixo e tratamento de resíduos”. In: PRODÓCIMO, Elaine; PRADO, Guilherme do Val Toledo; AYOUB, Eliana (org.) Conhecimentos e saberes produzidos na práxis educativa. Campinas, Leitura Crítica, 2016. (Coleção formação docente em diálogo; v. 5).

2015

BREDA, T. V. ; GARCIA DE LA VEGA, A. ; STRAFORINI, R. Raciocínio Espacial no Ensino de Geografia: Uma análise da cartografia nos documentos curriculares da Espanha e Brasil. In: Rafael Sebastiá Alcaraz; Emília María Tonda Monllor. (Org.). Investigar para Innovar en la Enseñanza de la Geografía. 1ed.Alicante – Espanha: CEE Limencop S.L., 2015, v. 1, p. 933-948.

FREITAS, Anniele; STRAFORINI, Rafael. PIBID-Geografia: práticas e reflexões sobre o processo de formação do professor pesquisador. In: AYOUB, Eliana; PRODÓCIMO, Elaine; PRADO, Guilherme do Val Toledo (org.) Experiências e reflexões sobre a formação docente. Campinas: Leitura Crítica, 2015. (Coleção formação docente em diálogo; v. 4).

Trabalhos completos em anais de eventos

2017

ARAÚJO, Joseane Gomes; SANTOS, Ivaneide Silva; OLIVEIRA, Ione Jatobá Leal. Abordagens do processo de ensino e aprendizagem na formação do professor de Geografia: reflexões a partir do livro didático. XIII Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia. Anais…, Belo Horizonte, 2017.

CABRAL, Thiago Manhães; STRAFORINI, Rafael. Sentidos de Geografia e de natureza expressos nos livros didáticos contemporâneos à Era Vargas (1930-1945): disputas por significação e produção do currículo da disciplina. XII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia. Anais…, Porto Alegre, 2017.

CANTO, Tânia Seneme. CABRAL, Thiago Manhães. A fotografia e o trabalho de campo na Geografia Escolar: uma proposta de oficina pedagógica. XIII Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia. Anais…, Belo Horizonte, 2017.

CANTO, Tânia Seneme. Novos letramentos e mapas como práticas: contribuições teórico-metodológicas para investigar a cartografia escolar em relação às novas tecnologias. XII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia. Anais…, Porto Alegre, 2017.

CARVALHO, Wander; ARAÚJO, José Augusto Faria. Mídias locativas e realidade aumentada: potencialidades para o ensino de Geografia na cibercultura. XII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia. Anais…, Porto Alegre, 2017.

CECIM, Jéssica. Entre mãos enrugadas, uma viagem ao Piauí e noventa e cinco anos de história. XVII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada e  I Congresso Nacional de Geografia Física. Anais…, Campinas, 2017.

CECIM, Jéssica. Quem (quando) é o bom professor? XIII Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia. Anais…, Belo Horizonte, 2017.

CECIM, Jéssica. Aproximações e distanciamentos entre os sentidos de Geografia nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular no ensino de “Atualidades”. XII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia. Anais…, Porto Alegre, 2017.

ERMANI, Giovanna. Avaliação e currículo: os (des)caminhos para a construção de uma educação de qualidade. XIII Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia. Anais…, Belo Horizonte, 2017.

ERMANI, Giovanna. Integração curricular e qualidade da educação: identificando os discursos e os sentidos de Geografia no Programa São Paulo Faz Escola. XII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia. Anais…, Porto Alegre, 2017.

FREITAS, Anniele; NAZARÉ; Bianca Ingredy. “Se essa escola fosse minha, eu mandava ocupar” – o movimento secundarista resiste e coexiste às práticas curriculares. XII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia. Anais…, Porto Alegre, 2017.

FRIGÉRIO, Regina; STRAFORINI, Rafael. Rasgando moldes de apoderamento com oficinas pedagógicas: o planejamento como possibilidade de empoderamento docente na formação inicial em Geografia. XIII Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia. Anais…, Belo Horizonte, 2017.

FRIGÉRIO, Regina; STRAFORINI, Rafael. Tecendo identidades docentes em Oficinas Pedagógicas: movimentos possíveis no ensino de Geografia.  XII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia. Anais…, Porto Alegre, 2017.

JORDÃO, Gabriela. A autonomia docente e o sistema educacional paulista – dilemas para além do currículo prescritivo. XIII Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia. Anais…, Belo Horizonte, 2017.

JORDÃO, Gabriela. As disputas em torno do cidadão: os currículos de Campinas/SP e São Paulo/SP e a formação do sujeito na cidade – qual o papel da Geografia escolar? XII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia. Anais…, Porto Alegre, 2017.

SANTOS, Ivaneide Silva; ARAÚJO, Joseane Gomes. O uso do portflólio digital nas aulas de Geografia: ferramente de ensino para a construção do raciocínio geográfico. XIII Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia. Anais…, Belo Horizonte, 2017.

SANTOS, Ivaneide Silva. Saberes da ciência geográfica e da Geografia escolar: caminhos entrelaçados numa cadeia de equivalências e diferenças a partir das experiências de estágio supervisionado. XII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia. Anais…, Porto Alegre, 2017.

2016

CARVALHO, Wander. O uso do humor gráfico no ensino de Geografia: prática pedagógica. XVIII Encontro Nacional de Geógrafos, Anais…, São Luís, 2016.

CARVALHO, Wander; ARAÚJO, Viviane Gomes. Imagens como instrumentos para o ensino em Geografia: um foco para a educação ambiental. V Encontro Regional de Ensino de Geografia, Anais…, Campinas, 2016, p. 815-826.

CECIM, Jéssica. O Pibid: da política educacional ao Subprojeto Geografia – Unicamp. XVIII Encontro Nacional de Geógrafos, Anais…, São Luís, 2016.

CECIM, Jéssica. A escrita narrativa no estágio supervisionado: lidando com inquietações e estranhamentos acerca da trajetória docente. V Encontro Regional de Ensino de Geografia, Anais…, Campinas, 2016, p. 119-128.

DINIZ, Vanessa Lessio. Em busca do currículo local: o uso das representações sociais nas aulas de Geografia da Escola Estadual 31 de Março, Campinas-SP. V Encontro Regional de Ensino de Geografia, Anais…, Campinas, 2016, p. 397-406.

ERMANI, Giovanna. A Proposta Curricular para o Ensino de Geografia – 1º grau da CENP/SP (1988): um momento da política de currículo brasileira. V Encontro Regional de Ensino de Geografia, Anais…, Campinas, 2016, p. 363-373.

JORDÃO, Gabriela. As políticas curriculares e a autonomia docente: do currículo oficial do Estado de São Paulo à Base Nacional Comum Curricular. V Encontro Regional de Ensino de Geografia, Anais…, Campinas, 2016, p. 324-336.

PANUTTO, Stéphanie. Por uma concepção microterritorial e discursiva do espaço escolar. XVIII Encontro Nacional de Geógrafos, Anais…, São Luís, 2016.

SANTOS, Fernanda Carolina; PEDRO, Gabriel Brasil de Carvalho. Mapas mentais no ensino de Geografia – trajetórias múltiplas dos terceiros anos do Ensino Médio. V Encontro Regional de Ensino de Geografia, Anais…, Campinas, 2016, p. 768-780.

2015

FREITAS, Anniele. A formação inicial de professores de geografia nos Encontros Nacionais de Pós Graduação em Geografia. XI Encontro Nacional do Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, Anais…, Presidente Prudente, 2015, p. 48-55.

PANUTTO, Stéphanie. Os cadernos do estado de São Paulo e o uso de tecnologias em geografia: o antagonismo da proposta curricular? XI Encontro Nacional do Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, Anais…, Presidente Prudente, 2015, p. 3947-3957.

