Menu fechado

artigos

2021

LADEIRA, Francisco Fernandes; LEÃO, Vicente de Paula. A Geopolítica Mundial na Mídia e seus Reflexos no Processo de Ensino-Aprendizagem em Geografia na Educação Básica. Revista Educação Geográfica em Foco, [S.l.] v. 5, n. 9, apr. 2021. ISSN 2526-6276. 

2020

BREDA, T. V. Jogando com a Geografia: possibilidades para um ensino divertido. Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II, v. 5, n. 9, p. 55-63, 2020

BREDA, T. V. Políticas curriculares em contextos amazônicos: os desafios para uma educação indígena com/na/pela diferença. Revista Ciência Geográfica Ensino-Pesquisa-Método. Dossiê Ensino de Geografia, v. XXIV, n. 1, p. 353-674, 2020.

BREDA, T. V.; STRAFORINI, R. Alfabetizar letrando: possibilidades para uma cartografia porosa. Ateliê geográfico (UFG), v. 14, n. 2, p. 280-297, 2020. 

CABRAL, T. M.; STRAFORINI, R. Controvérsias sobre o currículo da Geografia Escolar: as comunidades científicas paulista e carioca em debate (1931-1935). Revista Brasileira de Educação em Geografia, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 72–101, 2020. DOI: 10.46789/edugeo.v10i20.942.

FREITAS, A. S. F. Políticas Educacionais Globais e o Contexto Brasileiro. REVISTA DA ANPEGE, v. 16, p. 298-306, 2020.

FREITAS, A. S. F.; CABRAL, T. M. Limites e possibilidades das temáticas físico-naturais na Base Nacional Curricular Comum: analisando os anos finais do ensino fundamental. Ateliê geográfico (UFG), v. 14, p. 266-282, 2020.

2019

BREDA, T. V. Cartografias porosas: um caminho para compreender o(s) sentido(s) de espacialidade(s) na Amazônia. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), v. 21, p. 79-96, 2019.

BREDA, T. V. “Por que eu tenho que trabalhar lateralidade?”: Reflexões sobre a Cartografia Escolar. Boletim Campineiro de Geografia, v. 9, n, 2, p. 247- 262, 2019.

CABRAL, T. M. ; FREITAS, A. S. F. . Nota: VI Encontro Regional de Ensino de Geografia:? Ensinar Geografia com a Diferença e com a Política?. BOLETIM CAMPINEIRO DE GEOGRAFIA, v. 9, p. 353-359, 2019.

CARVALHO, W. G. R. ; CANTO, T. S. . Realidade Aumentada Móvel e a Cartografia: aumentando, revelando e criando novas geografias. TECCOGS: REVISTA DIGITAL DE TECNOLOGIAS COGNITIVAS, v. 19, p. 88-104, 2019.

FREITAS, A. S. F.; BREDA, T. V. . Narrativas Cartográficas: quando o mapa vira texto. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA, v. 9, p. 106-124, 2019.

RAFAEL, P. H. S. ; DIAS, G. K. ; LIMA, R. P. G. ; CRUZ NETO, M. F. ; VIEIRA, I.C. . Nota: 14º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia? Políticas, Linguagens e Trajetórias?. BOLETIM CAMPINEIRO DE GEOGRAFIA, v. 9, p. 361-366, 2019.

2018

BREDA, T. V. La construcción de las relaciones proyectivas en el juego “Puntos de Vista”. Revista Anekumene, v. 14, p. 57-65, 2018.

BREDA, T. V.; GARCÍA DE LA VEGA, A. The Development of Geographical reasoning through a ludo-didatic proposal in the city. Didáctica Geográfica, v. 19, p. 289-293, 2018.

BREDA, T. V.; GARCÍA DE LA VEGA, A. El desarrollo del razonamiento geográfico através de una propuesta ludo-didáctica en la ciudad. Didáctica Geográfica, v. 19, p. 197-220, 2018.

 

CANTO, T. S. Os mapas e as tecnologias digitais: novos letramentos em pauta no ensino de Geografia. PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE), v. 36, p. 1186-1197, 2018.

CECIM, Jéssica, STRAFORINI, Rafael. Narrativa autobiográfica e formação docente em Geografia: reconstruindo percursos formativos a partir da narrativa da experiência. Itinerarius Reflectionis, v. 14, n. 2, p., 2018.

LESSA, G. F. ; FREITAS, A. S. F. . Metodologias ativas para o ensino-aprendizagem de Geografia: os biomas e as séries iniciais. BOLETIM CAMPINEIRO DE GEOGRAFIA, v. 8, p. 347-361, 2018.

2017

CANTO, T. S.. Prácticas de lenguaje en la formación de profesores de geografía: una experiencia con mapas, fotografías y el concepto de frontera. REVISTA ANEKUMENE, v. 13, p. 35-43-43, 2017

MARINHO, C. ; STRAFORINI, R. ; CANTO, T. S. . Estágio Supervisionado de Geografia: a subjetivação da identidade docente em ambiente virtual de aprendizagem. Revista Espinhaço, v. 6, p. 2-10, 2017.

2016

CECIM, Jéssica, FERREIRA, Ráisa Camilo, RUIZ, Hellen, RIBEIRO, André e GREGO JR., Adilson. As redes sociais em uma proposta interdisciplinar de estágio supervisionado. Linha Mestra, ano X, n. 29, maio-ago, 2016.

STRAFORINI, Rafael. Permanências e mudanças no currículo de geografia dos anos iniciais ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 6, p. 160-184, 2016.

2015

BREDA, T. V. CARNEIRO, C. D. R. Proposta de formação docente na confecção de jogos geográficos: uma experiência com professores de Campinas, Brasil. Didácticas Específicas, v. 13, p. 45-60, 2015.

CANTO, T. S. Sobre como mapas se tornam mapas e a educação cartográfica na contemporaneidade. Revista Terra Livre, v. 2, p. 13-30, 2015.

ERMANI, Giovanna; STRAFORINI, Rafael. Dois documentos curriculares de Geografia distintos: possibilidades de análise a partir de suas permanências e mudanças. Interface (Porto Nacional), v. 10, p. 8-21, 2015.

FREITAS, Anniele; TERAMATSU, Gustavo; STRAFORINI, Rafael. As dimensões territorial e política do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Terra Livre, v. 1, n. 44, p. 75-113, 2015 (publicado em 2017).

2014

CANTO, T. S.. Cartografia e Arte: novas linhas para pensar e falar de mapas, educação e geografia na atualidade. RA’E GA: o Espaço Geográfico em Análise, v. 30, p. 131-145, 2014.

PANUTTO, Stéphanie; STRAFORINI, Rafael. Microterritórios em escolas públicas: (entre)discursos de alienação e subversão de jovens escolares. Boletim Campineiro de Geografia, v. 4, n. 13, p. 397-416, 2014.

2012

STRAFORINI, Rafael. Alteridade e Geografia Escolar: uma leitura das práticas curriculares nos primeiros anos do ensino fundamental. Revista de Geografía Espacios, v. 2, p. 57-72, 2012.

2002

STRAFORINI, Rafael. A totalidade Mundo nas primeiras séries do ensino fundamental: um desafio a ser enfrentado. Terra Livre, São Paulo, v. 1, n.18, p. 95-114, 2002.

2001

CANTO, T. S.. A nova forma de mediação da cartografia no ciberespaço: notas sobre o projeto Post Urbano.. Ar@cne (Barcelona), v. 152, p. 152, 2011.

CANTO, T. S.. Tecnologia e Cartografia Escolar. Salto para o Futuro, v. 13, p. 28-36, 2011.