O Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia (APEGEO) teve seu início em 2009, ocasião em que o professor Rafael Straforini se transferiu da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) para o Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi o primeiro grupo de pesquisa em Ensino de Geografia existente na história recente daquele departamento. Lá, com apoio departamental e do programa de pós-graduação em geografia, montou-se o laboratório e iniciou as atividades com pesquisas em nível de Iniciação Científica e Pós-Graduação, bem como sediou o Pibid-Geografia da UFRJ. Teve apoio e interlocução com os professores da Faculdade de Educação.

Em 2012, com a transferência do professor Rafael para a Universidade Estadual de Campinas Unicamp, o APEGEO o acompanhou para esta universidade, que de imediato teve total apoio institucional e, sobretudo, dos alunos da graduação e pós-graduação. Também passou a sediar o Pibid-Geografia da Unicamp. Em 2014, foi oficialmente registrado do Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq, com a participação do professor Roberto Greco.

Um dos pontos de motivação nesse curto período de existência do APEGEO na Unicamp foi a realização de três edições dos Encontros Regionais de Ensino de Geografia, em 2013, 2014 e 2016.

As pesquisas lideradas pelo professor Rafael Straforini estão focalizadas em políticas e práticas curriculares em Ensino de Geografia e também em História da Geografia Escolar.

Em 2015, com a entrada da Profª Drª Tânia Seneme do Canto no Departamento de Geografia, as atividades do APEGEO se intensificaram e diversificaram quanto às temáticas de pesquisas e práticas de extensão, ao incorporar as temáticas da cartografia e das novas linguagens e tecnologias em Educação.