LISTA FINAL DOS TRABALHOS APROVADOS PARA O 14º ENPEG

Para as cartas de aceite, favor acessar o link abaixo

https://bit.ly/2HkuNo3

A Comissão Científica do evento está encaminhando e-mails com os pareceres para todos os trabalhos que foram aprovados com necessidade de revisão e também para os trabalhos reprovados.

Solicitamos que atendam aos prazos para as devolutivas dos trabalhos que demandam revisões

 

AUTOR TÍTULO Modalidade apresentação
Adaires Nunes de Sousa; Igor de Araújo Pinheiro TESSITURAS METODOLÓGICAS EM PRÁTICAS ESCOLARES MOBILIZADORAS AO ENSINO DE ESPAÇO GEOGRÁFICO: UM ESTUDO DE CASO DA ESCOLA MUNICIPAL CLARO LIMA, EM FRANCISCO AYRES (PI) Oral
Ademar Ferreira Gonçalves Júnior; Bruno Ripardo de Aguiar; Indira Cavalcante da Rocha Marques A CIDADANIA, O CYBER-ESPAÇO E O ENSINO DE GEOGRAFIA: A REDE SOCIAL INSTAGRAM COMO POSSILIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA Oral
Ademar Graeff; Maria Eduarda Andrade de Faria; NeimarBoettcher O TRABALHO DE CAMPO NA FORMAÇÃO DO GEÓGRAFO: REFLEXÕES A PARTIR DO USO DO LEVANTAMENTO INTEGRADO DE VARIÁVEIS (LAGO LLANQUIHUE, REGIÃO DOS LAGOS, SUL DO CHILE) Oral
Adriano Santos Medeiros; Antonio Carlos Pinheiro ELEMENTOS DE GEOGRAFIA PARA ENSINO DE SURDOS: UMA ANÁLISE HISTÓRICA EM DOCUMENTOS DO SÉCULO XIX Oral
Adrieli de Lima Costa; Clécia Neri da Silva Santos; Cleidson da Mota; Simone Santos de Oliveira MÚSICA E ENSINO DE GEOGRAFIA: O PIBID NO TERRITÓRIO DO CISAL DA BAHIA Oral
Afonso Vieira Ferreira ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO BRASIL Oral
Airton Rosa LucionGuites; Eduardo Schiavone Cardoso GEOGRAFIA E DIREITOS HUMANOS: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA EM BOSSOROCA/RS Pôster
Alcinéia de Souza Silva AFINAL, PARA QUEM SERVE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO? Oral
Alex Soares Flores de Lima SAMBA DE ENREDO NO ENSINO DO CONCEITO DA PAISAGEM GEOGRÁFICA Pôster
Alexandra Maria de Oliveira; Antônia Sandra Honoria de Sousa; Antônia Sandra Honoria de Sousa; Fabiano Fontenele Farias CARTOGRAFIA SOCIAL NO ASSENTAMENTO ANTÔNIO CONSELHEIRO/ CEARÁ Oral
Alexandre dos Santos da Rosa SIMULANDO CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS – O CASO DA OEA: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA PARA TRABALHAR PAUTAS CONTEMPORANEAS EM GEOGRAFIA Pôster
Alexandre Fornaro O CONCEITO DE GEODIVERSIDADE NAS AULAS DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO Oral
Alícia de Oliveira Moreira Pereira; Igor Silvério Macedo; Mateus Elias Lara; Carla Juscélia de Oliveira Souza CONHECENDO O SUJEITO-ALUNO E SEU LUGAR POR MEIO DO MAPA MENTAL: REFLEXÃO A PARTIR DE PRÁTICAS NO PIBID Pôster
Aline da Silva Xavier A PERCEPÇÃO DOS CONHECIMENTOS GEOGRÁFICOS A PARTIR DAS VIVÊNCIAS: UM ESTUDO DE CASO COM OS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Oral
Aline de Lima Rodrigues GEOGRAFIA E LITERATURA: EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS Oral
Aline Luiz Camargo; Vanessa Antunes de Souza; Maria Bernadete Sarti da Silva Carvalho EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL Oral
Aline Mello Campos RESSIGNIFICAR O ENSINO DE BIOGEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DA PRÁXIS Oral
Aline Soares de Lima; Pedro Henrique Conceição Rodrigues; Luiz Felipe Pinheiro Rodrigues OCUPAÇÃO IRREGULAR NO FURO DO MAGUARI:  ANÁLISE DA PAISAGEM A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA FOTOGRÁFICA Oral
