Menu fechado

Quem somos

HISTÓRICO

O Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia (APEGEO) teve seu início em 2009, ocasião em que o professor Rafael Straforini se transferiu da Faculdade de Educação e do Instituto de Geociências da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) para o Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi o primeiro grupo de pesquisa em Ensino de Geografia existente na história recente daquele Departamento. Lá, com apoio departamental e do Programa de Pós-graduação em Geografia, criou o laboratório e iniciou as atividades com pesquisas em nível de Iniciação Científica e Pós-Graduação, bem como sediou o Pibid-Geografia da UFRJ. Teve apoio e interlocução com os professores da Faculdade de Educação.

Em 2012, o professor Rafael se transferiu para a Unicamp e trouxe consigo o APEGEO, que de imediato teve apoio institucional e, sobretudo, dos alunos da graduação e pós-graduação. Também passou a sediar o Pibid-Geografia da Unicamp. Em 2014 foi oficialmente registrado do Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq. Um dos pontos de motivação nesse curto período de existência do Apegeo na Unicamp foi a realização de quatro edições dos Encontros Regionais de Ensino de Geografia (EREGE – 2013, 2014, 2016 e 2018) e do 14º Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia (14 ENPEG), este com mais de 700 participantes de todo o Brasil.

Em 2015, com a entrada da Profa. Tania Seneme do Canto no Departamento de Geografia da Unicamp, as atividades do Apegeo se intensificaram e se diversificaram nas temáticas de pesquisas e práticas de extensão, ao incorporar as temáticas cartografia, linguagens e tecnologias em Educação.

Atualmente, no Apegeo estão sediados os dois grupos de estudos e pesquisas (Tear e Cartologias), com a participação de mais de 15 alunos de pós-graduação e de graduação.