Menu fechado

Livros

2020

BREDA, T. V. Retratos Cartográficos. XI Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares. Pelotas-RS, 2020.

2019

BREDA, T. V. Entre escritos, imagens, memórias e experiências espaciais e cartográficas. In: PORTUGAL, J. F. (Org.). Geografias literárias: escritos, diálogos e narrativas. Salvador: EDUFBA, 2019.

CANTO, T. S.; RAMPAZO, N. A. M. ; CAVOTI, C. S. . Interdisciplinaridade e Letramentos na Geografia Escolar: aproximando mapas e literatura em sala de aula. In: Nunes, Marcone Denys dos Reis Nunes; Santos, Ivaneide Silva; Maia, Humberto Cordeiro Araújo. (Org.). Ensino de Geografia:outros olhares e práticas nos percursos formativos. 1ed.Salvador: Editora da Universidade do Estado da Bahia, 2019, v. 1, p. 165-191.

STRAFORINI, R. ; FREITAS, A. S. F. . Diálogos possíveis entre a paisagem de licenciatura e a paisagem de conhecimento profissional. In: Ana Angelita da Rocha; Ana Maria Monteiro; Rafael Straforini. (Org.). Conversas na escada: currículo, docência e disciplina escolar. 1ed.: , 2019, v. 1, p. 1-.

2018

BREDA. T. V. Jogos Geográficos na sala de aula. V. 1. Curitiba: Aprris, 2018.

GARCÍA DE LA VEGA, A.; BREDA, T. V.; CHICA DIAS, M. Elaboración de un juego geográfico y su aplicación a Educación infantil. In: GARCÍA DE LA VEGA, A. Contribuición didáctiva al aprendizaje de la geografía. 1. ed. Madrid: Asociación Española de Geografía, 2018. p. 291-304.

STRAFORINI, Rafael, CECIM, Jéssica. Formação inicial e continuada: o corte antagônico dos espaçotempos de formação docente no Pibid Geografia da Unicamp. In: Marcone Denys dos Reis Nunes; Ivaneide Silva dos Santos; Humberto Cordeiro Araújo Maia. (org.). Geografia e Ensino: aspectos contemporâneos da prática e da formação docente. Salvador: Eduneb, 2018, p. 269-291.

2017

BREDA, T. V. Jogos geográficos na escola: possibilidades para trabalhar noções espaciais e cartográficas. In: RICHTER, D.; CAMPOS, L. R. (Org.). Cartografia Escolar de Geografia. 1. ed. Goiânia: Espaço Acadêmico, v. 2, p. 29-49, 2017.

CECIM, Jéssica. Quem é “doninha”? In: PRADO, Guilherme do Val Toledo; PRODÓCIMO, Elaine (org.) Narrando cotidianos e histórias (edição especial PIBID-Unicamp). Campinas, Leitura Crítica, 2017. (Coleção Formação Docente em Diálogo, v. 7).

FREITAS, A. S. F.. Narrativas e formação de professores de Geografia: uma potencia para a docência. In: Marcone Denys dos Reis Nunes; Ivaneide Silva dos Santos; Humberto Cordeiro Araujo Maia. (Org.). Geografia e ensino: aspectos conteporâneos da prática e da formação docente. 1ed.Salvador: Editora da Universidade Estadual da Bahia, 2018, v. 1, p. 231-245.

JORDÃO, Gabriela. O tão falante 6º B. In: PRADO, Guilherme do Val Toledo; PRODÓCIMO, Elaine (org.) Narrando cotidianos e histórias (edição especial PIBID-Unicamp). Campinas, Leitura Crítica, 2017. (Coleção Formação Docente em Diálogo, v. 7).

2016

GARCÍA DE LA VEGA, A.; DEROSAS CONTRERAS, D.; SANCHEZ RICO, A.; BREDA, T. V. Historias en el paisaje de la Serrania de Atienza. In: ALANÍS FALANTES, L. et al. (Org.). Nativos digitales y geografía en el siglo XXI: Educación geográfica y sistemas de aprendizaje. v. 1, 1. ed. Sevilla: Grupo de Didáctica de la Geografía de la Asociación de Geógrafos Españoles, 2016. p. 522-533.

STRAFORINI, Rafael; LOTERIO, Mariana Lima; JESUS, Jéssica Gomes; OLIVEIRA, Victor Hugo Paiva; COSTA, Vasco Magano Marques. Oficinas geográficas: práticas de sustentabilidade e educação ambiental “consumo, lixo e tratamento de resíduos”. In: PRODÓCIMO, Elaine; PRADO, Guilherme do Val Toledo; AYOUB, Eliana (org.) Conhecimentos e saberes produzidos na práxis educativa. Campinas, Leitura Crítica, 2016. (Coleção Formação Docente em Diálogo; v. 5).

2015

BREDA, T. V. Contribuciones del juego de Simulación “Conhecendo o Parque Ecológico” en la construcción del razonamiento espacial en los niños. In: RAMIRO-SÁNCHEZ, T.; RAMIRO, M. T. (Org.). Avances en Ciencias de la Educación y del Desarrollo. v. 1, 1. ed. Granada: Asociación Española de Psicología Conductual (AEPC), 2015. p. 109-116.

BREDA, T. V. ; GARCIA DE LA VEGA, A. ; STRAFORINI, R. Raciocínio Espacial no Ensino de Geografia: Uma análise da cartografia nos documentos curriculares da Espanha e Brasil. In: Rafael Sebastiá Alcaraz; Emília María Tonda Monllor. (Org.). Investigar para Innovar en la Enseñanza de la Geografía. 1ed.Alicante – Espanha: CEE Limencop S.L., 2015, v. 1, p. 933-948.

FREITAS, Anniele; STRAFORINI, Rafael. PIBID-Geografia: práticas e reflexões sobre o processo de formação do professor pesquisador. In: AYOUB, Eliana; PRODÓCIMO, Elaine; PRADO, Guilherme do Val Toledo (org.) Experiências e reflexões sobre a formação docente. Campinas: Leitura Crítica, 2015. (Coleção Formação Docente em Diálogo; v. 4).

2012

Bagnato, M. H. S. ; Alexandre, M. T. ; CANTO, T. S. . Efêmeras e mutantes imagens: implicações para a educação. In: Maria Auxiliadora de Resende Braga Marques; Alessandra David. (Org.). As interfaces da profissão docente: formação, trabalho, práticas, currículo e avaliação.. 1ed.Araraquara: Junqueira&Marin, 2012, v. , p. 191-204.

2011

CANTO, T. S.; ALMEIDA, R. D. . Mapas feitos por não cartógrafos e a prática cartográfica no ciberespaço. In: Rosângela Doin de Almeida. (Org.). Novos Rumos da Cartografia Escolar: currículo, linguagem e tecnologia. São Paulo: Contexto, 2011, v. , p. 147-162.

2009

CANTO, T. S.; BERG, T. J. . Saber e Ensinar Cartografia. São Paulo: Panda Books, 2009. 84p .