Menu fechado

dissertações

2020

ARAÚJO, José Augusto Faria de (2020). O uso de narrativas digitais na formação de professores – uma mentalidade em potencial para o ensino de geografia. 2020. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. (Data da defesa: 27/02/2020).

CARVALHO, Wander Guilherme Rocha (2020). Desenvolvendo o pensamento espacial em um mundo de mídias locativas: potencialidades da realidade aumentada móvel. 2020. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. (Data da defesa: 28/02/2020).

2019

ERMANI. Giovanna (2019). Disputas em torno do sentido de qualidade educacional no currículo do Estado de São Paulo: os cadernos de geografia e as práticas docentes. (2019). Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. (Data da defesa: 19/09/2019).

2017

PANUTTO, Stéphanie Rodrigues (2017). Os cadernos do estado de São Paulo como contexto de produção de currículo no ensino de geografia: desvelando ambivalências entre a proposta e uso de tecnologias educacionais. 2017. 149 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. (Data da defesa: 29/08/2017).

2016

FREITAS, Anniele Sarah Ferreira de (2016). Formar professores-pesquisadores numa escola de bacharéis: a cultura do Pibid de Geografia da Unicamp. 2016. 164 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. (Data da defesa: 23/05/2016).

2015

CARVALHO, Lucas Ferraz Frauches (2015). Licenciatura, bacharelado e geografia: resistir ou reexistir, eis a questão? 2015. 107f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. (Data da defesa: 24/08/2015).

PEDRO, Gabriel Brasil de Carvalho (2015). Dilemas de professoras ao ensinarem geografia: a permanência dos estudos sociais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2015. 149 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. (Data da defesa: 26/08/2015).

2014

DINIZ, Vanessa Lessio (2014). Práticas da pesquisa colaborativa: contribuições para uma Pedagogia Critica do Lugar. 2014. 189 f. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. (Data da defesa: 07/04/2014).

2013

BREDA, Thiara Vichiato (2013). O uso de jogos no processo de ensino aprendizagem na Geografia escolar. 2013. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. (Data da defesa: 13/05/2013).

2010

CANTO, Tânia Seneme do (2010). A cartografia na era da cibercultura: mapeando outras geografias no ciberespaço. 2010. 120 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro (SP). (Data da defesa: 09/04/2010).

2001

STRAFORINI, Rafael (2001). Ensinar geografia nas séries iniciais: o desafio da totalidade-mundo. 2001. 155 f. Dissertação (Mestrado em Geociências, na Área de Educação Aplicada às Geociências) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas. (Data da defesa: 26/10/2001).