Menu fechado

artigos

2021

CABRAL, T. M.; CECIM, J. R. DA S.; STRAFORINI, R. A realidade do aluno como tradição pedagógica em disputa na geografia escolar (1920-2020). Revista Brasileira de História da Educação, v. 21, n. 1, p. e184, 22 jun. 2021.

DINIZ, V. L. ; PAULINO, V. ; STRAFORINI, R. . Timorização da geografia escolar: Tecendo interlocuções sobre currículo, cultura e território. Cadernos CIMEAC, v. 11, p. 220-249, 2021.

LADEIRA, Francisco Fernandes. Modelos de desenvolvimento econômico e social dos Estados keynesianos, socialistas e neoliberais comparações, avanços e problemas de cada modelo. Ágora – A revista científica da FaSaR, v. 5, n. 1, maio 2021.

LADEIRA, Francisco Fernandes; LEÃO, Vicente de Paula. A Geopolítica Mundial na Mídia e seus Reflexos no Processo de Ensino-Aprendizagem em Geografia na Educação Básica. Revista Educação Geográfica em Foco, [S.l.] v. 5, n. 9, apr. 2021.

2020

BREDA, T. V. Jogando com a Geografia: possibilidades para um ensino divertido. Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II, v. 5, n. 9, p. 55-63, 2020

BREDA, T. V. Políticas curriculares em contextos amazônicos: os desafios para uma educação indígena com/na/pela diferença. Revista Ciência Geográfica Ensino-Pesquisa-Método. Dossiê Ensino de Geografia, v. XXIV, n. 1, p. 353-674, 2020.

BREDA, T. V.; STRAFORINI, R. Alfabetizar letrando: possibilidades para uma cartografia porosa. Ateliê geográfico (UFG), v. 14, n. 2, p. 280-297, 2020.

CABRAL, T. M.; STRAFORINI, R. Controvérsias sobre o currículo da Geografia Escolar: as comunidades científicas paulista e carioca em debate (1931-1935). Revista Brasileira de Educação em Geografia, [S. l.], v. 10, n. 20, p. 72–101, 2020.

CAVALCANTI, L. S. ; STRAFORINI, R. . La geografía escolar en Brasil en las últimas décadas: Historia y configuración actual. Iber (Barcelona), v. 100, p. 29-34, 2020.

FREITAS, A. S. F. Políticas Educacionais Globais e o Contexto Brasileiro. REVISTA DA ANPEGE, v. 16, p. 298-306, 2020.

FREITAS, A. S. F.; CABRAL, T. M. Limites e possibilidades das temáticas físico-naturais na Base Nacional Curricular Comum: analisando os anos finais do ensino fundamental. Ateliê geográfico (UFG), v. 14, p. 266-282, 2020.

 MENDES, R. A.; COSTA, K. G. . Mulher, professora e pesquisadora: trajetórias socioespaciais de docentes efetivas da Universidade Federal do Tocantins- Campus de Araguaína. Revista latino-americana de Geografia e Gênero, v. 11, p. 152-171, 2020.

MENDES, R. A.; COSTA, K. G. . A mulher no espaço acadêmico – científico: diálogos entre feminismo, gênero e mulheres na ciência. Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, v. 7, p. 65-81, 2020.

MENDES, R. A.; RATTS, A. . A África nos cursos de Geografia: uma experiência de pesquisa participante em sala de aula. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA, v. 10, p. 445-460, 2020.

Neto, Marcos ; MENDES, R. A. . Trajetórias, territórios e redes: Reflexões a partir da Comunidade Quilombola Dona Juscelina e a rodovia TO-222. Revista Contexto Geográfico, v. 5, p. 74-82, 2020.

2019

BAEZA, C. ; RAMOS JUNIOR, D. ; GOUVEA, E. ; MACHADO, L. ; FRANCA, L. S. ; MENDES, R. A. ; SILVA, N. ; NAKASHIMA, R. H. . Expedição ‘Pé do morro’ (Aragominas – Tocantins): Caminhos do Sagrado. Participativa: Ciência aberta em Revista, v. 1, p. 1-15, 2019.