Aline Trombini Ferreira Lima; Celso Dal Ré Carneiro GEOCONHECIMENTO COMO ESTRATÉGIA DE VALORIZAÇÃO DO LUGAR Oral
Alline Lemos Lira DIVERSIDADE DE GÊNERO: O PODER DO DISCURSO NA EXCLUSÃO SOCIAL Oral
Amábili Fraga; Gabrielle Luana Rosinski CARTAS DE AMOR: UM EXERCÍCIO PARA A PRÁTICA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO CURSO DE GEOGRAFIA LICENCIATURA DA UDESC/FAED Pôster
Amanda de Castro Lima; Edileuza Dias de Queiroz; Clézio dos Santos A RELEVÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA  NO COTIDIANO ESCOLAR DOS ALUNOS DAS ESCOLAS DA BAIXADA FLUMINENSE Pôster
Amanda Regina Gonçalves TESSITURAS DE UMA REDE COLABORATIVA DE TRABALHO NUMA PESQUISA ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA Oral
Ana Carla Feitosa Aragão CARTOGRAFIA TÁTIL: UM OLHAR PARA PRÁTICAS DE ENSINO VOLTADAS PARA DEFICIENTES VISUAIS Oral
Ana Clara Dias de Almeida; Cliveland Teles Fernandes; Helena Dantas Pinheiro A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR PESQUISADOR PARA VISUALIDADE E LEITURA DE MUNDO DOS SURDOS Oral
Ana Cláudia Ferreira Lima; Carolina Machado Rocha Busch Pereira O TERRITÓRIO USADO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR Oral
Ana Cristina Freire de Oliveira; SharleneMougo Silva O USO DE MÚSICAS COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Oral
Ana Gláucia Seccatto MAPEANDO O ESPAÇO LOCAL: CARTOGRAFIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA ALÉM DA SALA DE AULA Oral
Ana Karlany Silva de Sena; Jussara Estfânia de França Silva; Levi Rodrigues de Miranda A PESQUISA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO: A OFICINA PEDAGÓGICA DE GEOGRAFIA NA ESCOLA ESTADUAL CASTRO ALVES Oral
Ana Maria de Oliveira Pereira; Alana RigoDeon A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA Oral
Ana Marília de Souza Silva GEOGRAFANDO: TEMÁTICAS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS PARQUES URBANOS Oral
Ana Paula Feitosa Cesar A QUESTÃO AGRÁRIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: REFLEXÕES E METODOLOGIAS Oral
Ana Paula Gomes Seferian A ARTICULAÇÃO DE PRÁTICAS DE ENSINO DAS METODOLOGIAS ATIVAS EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA Oral
Ana Paula Nunes Chaves; Ana Maria HoepersPreve; Helena Paula Zanin SOBRE CINEMA E GEOGRAFIA NA ESCOLA: ALGUMAS APROXIMAÇÕES DE PESQUISA Oral
Analice da Silva Santos;Emerson Ribeiro O ENSINO NÃO-FORMAL NA COMUNIDADE DO GESSO CRATO/CE Pôster
Anderson Felipe Santos Oliveira; Carlos Augusto Barros da Silva; Analice da Silva Santos OS DIFERENTES MOMENTOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: APONTAMENTOS DA CONSTRUÇÃO CURRICULAR DA GEOGRAFIA NO BRASIL Oral
Andre de Paula Silva AS GEOTECNOLOGIAS COMO FERRAMENTA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRAFICO DE ALUNOS SURDO Oral
André Luiz silva Carvalho; Diego Corrêa Maia NOÇÕES SOBRE REGIÕES NOS ANOS INICIAIS: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE Oral
Andréia Carla Momoli O ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO: UMA EXPERIÊNCIA PARA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE Oral
Andressa Cabral Barci; Ana Claudia Ramos Sacramento O CONCEITO DE ESCALA APLICADO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA. Oral
Andriara Nunes Nunes; Karen Godoy S. Barbosa; Vânia Alves Martins Chaigar AS CRIANÇAS E OS ANIMAIS NA CIDADE: INVESTIGAÇÕES A PARTIR DO ‘LUGAR DE FALA’ DE PROFESSORAS INVESTIGADORAS NOS ANOS INICIAIS Oral