TERAMATSU, Gustavo. Geografia e ensino superior: estado da arte das pesquisas da pós-graduaçãoXI Encontro Nacional do Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, Anais…, Presidente Prudente, 2015, p. 4054-4065.

2014

CARVALHO, Lucas Ferraz Frauches. A questão da escala e as políticas educacionais. VII Congresso Brasileiro de Geógrafos. Anais…, Vitória, 2014.

CECIM, Jéssica. Sala de aula: o aluno enquanto sujeito ativo nas discussões. IV Encontro Regional de Ensino de Geografia, Anais…, Campinas, 2014, p. 193-199.

ERMANI, Giovanna. O processo de recontextualização por hibridismo da Proposta Curricular de Geografia da CENP (1988) na atual Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o ensino de geografia do ensino fundamental. VII Congresso Brasileiro de Geógrafos. Anais…, Vitória, 2014.

FREITAS, Anniele. Estado da arte do PIBID de Geografia no Brasil: de onde vem e o que produzem nossos futuros professores? VII Congresso Brasileiro de Geógrafos. Anais…, Vitória, 2014.

JORDÃO, Gabriela. Oficina de maquete como recurso didático para abordar a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. VII Congresso Brasileiro de Geógrafos. Anais…, Vitória, 2014.

NUNES, Marcone Denys dos Reis. Currículo e formação de professores em Geografia na Universidade do Estado da Bahia: práticas e reflexões. VII Congresso Brasileiro de Geógrafos. Anais…, Vitória, 2014.

PANUTTO, Stéphanie. A etnografia como metodologia para pesquisar o ensino de Geografia. IV Encontro Regional de Ensino de Geografia, Anais…, Campinas, 2014, p. 309-320.

PANUTTO, Stéphanie. Entendendo a escola como microterritorialidade: uma análise do cotidiano escolar público. VII Congresso Brasileiro de Geógrafos. Anais…, Vitória, 2014.

PEDRO, Gabriel Brasil de Carvalho. Educação e políticas públicas: reflexão metodológica sobre a contribuição do conceito de escala na pesquisa e implementação de políticas educacionais. IV Encontro Regional de Ensino de Geografia, Anais…, Campinas, 2014, p. 688-696.

TERAMATSU, Gustavo. A educação superior no território brasileiro: aproximações a partir dos dados dos censos demográficos (1872-2010). VII Congresso Brasileiro de Geógrafos. Anais…, Vitória, 2014.

2013

ERMANI, Giovanna; JORDÃO, Gabriela. Formação cidadã: prática educacional para a transformação social. III Encontro Regional de Ensino de Geografia, Anais…, Campinas, 2013, p. 117-124.

FREITAS, Anniele; SILVA, Renan Ramos; COUTO, Manoel Fernandes. Google Earth e alfabetização cartográfica: Uma metodologia possível no ensino fundamental. XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, Anais…, Foz do Iguaçu, 2013, p. 2569-2574.

PEDRO, Gabriel Brasil de Carvalho. Uma prática de ensino, duas escolas: a narrativa de uma experiência “pouco convencional” em duas escolas do Rio de Janeiro. III Encontro Regional de Ensino de Geografia, Anais…, Campinas, 2013, p. 199-205.

RIGAMONTE, Rafael; PANUTTO, Stéphanie; TERAMATSU, Gustavo. Oficinas geográficas: confecção de maquetes cartográficas com alunos do ensino fundamental e médio. III Encontro Regional de Ensino de Geografia, Anais…, Campinas, 2013, p. 161-168.

2012

TERAMATSU, Gustavo; MACHADO, Maico. Roteiros geológicos e geográficos no Ensino Médio: uma experiência de estágio supervisionado. VIII Semana de Geografia da Unicamp, Anais…, Campinas, 2012, p. 85-89.

Relatórios e produção técnica