BREDA, T. V. Cartografias porosas: um caminho para compreender o(s) sentido(s) de espacialidade(s) na Amazônia. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), v. 21, p. 79-96, 2019.

BREDA, T. V. “Por que eu tenho que trabalhar lateralidade?”: Reflexões sobre a Cartografia Escolar. Boletim Campineiro de Geografia, v. 9, n, 2, p. 247- 262, 2019.

CABRAL, T. M. ; FREITAS, A. S. F. . Nota: VI Encontro Regional de Ensino de Geografia:? Ensinar Geografia com a Diferença e com a Política?. BOLETIM CAMPINEIRO DE GEOGRAFIA, v. 9, p. 353-359, 2019.

CARVALHO, W. G. R. ; CANTO, T. S. . Realidade Aumentada Móvel e a Cartografia: aumentando, revelando e criando novas geografias. TECCOGS: REVISTA DIGITAL DE TECNOLOGIAS COGNITIVAS, v. 19, p. 88-104, 2019.

DIAS, Gabriela Klering; Dias, Liz Cristiane . PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA A PARTIR DA LITERATURA: PROPOSIÇÕES INTRODUTÓRIAS. PARA ONDE!? (UFRGS), v. 12, p. 262-270, 2019.

DIAS, Gabriela Klering; Dias, Liz Cristiane . A literatura como ferramenta para o ensino de Geografia Física. GEOSABERES REVISTA DE ESTUDOS GEOEDUCACIONAIS, v. 10, p. 115-124, 2019.

FREITAS, A. S. F.; BREDA, T. V. . Narrativas Cartográficas: quando o mapa vira texto. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA, v. 9, p. 106-124, 2019.

RAFAEL, P. H. S. ; DIAS, G. K. ; LIMA, R. P. G. ; CRUZ NETO, M. F. ; VIEIRA, I.C. . Nota: 14º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia? Políticas, Linguagens e Trajetórias?. BOLETIM CAMPINEIRO DE GEOGRAFIA, v. 9, p. 361-366, 2019

ROSA, L. M.. Literatura como estratégia da educação geográfica: discussões acerca da contemporaneidade por uma tradição inventada. RELACult – Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 5, p. 1310, 2019.

SANTOS, I. S. ; STRAFORINI, R. . Curriculares e Antagonismos na construção do saber geográfico docente em formação. Revista Terra Livre, v. 2, p. 292-324, 2019.

2018

BREDA, T. V. La construcción de las relaciones proyectivas en el juego “Puntos de Vista”. Revista Anekumene, v. 14, p. 57-65, 2018.

BREDA, T. V.; GARCÍA DE LA VEGA, A. The Development of Geographical reasoning through a ludo-didatic proposal in the city. Didáctica Geográfica, v. 19, p. 289-293, 2018.

BREDA, T. V.; GARCÍA DE LA VEGA, A. El desarrollo del razonamiento geográfico através de una propuesta ludo-didáctica en la ciudad. Didáctica Geográfica, v. 19, p. 197-220, 2018.

 

CANTO, T. S. Os mapas e as tecnologias digitais: novos letramentos em pauta no ensino de Geografia. PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE), v. 36, p. 1186-1197, 2018.

CARVALHO, LUCAS FERRAZ FRAUCHES ; STRAFORINI, RAFAEL . Instituições que educam: a formação do professor de geografia no surgimento das universidades brasileiras. PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE), v. 36, p. 1218-1240, 2018.

CECIM, Jéssica, STRAFORINI, Rafael. Narrativa autobiográfica e formação docente em Geografia: reconstruindo percursos formativos a partir da narrativa da experiência. Itinerarius Reflectionis, v. 14, n. 2, p., 2018.

DIAS, Gabriela Klering; RAFAEL, PEDRO HENRIQUE DE SOUZA ; Dias, Liz Cristiane . As oficinas itinerantes do PIBID GEOGRAFIA UFPEL como prática sócio-espacial de acesso a diferentes culturas. EXPRESSA EXTENSÃO, v. 23, p. 80-93, 2018.