Angela Souza de Jesus; Ivana Santos Nascimento Ribeiro; Claudia Moreira Pires TRAJETÓRIAS DA FORMAÇÃO DOCENTE: OBSERVAR-APRENDER-PRATICAR, ATRAVÉS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA Oral
Angélica Mara de Lima Dias; Joseane Abílio de Sousa Ferreira; Maria Adailza Martins de Albuquerque REVISTA DO ENSINO E ESCOLA NOVA NA PARAÍBA: A GEOGRAFIA ESCOLAR A PARTIR DA ABORDAGEM DE UM CENTRO DE INTERESSE (1932 – 1934) Oral
Annaclara Toledo Avelar da Costa; Adriana Olívia Alves AS CONCEPÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DO COMPONENTE FÍSICO-NATURAL CLIMA NO LIVRO DIDÁTICO DO PROJETO BURITI DO 5°ANO DE GEOGRAFIA Pôster
Anniele Freitas; ThiaraVichiato Breda A ESCRITA NARRATIVA: CONSTRUINDO NOVOS SENTIDOS PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO Oral
Antenor Fortes de Bustamante USO DA CHARGE NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ANÁLISE DE OBRAS DO PNLD Oral
Antonio Marcos Gomes da Silva; Eugênia Maria Dantas GEOZINE: LINGUAGEM PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA Oral
Arthur Elias Viana Monteiro; Luana Vaneli Silva dos Santos; Marcelle de Fátima Silva Gomes O JOGO DA MEMÓRIA COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA Pôster
Arthur Silva; Dione Grybovski; Gabrieli Zamboni; Vitor Lopes O ENSINO DE GEOGRAFIA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA Pôster
Ayrian Hugo Dos Santos Thédiga PROFESSORES E SEUS ARTESANATOS: APRENDENDO A TRANSFORMAR GEOGRAFIA EM JOGOS LÚDICOS Oral
Baltasar Fernandes Garcia Filho; Diego Correa Maia CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA: APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS TEMPO E CLIMA UTILIZANDO COMO DISPOSITIVO DIDÁTICO UM ESTAÇÃO METEOROLÓGICA Oral
Beatriz BenatiLuvizotto; Iany Teixeira Casatti; Daniel Pinheiro Rezende RODA DE CONVERSA: APROXIMAÇÃO DA GEOGRAFIA COM A REALIDADE DOS ESTUDANTES Pôster
Betânia Vieira Oliveira Santos; Karolaine Santos Silva; Márcia Eliane Silva Carvalho; Germiniano Basílio dos Santos Neto A FEIRA COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM NO PIBID GEOGRAFIA/UFS: PRODUÇÃO AGRÍCOLA MUNDIAL E MEIO URBANO Oral
Brenda Vitor dos Santos; Márcia Eliane Silva Carvalho; Jackson Bruno Passos de Carvalho A HORTA COMO PRÁTICA NAS RELAÇÕES VOLTADAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA Oral
Brendon Bessa Lima;Tereza Sandra Loiola Vasconcelos GEOGRAFIA DÁ ROCK? UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID NA EEEP MIGUEL GURGEL EM FORTALEZA-CE. Oral
Bruna da Silva Cavalcante Bosio; Ana Maria Marques Santos PROCESSOS FORMATIVOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA: O TRABALHO DE CAMPO EM LAGOINHA E MORRO DA TORRE, MUNICIPIO DE DUQUE DE CAXIAS, RJ Oral
Bruna Gomes Rossin; Laís Grigolon; Murilo Mattos; Alexandre Baldan CONSTRUÇÃO DE PLUVIÔMETRO E DESENVOLVIMENTO DAS NOÇÕES BÁSICAS DE TEMPO ATMOSFÈRICO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II Pôster
Bruna Souza Silva NARRANDO MINHAS VIVÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA ENSINO FUNDAMENTAL II Oral
Bruno Cerino dos Santos AS RELAÇÕES SOCIOAMBIENTEIS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DOS CELULARES: A GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO MÉDIO Pôster
