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Projetos de extensão em andamento

Residência Pedagógica Subprojeto Interdisciplinar de Educação Física e Geografia

Período: out. 2020 – atual

Atuação: Profa. Dra. Elaine Prodócimo (coordenação) e Professores Rafael Strforini e Raul Reis Amorim (coordenação adjunta)

Resumo: Os objetivos específicos do subprojeto interdisciplinar Educação Física e Geografia são: I) contribuir para a formação dos futuros professores por meio da relação entre a teoria e a prática profissional; II) ampliar os conhecimentos sobre as teorias pedagógicas da Educação Física e da Geografia; III) ampliar o estudo da BNCC (bem como de outros documentos oficiais que orientam a atuação no contexto da educação básica, em âmbito estadual e municipal) e sua adequação aos diferentes níveis de ensino, considerando a relevância desse aprofundamento para a formação dos residentes, pois vemos a Residência Pedagógica (RP) como uma possibilidade de inclusão da análise desses documentos de forma mais sistemática nos currículos por meio da experiência vivenciada de sua operacionalização na prática pedagógica dos bolsistas ID; IV) desenvolver planejamento e atuação docente pautada nas abordagens crítico-superadora da Educação Física e histórico-crítica da Geografia em diálogo com a BNCC; V) desenvolver o pensamento crítico em relação à Educação Física e Geografia no contexto escolar; VI) realizar trabalhos de forma colaborativa entre os alunos, orientadores e preceptores de ambas as licenciaturas (Educação Física e Geografia), em parceria com os estudantes das escolas e, também, com outros participantes da comunidade escolar, bem como de associações e grupos sociais organizados da cidade; VII) estreitar os laços entre a universidade e a escola. Conta com a participação de dois professores supervisores da Educação Básica na condição de bolsistas e 16 alunos bolsistas dos cursos de licenciatura em Geografia e da Educação Física da Unicamp, com 8 alunos respectivamente de cada curso.

Financiador: Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Bolsa)

Pibid Geografia

Período: out. 2020 – atual

Atuação: Profa. Tania Seneme do Canto (coordenação) e profa. Aline Pascoalino (coordenação adjunta)

Resumo: O subprojeto Geografia visa contribuir com a formação didático-pedagógica e com a construção da identidade docente dos licenciandos do Curso de Geografia da Unicamp, a partir de ações que buscam articular sua trajetória acadêmica com a prática docente. Para tanto, o subprojeto proporcionará experiências no cotidiano escolar que desenvolvam processos de ensino-aprendizagem em que o conhecimento e o raciocínio geográfico possam fazer sentido aos alunos, unindo os conteúdos escolares ao mundo em que vivemos. Conta com a participação de dois professores supervisores da Educação Básica na condição de bolsistas e 8 alunos bolsistas do curso de licenciatura em Geografia Unicamp.

 

Financiador: Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Bolsa)

PIBIC-EM (ENSINO MÉDIO): PROJETO "VIVER A CIDADE: A CONSTRUÇÃO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS URBANAS DE JOVENS DO ENSINO MÉDIO "

Período: set. 2020 – atual

Atuação: Prof. Rafael Straforini (coordenação) e Profa. Jessica Cecim, Prof. Igor Cauê Vieira e Renan Pessina (monitoria)

