Aproximações entre mapas, narrativas e tecnologias na pesquisa em ensino de geografia e formação de professores
Período: 2019 – Atual
Atuação: Profa. Tania Seneme do Canto (coordenação)
Resumo: A pesquisa em questão busca investigar as possibilidades de articulação entre mapas, narrativas e tecnologias para compreender e desenvolver práticas na área de ensino de geografia e formação de professores. Para tanto, toma como referência teórica e metodológica autores como Caquard (2011), Seemann (2014), Kitchin e Dodge (2007), Gonçalves (2017), Lankshear e Knobel (2007), Almeida e Valente (2012) e Clandinin e Connelly (2011)..
Financiador: sem auxílio
Políticas e práticas curriculares no ensino de geografia e na formação de professores
Período: 2016 – Atual
Atuação: Prof. Rafael Straforini (coordenação)
Resumo: O presente projeto tem por objetivo investigar as políticas e as práticas curriculares do ensino de geografia da Educação Básica e também da formação de professores, ancorados nos pressupostos teórico metodológicos da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe.
Financiador: sem auxílio
Políticas públicas na formação de professores: análise da contribuição do PIBID para os pressupostos teórico-metodológicos do ensino da geografia.
Período: 2016 – Atual:
Coordenação: Liz Cristiane Dias (UFPel)
Atuação: Prof. Rafael Straforini – participação como membro da pesquisa
Resumo: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que atua com jovens em formação e com a formação continuada de educadores atuantes na educação básica, trabalhando em parceria com as escolas públicas busca a valorização da educação, da formação em geral e o aperfeiçoamento do profissional docente. Este projeto tem como objetivo analisar os impactos dessa política pública educacional? o PIBID no que diz respeito aos pressupostos teórico-metodológicos do Ensino da Geografia, tendo como parâmetros de análise os trabalhos publicados nos anais do ENPEG? Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia (edições de 2011, 2013 e 2017? que contemplam o lançamento e desenvolvimento dos editais do PIBID para as Ciências Humanas/Geografia). Como objetivos específicos visa-se identificar tendências didático pedagógicas para o ensino de Geografia; avaliar a articulação entre teoria e prática presentes nas propostas apresentadas e mapear as temáticas abordadas e suas relações com as demandas escolares. Foi construído um instrumento de análise para as publicações que terá entre outras sessões as de dados gerais da publicação, objetivos, metodologia, método de coleta de dados, abrangência, contexto, forma de análise dos dados, recursos utilizados, temáticas abordadas, tecnologia gerada, referencial teórico, entre outros que o grupo achar pertinente. Tem-se como meta apresentar respostas sobre os efeitos e impactos do PIBID enquanto política pública para a construção e manutenção do conhecimento geográfico e para a autorregulação da aprendizagem dos envolvidos no Programa de Iniciação à Docência..
Financiador: CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro)