Teses e Dissertações

2016

FREITAS, Anniele Sarah Ferreira de. Formar professores-pesquisadores numa escola de bacharéis: a cultura do Pibid de Geografia da Unicamp. 2016. 164 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. (Data da defesa: 23/05/2016).

2015

CARVALHO, Lucas Ferraz Frauches. Licenciatura, bacharelado e geografia: resistir ou reexistir, eis a questão? 2015. 107f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. (Data da defesa: 24/08/2015).

PEDRO, Gabriel Brasil de Carvalho. Dilemas de professoras ao ensinarem geografia: a permanência dos estudos sociais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2015. 149 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. (Data da defesa: 26/08/2015).

2014

CANTO, Tânia Seneme do. Práticas de mapeamento com as tecnologias digitais: para pensar a educação cartográfica na contemporaneidade. 2014. 118 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro (SP). (Data da defesa: 23/10/2014).

DINIZ, Vanessa Lessio. Práticas da pesquisa colaborativa: contribuições para uma Pedagogia Critica do Lugar. 2014. 189 f. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. (Data da defesa: 07/04/2014).

2010

CANTO, Tânia Seneme do. A cartografia na era da cibercultura: mapeando outras geografias no ciberespaço. 2010. 120 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro (SP). (Data da defesa: 09/04/2010).

2001

STRAFORINI, Rafael. Ensinar geografia nas séries iniciais: o desafio da totalidade-mundo. 2001. 155 f. Dissertação (Mestrado em Geociências, na Área de Educação Aplicada às Geociências) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. (Data da defesa: 26/10/2001).

Trabalhos de conclusão de curso

2016

JORDÃO, Gabriela Fernandes. Currículo para além do prescrito: o currículo de Geografia do Estado de São Paulo (2012) e a autonomia docente – limite e definições. 2016. 88 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

2015

CARVALHO, Wander Guilherme Rocha. O uso do humor gráfico no Ensino de Geografia. 2015. 56 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

PANUTTO, Stéphanie Rodrigues. Microterritorialidades e cotidiano escolar: sujeitos e ações transgressoras. 2015. 61 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

Artigos em periódicos

2016

STRAFORINI, Rafael. Permanências e mudanças no currículo de geografia dos anos iniciais ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 6, p. 160-184, 2016.

2015

ERMANI, Giovanna; STRAFORINI, Rafael. Dois documentos curriculares de Geografia distintos: possibilidades de análise a partir de suas permanências e mudanças. Interface (Porto Nacional), v. 10, p. 8-21, 2015.

FREITAS, Anniele; TERAMATSU, Gustavo; STRAFORINI, Rafael. As dimensões territorial e política do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Terra Livre, v. 1, n. 44, p. 75-113, 2015.

2014

PANUTTO, Stéphanie; STRAFORINI, Rafael. Microterritórios em escolas públicas: (entre)discursos de alienação e subversão de jovens escolares. Boletim Campineiro de Geografia, v. 4, n. 13, p. 397-416, 2014.

2012

STRAFORINI, Rafael. Alteridade e Geografia Escolar: uma leitura das práticas curriculares nos primeiros anos do ensino fundamental. Revista de Geografía Espacios, v. 2, p. 57-72, 2012.

2002

STRAFORINI, Rafael. A totalidade Mundo nas primeiras séries do ensino fundamental: um desafio a ser enfrentado. Terra Livre, São Paulo, v. 1, n.18, p. 95-114, 2002.

Capítulos de livro

2016

STRAFORINI, Rafael; LOTERIO, Mariana Lima; JESUS, Jéssica Gomes; OLIVEIRA, Victor Hugo Paiva; COSTA, Vasco Magano Marques. Oficinas geográficas: práticas de sustentabilidade e educação ambiental “consumo, lixo e tratamento de resíduos”. In: PRODÓCIMO, Elaine; PRADO, Guilherme do Val Toledo; AYOUB, Eliana (org.) Conhecimentos e saberes produzidos na práxis educativa. Campinas, Leitura Crítica, 2016. (Coleção formação docente em diálogo; v. 5).

2015

BREDA, T. V. ; GARCIA DE LA VEGA, A. ; STRAFORINI, R. Raciocínio Espacial no Ensino de Geografia: Uma análise da cartografia nos documentos curriculares da Espanha e Brasil. In: Rafael Sebastiá Alcaraz; Emília María Tonda Monllor. (Org.). Investigar para Innovar en la Enseñanza de la Geografía. 1ed.Alicante – Espanha: CEE Limencop S.L., 2015, v. 1, p. 933-948.

FREITAS, Anniele; STRAFORINI, Rafael. PIBID-Geografia: práticas e reflexões sobre o processo de formação do professor pesquisador. In: AYOUB, Eliana; PRODÓCIMO, Elaine; PRADO, Guilherme do Val Toledo (org.) Experiências e reflexões sobre a formação docente. Campinas: Leitura Crítica, 2015. (Coleção formação docente em diálogo; v. 4).