Resumo: O projeto busca desenvolver junto aos alunos do ensino médio a vocação científica na perspectiva das ciências humanas, com destaque para a ciência geográfica, para que tais conhecimentos possam contribuir na forma de compreender e experienciar a cidade, considerando as diversas expressões cotidianas da juventude presentes na região Metropolitana de Campinas (RMC). O projeto será sediado no Laboratório Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia (Apegeo), lotado no IG, de modo que as pesquisas e os pesquisadores que dele fazem parte (graduação, mestrado e doutorado, além do docente líder) poderão interagir junto aos bolsistas de IC-Ensino Médio. As pesquisas realizadas no Apegeo têm por objetivo compreender as múltiplas interfaces entre os conhecimentos geográficos acadêmico e o escolar a partir das práticas cotidianas curriculares e também os impactos que as políticas públicas educacionais exercem sobre ensino de geografia na Educação Básica e nos cursos de Licenciatura em Geografia. Nesse sentido, um dos pontos centrais das pesquisas realizadas é a não definição apriorística de recortes temáticos pesquisados no âmbito escolar, uma vez que tal recorte deve emergir da própria relação de vivência entre o pesquisador e o cotidiano escolar, considerando as demandas apresentadas pelos alunos e professores. Todavia, considerando o perfil do público alvo do projeto (jovens escolares do Ensino Médio) e a aderência das escolas ao Programa de Ensino Integral da Rede Estadual de Educação, em que os alunos têm jornadas diárias de 9 horas e 30 min, nossas experiências nessas escolas nos últimos anos (PIBID e Estágios Supervisionados) têm nos demostrado que, paradoxalmente, os jovens têm ressignificado esse “espaçotempo” escolar pra além dos saberes escolares previamente selecionados pelos currículos escolares aos quais estão submetidos. Demandas das suas vidas cotidianos enquanto jovens que vivem a cidade em suas múltiplas dimensões de acesso e de exclusão emergem a todo o momento no cotidiano escolar, tensionando e ressignificando o currículo oficial. Ainda que tenhamos elencado aqui as categorias “jovem e a cidade”, o modo como elas serão tematizadas num projeto de investigação envolvendo a articulação de conteúdos escolares num processo de construção do raciocínio geográfico dependerá das respostas que os alunos e seus respectivos professores nos trarão numa relação dialógica. Metodologicamente, aplicaremos as metodologias de Aprendizagem por Projeto e Resolução de problemas, amparados em HERNÁNDEZ (1998 e 2001); BEHRENS JOSÉ (2001); ARAÚJO (2008), POZO, POSTIGO e CRESO (1995) e CASTELLAR e MORAES (2016), em que se busca destacar as anuências destas expressões a partir de uma lógica geográfica, acompanhando a lógica, distribuição, causa e efeito dos eventos destacados pelos jovens e tomados como objetos de estudos. Dentro da proposta aqui apresentada, se desenvolverá metodologia de resolução de problemas em 3 etapas, a saber: i) definição da proposição do problema; ii) solução do problema; iii) avaliação do processo e do conhecimento produzido A proposta é que os alunos desenvolvam seus próprios projetos (vinculados ao projeto maior), se insiram em debates acadêmicos da Universidade e se envolvam em todas as etapas da produção científica e sejam autores e sujeitos ativos do conhecimento produzido, num processo de ensino-aprendizagem significativo. 

 

Financiador: FAEPEX (Fundo de apoio ao ensino, pesquisa e extensão – Bolsa

Projetos de extensão encerrados

Pibid-Geografia Edital 2018

Período: agos. 2018 – jan. 2020

Atuação: Profa. Tania Seneme do Canto (coordenação) e Prof. Rafael Straforini (coordenação adjunta)

Resumo: O Subprojeto Geografia da Unicamp foi realizado em três escolas públicas de Campinas, sendo duas delas de tempo integral. Contou com a participação de três professores supervisores bolsistas e 24 alunos bolsistas de Iniciação à Docência do curso de licenciatura em Geografia da Unicamp. As ações realizadas pelos bolsistas de iniciação à docência envolviam, principalmente, propostas de ensino ligadas à disciplina de Geografia e às disciplinas eletivas que integravam a parte diversificada do currículo da Escola. Tais propostas, em sua maioria, buscavam promover e pesquisar o processo de desenvolvimento do pensamento espacial e o raciocínio geográfico entre os estudantes através da abordagem de diferentes temas, sempre procurando unir os conteúdos escolares ao mundo em que vivemos. Além disso, o projeto teve um objetivo maior que foi desenvolver junto aos alunos bolsistas um processo de significação da identidade docente do professor em geografia a partir da experiência no cotidiano escolar e da reflexão-na-ação sobre o conhecimento que se produz nas práticas pedagógicas e curriculares docentes.

Financiador: Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Bolsa)

Pibid 2013 - UNICAMP: Subprojeto Geografia

Período: 2014 – 2018

Atuação: Prof. Rafael Straforini (coordenação) e Profa. Tania Seneme do Canto (coordenação adjunta)

Resumo: O Subprojeto Geografia do PIBID teve por objetivo atuar na formação do professor na perspectiva do professor-pesquisador, valorizando práticas cotidianas e curriculares no contexto escolar. Contou com a participação de dois professores supervisores da Educação Básica na condição de bolsistas e 16 alunos bolsistas de Iniciação à Docência do curso de licenciatura em Geografia da Unicamp.

Financiador: Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – auxílio financeiro e Bolsa)

PIBID: Ampliando Horizontes: formação de professores em parceria - Subprojeto Geografia

Período: jul. 2012 – dez. 2013

Atuação: Prof. Rafael Straforini (coordenação)

Resumo: O subprojeto PIBID- Geografia foi realizado na Escola Estadual Felipe Cantúsio, localizada no bairro Vila Industrial – Campinas e teve por objetivos geral fomentar a formação inicial e continuada de futuros professores do curso de geografia para atuarem no âmbito da educação básica da rede pública, de forma a estimular o espírito científico nos alunos de licenciatura. Contou com a participação de dois professores supervisores da Educação Básica na condição de bolsistas e 12 alunos bolsistas de Iniciação à Docência do curso de licenciatura em Geografia da Unicamp.

Financiador: Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Auxílio financeiro e Bolsas)