Bruno Luiz Nascimento; Caique Alvim Payão; Jardel Augusto Chagas Fiel A APLICAÇÃO INTERDISCIPLINAR ENTRE GEOGRAFIA E LITERATURA: UMA ABORDAGEM DOS ASPECTOS GEOGRÁFICOS NO ENSINO ATRAVÉS DA OBRA MORTE E VIDA SEVERINA Oral
Bruno Luiz Nascimento; Caique Alvim Payão; Jardel Augusto Chagas Fiel A APLICAÇÃO INTERDISCIPLINAR ENTRE GEOGRAFIA E LITERATURA: UMA ABORDAGEM GEOGRÁFICA NO ENSINO ATRAVÉS DA OBRA MORTE E VIDA SEVERINA. Pôster
Bruno Sobral Barrozo; Wagner da Silva Dias OS DESAFIOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DE ESCOLAS MILITARIZADAS DE RORAIMA: DEPOIMENTOS DO COLÉGIO ESTADUAL MILITARIZADO MARIA DOS PRAZERES MOTA Pôster
Caio Garcia de Oliveira A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR Pôster
Camila BenattiPolicastro; Ana Paula Nunes Chaves TECENDO ARTICULAÇÕES ENTRE MICHEL FOUCAULT E A GEOGRAFIA: DO CURSO À APLICAÇÃO DAS ABORDAGENS Oral
Camila Fraisoli A REFORMA DO ENSINO MÉDIO DE 2017 E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA Pôster
Camila Freire Sampaio PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORE(A)S DE GEOGRAFIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS Oral
Camila Madrid GÊNERO COMO CONTEÚDO NAS AULAS DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Oral
Camila Nagy Correia; Gabriel Felippe Carneiro da Silva O USO DO GOOGLE MAPS NA SALA DE AULA Oral
Camylla Silva Otto O ENSINO DOS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS DO ESPAÇO GEOGRÁFICO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A ABORDAGEM DA REDE HIDROGRÁFICA Pôster
Carina Copatti; Alana RigoDeon O LIVRO DIDÁTICO POSSIBILITA A FORMAÇÃO CIDADÃ? UMA DISCUSSÃO ACERCA DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA Oral
Carina Merheb de Azevedo Souza EXPERIMENTAÇÕES COM IMAGENS NA DICOTOMIA RURAL/ URBANA DO ENSINO DE GEOGRAFIA Oral
Carolina AraujoMichielin; Amábili Fraga A EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA PESPECTIVA DE TEMA TRANVERSAL DENTRO DA GEOGRAFIA ESCOLAR Pôster
Carolina de Castro Barbosa; Iago Soares da Silva; Fabrícia Pereira Queiroz Soares AÇÃO DE EXTENSÃO E DO PIBID NO LABORATÓRIO DE PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA DO IFES-CAMPUS NOVA VENÉCIA Oral
Carolina Franco Paixão; Mara Edilara Batista de Oliveira INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, PRODUÇÃO DE MAPAS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: CONHECENDO OS SUJEITOS E O CONTEXTO SOCIAL DA ESCOLA MUNICIPAL MAURO SÉRGIO – ANGRA DOS REIS/ RJ Oral
Carolina Magalhães Moreira; Brenda Cardoso Pereira; Marina Sanches O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS: UMA REFLEXÃO ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUAS PRÁTICAS Oral
Catiani Paulo do Nascimento; Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes O USO DO GOOGLE EARTH COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE GEOGRAFIA: ESTUDO DE CASO NO COLÉGIO ESTADUAL PADRE CHAGAS EM GUARAPUAVA-PR Oral
Cauã Guido; Adriana Maria Andreis NÓS PROPOMOS! EM CHAPECÓ: O LUGAR EM PESQUISA EM DIÁLOGO COM A ESCOLA Oral
Cecília da Conceição Luiz; Anice Esteves Afonso PDCE E O ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA A PARTIR DO PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS DA DCRJ Pôster
Christiane Fernanda da Costa;  BrunoFalararo de Mello A ARTE DE MAPEAR O MUNDO NA INFÂNCIA: EXPLORANDO O GÊNERO TEXTUAL MAPA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Oral