Trabalhos completos em anais de eventos

2016

CARVALHO, Wander. O uso do humor gráfico no ensino de Geografia: prática pedagógica. XVIII Encontro Nacional de Geógrafos, Anais…, São Luís, 2016.

CARVALHO, Wander; ARAÚJO, Viviane Gomes. Imagens como instrumentos para o ensino em Geografia: um foco para a educação ambiental. V Encontro Regional de Ensino de Geografia, Anais…, Campinas, 2016, p. 815-826.

CECIM, Jéssica. O Pibid: da política educacional ao Subprojeto Geografia – Unicamp. XVIII Encontro Nacional de Geógrafos, Anais…, São Luís, 2016.

CECIM, Jéssica. A escrita narrativa no estágio supervisionado: lidando com inquietações e estranhamentos acerca da trajetória docente. V Encontro Regional de Ensino de Geografia, Anais…, Campinas, 2016, p. 119-128.

DINIZ, Vanessa Lessio. Em busca do currículo local: o uso das representações sociais nas aulas de Geografia da Escola Estadual 31 de Março, Campinas-SP. V Encontro Regional de Ensino de Geografia, Anais…, Campinas, 2016, p. 397-406.

ERMANI, Giovanna. A Proposta Curricular para o Ensino de Geografia – 1º grau da CENP/SP (1988): um momento da política de currículo brasileira. V Encontro Regional de Ensino de Geografia, Anais…, Campinas, 2016, p. 363-373.

JORDÃO, Gabriela. As políticas curriculares e a autonomia docente: do currículo oficial do Estado de São Paulo à Base Nacional Comum Curricular. V Encontro Regional de Ensino de Geografia, Anais…, Campinas, 2016, p. 324-336.

PANUTTO, Stéphanie. Por uma concepção microterritorial e discursiva do espaço escolar. XVIII Encontro Nacional de Geógrafos, Anais…, São Luís, 2016.

SANTOS, Fernanda Carolina; PEDRO, Gabriel Brasil de Carvalho. Mapas mentais no ensino de Geografia – trajetórias múltiplas dos terceiros anos do Ensino Médio. V Encontro Regional de Ensino de Geografia, Anais…, Campinas, 2016, p. 768-780.

2015

FREITAS, Anniele. A formação inicial de professores de geografia nos Encontros Nacionais de Pós Graduação em Geografia. XI Encontro Nacional do Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, Anais…, Presidente Prudente, 2015, p. 48-55.

PANUTTO, Stéphanie. Os cadernos do estado de São Paulo e o uso de tecnologias em geografia: o antagonismo da proposta curricular? XI Encontro Nacional do Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, Anais…, Presidente Prudente, 2015, p. 3947-3957.

TERAMATSU, Gustavo. Geografia e ensino superior: estado da arte das pesquisas da pós-graduaçãoXI Encontro Nacional do Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia, Anais…, Presidente Prudente, 2015, p. 4054-4065.

2014

CECIM, Jéssica. Sala de aula: o aluno enquanto sujeito ativo nas discussões. IV Encontro Regional de Ensino de Geografia, Anais…, Campinas, 2014, p. 193-199.

PANUTTO, Stéphanie. A etnografia como metodologia para pesquisar o ensino de Geografia. IV Encontro Regional de Ensino de Geografia, Anais…, Campinas, 2014, p. 309-320.

PEDRO, Gabriel Brasil de Carvalho. Educação e políticas públicas: reflexão metodológica sobre a contribuição do conceito de escala na pesquisa e implementação de políticas educacionais. IV Encontro Regional de Ensino de Geografia, Anais…, Campinas, 2014, p. 688-696.

2013

ERMANI, Giovanna; JORDÃO, Gabriela. Formação cidadã: prática educacional para a transformação social. III Encontro Regional de Ensino de Geografia, Anais…, Campinas, 2013, p. 117-124.

FREITAS, Anniele; SILVA, Renan Ramos; COUTO, Manoel Fernandes. Google Earth e alfabetização cartográfica: Uma metodologia possível no ensino fundamental. XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, Anais…, Foz do Iguaçu, 2013, p. 2569-2574.

PEDRO, Gabriel Brasil de Carvalho. Uma prática de ensino, duas escolas: a narrativa de uma experiência “pouco convencional” em duas escolas do Rio de Janeiro. III Encontro Regional de Ensino de Geografia, Anais…, Campinas, 2013, p. 199-205.

RIGAMONTE, Rafael; PANUTTO, Stéphanie; TERAMATSU, Gustavo. Oficinas geográficas: confecção de maquetes cartográficas com alunos do ensino fundamental e médio. III Encontro Regional de Ensino de Geografia, Anais…, Campinas, 2013, p. 161-168.

2012

TERAMATSU, Gustavo; MACHADO, Maico. Roteiros geológicos e geográficos no Ensino Médio: uma experiência de estágio supervisionado. VIII Semana de Geografia da Unicamp, Anais…, Campinas, 2012, p. 85-89.

Relatórios e produção técnica