LESSA, G. F. ; FREITAS, A. S. F. . Metodologias ativas para o ensino-aprendizagem de Geografia: os biomas e as séries iniciais. BOLETIM CAMPINEIRO DE GEOGRAFIA, v. 8, p. 347-361, 2018.

STRAFORINI, R.; LEMOS, L. M. . ?Como querer laclaunear?: A Teoria do Discurso como Fundamento do APEGEO-Unicamp – ?o que há de bom…?. REVISTA SUL-AMERICANA DE CIÊNCIA POLÍTICA, v. 4, p. 93-102, 2018.

2017

CANTO, T. S.. Prácticas de lenguaje en la formación de profesores de geografía: una experiencia con mapas, fotografías y el concepto de frontera. REVISTA ANEKUMENE, v. 13, p. 35-43-43, 2017

FREITAS, A. S. F. ; TERAMATSU, G. ; STRAFORINI, R. . As dimensões territorial e política do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Revista Terra Livre, v. 1, p. 75-113, 2017.

LEMOS, L. M. ; STRAFORINI, R. . ?Professor, eu não sei dar aula de geografia?! Os desafios da construção da aula por alunos de cursos de licenciatura. Revista da Associação de Professores de Geografia, v. 50, p. 17-20, 2017.

MARINHO, C. ; STRAFORINI, R. ; CANTO, T. S. . Estágio Supervisionado de Geografia: a subjetivação da identidade docente em ambiente virtual de aprendizagem. Revista Espinhaço, v. 6, p. 2-10, 2017.

ROSA, L. M.; DIAS, L. C. . A Geografia e as concepções ambientais na leitura de ?O Tempo e o Vento?. Revista Produção Acadêmica, v. 3, p. 28-39, 2017.

STRAFORINI, R.. O ensino da Geografia como prática espacial de significação. Estudos Avançados, v. 32, p. 175-195, 2017.

Sousa, Elaine ; MENDES, R. A. . A Importância da Categoria Lugar no Ensino de Geografia: Um estudo de caso na Escola Estadual Modelo em Araguaína ? TO. REVISTA TOCANTINENSE DE GEOGRAFIA, v. 6, p. 153-169, 2017.

2016

CECIM, Jéssica, FERREIRA, Ráisa Camilo, RUIZ, Hellen, RIBEIRO, André e GREGO JR., Adilson. As redes sociais em uma proposta interdisciplinar de estágio supervisionado. Linha Mestra, ano X, n. 29, maio-ago, 2016.

MENDES, R.A.; LIMA, F.M. . O Sistema de Cotas Raciais nas Universidades Públicas Brasileiras. REVISTA TOCANTINENSE DE GEOGRAFIA, v. 5, p. 186-197, 2016.

STRAFORINI, Rafael. Permanências e mudanças no currículo de geografia dos anos iniciais ensino fundamental. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 6, p. 160-184, 2016.

2015

BREDA, T. V. CARNEIRO, C. D. R. Proposta de formação docente na confecção de jogos geográficos: uma experiência com professores de Campinas, Brasil. Didácticas Específicas, v. 13, p. 45-60, 2015.

CANTO, T. S. Sobre como mapas se tornam mapas e a educação cartográfica na contemporaneidade. Revista Terra Livre, v. 2, p. 13-30, 2015.

ERMANI, Giovanna; STRAFORINI, Rafael. Dois documentos curriculares de Geografia distintos: possibilidades de análise a partir de suas permanências e mudanças. Interface (Porto Nacional), v. 10, p. 8-21, 2015.

FREITAS, Anniele; TERAMATSU, Gustavo; STRAFORINI, Rafael. As dimensões territorial e política do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Terra Livre, v. 1, n. 44, p. 75-113, 2015 (publicado em 2017).

PEREIRA, A. W. ; DIAS, G. K. ; SPIRONELLO, R. L. . A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, O ensino de geografia e a escola: (RE) discutindo algumas (IN) certezas cotidianas. Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental, v. 20, p. 28-48, 2015.

STRAFORINI, R.; CASTRO, D. G. ; CORREA, M. F. N. ; VILELA, C. L. ; BIAZZO, P. P. . Entrevista com Prof. Rafael Straforini. Giramundo – Revista de Geografia do Colégio Pedro II, v. 2, p. 143-157, 2015.

2014

CANTO, T. S.. Cartografia e Arte: novas linhas para pensar e falar de mapas, educação e geografia na atualidade. RA’E GA: o Espaço Geográfico em Análise, v. 30, p. 131-145, 2014.

PANUTTO, Stéphanie; STRAFORINI, Rafael. Microterritórios em escolas públicas: (entre)discursos de alienação e subversão de jovens escolares. Boletim Campineiro de Geografia, v. 4, n. 13, p. 397-416, 2014.

PINHEIRO, A. C. ; STRAFORINI, R. . Entrevista com Antonio Carlos Pinheiro. Boletim Campineiro de Geografia, v. 4, p. 507-527, 2014.

2012

STRAFORINI, R.. A invenção dos Caminhos Reais do Ouro: formação territorial e as estratégias de apropriação territorial dos eixos de circulação no século XVIIII. Espaço Aberto, v. 2, p. 87-108, 2012.

STRAFORINI, Rafael. Alteridade e Geografia Escolar: uma leitura das práticas curriculares nos primeiros anos do ensino fundamental. Revista de Geografía Espacios, v. 2, p. 57-72, 2012.

STRAFORINI, R.. Apresentação. Espaço Aberto, v. 2, p. 5-6, 2012

2011

CANTO, T. S.. Tecnologia e Cartografia Escolar. Salto para o Futuro, v. 13, p. 28-36, 2011.

CANTO, T. S.. A nova forma de mediação da cartografia no ciberespaço: notas sobre o projeto Post Urbano.. Ar@cne (Barcelona), v. 152, p. 152, 2011.

STRAFORINI, R.. La Espesura del Lugar: Reflexiones sobre el espacio en el mundo educativo. Anekumene: Geografía, cultura y educación, v. 1, p. 218-222, 2011.

2010

STRAFORINI, R.. Os Caminhos Reais do Ouro: apropriação e práticas espaciais no século XVIII. Geografia (Rio Claro. Impresso), v. 35, p. 63-80, 2010.

STRAFORINI, R.. Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia. Boletim Paulista de Geografia, v. II, p. 65-76, 2010.

2008

STRAFORINI, R.. A formação territorial brasileira nos dois primeiros séculos de colonização. Geo UERJ (2007), v. 1, p. 63-90, 2008.

2006

STRAFORINI, R.. Estradas Reais no século XVIII: a importância de um complexo sistema de circulação na produção territorial brasileiro. Scripta Nova (Barcelona), v. X, p. 218-233, 2006.

2003

STRAFORINI, R.. O período atual, exclusão social e ensino de Geografia. Ciência Geográfica, Bauru, v. IX, n.IX, p. 193-198, 2003.

2002

STRAFORINI, Rafael. A totalidade Mundo nas primeiras séries do ensino fundamental: um desafio a ser enfrentado. Terra Livre, São Paulo, v. 1, n.18, p. 95-114, 2002.

2001

CANTO, T. S.. A nova forma de mediação da cartografia no ciberespaço: notas sobre o projeto Post Urbano.. Ar@cne (Barcelona), v. 152, p. 152, 2011.

CANTO, T. S.. Tecnologia e Cartografia Escolar. Salto para o Futuro, v. 13, p. 28-36, 2011.

1998

STRAFORINI, R.; GARCIA, L. B. R. ; CASTRO, J. F. M. . Tropas e tropeiros em Sorocaba: a importância dos muares na produção de um espaço. Geografia (Rio Claro), Rio Claro, v. 23, n.2, p. 7-34, 1998.