Christiano Corrêa Teixeira; LândersonAntória Barros PAISAGEM E ENSINO DE GEOGRAFIA: POSSÍVEIS CAMINHOS PARA A REFORMA DO PENSAMENTO Oral
Cilene Fescina PARÓDIAS GEOGRÁFICAS: UMA ABORDAGEM LÚDICA DOS CONTEÚDOS Pôster
Clara Lúcia Francisca de Souza; Izabelle de Cássia Chaves Galvão O ENSINO DAS FITOFISIONOMIAS DO CERRADO A PARTIR DA ESTRATÉGIA DE OFICINAS Pôster
Claudia Moreira de Sousa Pires ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS EM ZONAS DE FRONTEIRAS. Pôster
Claudia Silva Medeiros; Thiago Silva dos Santos; Daniel MallmannVallerius DO LOCAL AO GLOBAL: DISCUTINDO A GLOBALIZAÇÃO A PARTIR DA AMAZÔNIA POR MEIO DA MÚSICA, IMAGENS E DA CARTOGRAFIA Pôster
Claudionete Candia Araujo; Maria do Socorro Ferreira da Silva; Sindiany Suelen Caduda dos Santos O ENSINO DA GEOGRAFIA A PARTIR DO DIÁLOGO DE SABERES: O PROTAGONISMO DO ALUNO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Oral
Clayton José Budin; Acácia Aparecida da Silva; José Cícero Alves ANÁLISE COMPARATIVA DA BNCC E DAS DIRETRIZES CURRICULARES DE CAMPINAS-SP: CONSIDERAÇÕES DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA DA REDE MUNICIPAL Oral
Cristiane Cardozo da Silva A CONTRIBUIÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR PARA O DESENVOVIMENTO DA APRENDIZAGEM Oral
Daiane Aparecida Araújo de Oliveira PAISAGENS SONORAS E SUA IMPORTÂNCIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL Oral
Daiane Peluso; Marli Terezinha Szumilo Schlosser; Eliane LiecheskiArtigas O ESQUETE UMA PRÁTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA Oral
Daniel Luiz Stefenon; Júlio Manoel França da Silva; Osmar Ansbach; Rodrigo Cesar Paes Fumes PROJETO “O MEU MUNICÍPIO NA ESCOLA”: EM BUSCA DE PEDAGOGIAS E CURRÍCULOS PODEROSOS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Oral
Daniel Mendes Gomes A TRAJETÓRIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA NOS COLÉGIOS DA CIDADE DE SÃO PAULO NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX Oral
Daniel Pinheiro de Carvalho; Davi Carlos Oliveira Melo EXPLORAÇÃO CURRICULAR: UM BREVE ESTUDO SOBRE O ANTROPOCENO E O ENSINO DE GEOGRAFIA. Oral
Daniel Rodrigues Silva Luz Neto O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA Oral
Daniela Kleinfelder; Ana Lúcia Guedes-Pinto NOS PASSOS DE SEVERINO: AS POSSIBILIDADES DE ENSINAR A GEOGRAFIA DAS SUB-REGIÕES NORDESTINAS COM O POEMA MORTE E VIDA SEVERINA Oral
Darlan da Conceição Neves PRÁTICAS LINGUAGEIRAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ESTUDOS DISCURSIVOS SOBRE A CIDADE DE SÃO PAULO Oral
Davi Gandolphi de Souza CAMINHOS DE ENSINANTES E APRENDENTES DO ESTÁGIO CURRICULAR EM GEOGRAFIA NA (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE Oral
Davi Melo Barbosa Bachelli O TRABALHO DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA A CIDADE COMO EXPERIÊNCIA EDUCATIVA Oral
David de Abreu Alves A CARTOGRAFIA TÁTIL COMO LINGAGEM PARA MEDIAÇÃO DE CONHECIMENTO GEOGRÁFICO AOS DEFICIENTES VISUAIS Oral
David Luiz Rodrigues de Almeida; Dayane Galdino Brito PROMOVER COMUNIDADE DE APRENDIZES PARA MOBILIZAÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA Oral
Dayana Karla Barbosa da Silva; Willian Falcão Lopes; Liége Maria SitjaFornari; Maria Inez da Silva de Souza Carvalho PERCEPÇÕES E IMAGENS DE PROFESSORES MARCANTES: ESTUDO COM ESTAGIÁRIOS DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Oral
Dayane Galdino Brito; David Luiz Rodrigues de Almeida TEMÁTICAS FÍSICO-NATURAIS E CURRÍCULO: A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA UEPB, CAMPUS CAMPINA GRANDE-PB Oral
Debora Cristina Vieira de Simas A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA E AS POTENCIALIDADES NO PIBID: CONTRIBUIÇÕES NO SUBPROJETO DE GEOGRAFIA DA UERJ- FFP Oral
Deleon Santana de Oliveira; Edimilson Antônio Mota A NOVA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: UMA ANÁLISE DO ENSINO DE GEOGRAFIA Oral
Denise Mota Pereira da Silva; Cristina Maria Costa Leite REPRESENTAÇÃO DO GLOBO TERRESTRE NA BOLA: ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS Oral
Diego Alves Ribeiro; Ian Mateus Vieira Russo; Antonio Daniel Moreira Silva; Carla Cristina Reinaldo Gimenes de Sena MAQUETES INTERATIVAS COMO RECURSO DIDÁTICO: O ESTUDANTE COMO PROTAGONISTA Pôster
Diego Carlos Pereira CONSIDERAÇÕES SOBRE A CARTOGRAFIA ESCOLAR E O DESENVOLVIMENTO DA GEOGRAFIA ESCOLAR NO PERÍODO DA ESCOLA NOVA (1930-1943) Oral
Diego Corrêa Maia; Ana Claudia Nogueira Maia PRÁTICAS FORMATIVAS E DIFERENTES ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE PRÁTICAS FORMATIVAS E DIFERENTES ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS Oral
Douglas Gonçalves da Silva; Élen Rúbia de Andrade Silva; Lucas de Oliveira Rosa; Robson Alves da Silva O USO DE JOGOS DE TABULEIRO COMO APOIO PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA Oral
Dulce Pereira dos Santos; Elizene Aparecida Soares O CERRADO NUMA CONCEPÇÃO DIDÁTICO PEDAGÓGICA Pôster
Edimilson Antônio Mota OLHAR, SENTIR E MOSTRAR Oral
Edineuza Oliveira Silva DA TEORIA À PRÁTICA: O ENSINO DAS PLANÍCIES DE INUNDAÇÃO NOS ANOS INICIAIS Oral
Edmar Aliciano Magalhães Barroso MINHA GEOGRAFIA: SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (SIG) E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO NO ENSINO Oral
Edmilson Andrade Reis; Marciléia de Oliveira Bispo CORPOS E SEXUALIDADES NA DISCIPLINA PRÁTICA DE ENSINO E DIVERSIDADES NA UNIVERSIDADE FERDERAL DO TOCANTINS- CAMPUS PORTO NACIONAL Oral
Edna Cristina da Silva Gomes; Nelson Manoel da Silva; Marco Pagel O ENSINO DE GEOGRAFIA E A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA Oral
Eduarda Regina Agnolin; André Alexandro da Motta; Antoninho Amir Deoti O USO DA MÚSICA COMO AUXILIAR NA OFICINA ERECHIM E DIVERSIDADES CULTURAIS Oral
Eduardo SeideAsanuma; Josirene Mariana Pereira NECESSIDADE DE SUPERAÇÃO DE MAPAS EUROCÊNTRICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA Oral
Eliphas Bruno de Medeiros Rodrigues; Cláudia Pinheiro Nascimento O USO DO PEER INSTRUCTION NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CENTRO EDUCACIONAL MYRIAM ERVILHA Oral
Elisama dos Santos da Silva; Jaciene Fernandes da Silva; Laryssa da Silva da Cruz; Ricardo Abrate Luigi Júnior A PRODUÇÃO E O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ESPECÍFICOS PARA O ESTUDO DE SOLOS: O RELATO DE UMA PRÁTICA DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL EM BARREIRAS – BA Pôster
Éliton Paulo Novais; José Edézio da Cunha OS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA NO PARANÁ E O LUGAR DAS PESQUISAS EM ENSINO DE GEOGRAFIA Oral
Elton Souza Queiroz; Nelson Gabriel da Silva Sindeaux PRÁTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM APLICAÇÃO DE PROJETO. Oral
Eluana Carvalho da Silva; Carlos Augusto Araújo de Menezes; Ligia Viana Lopes; Lucas Cardoso Duarte A CHARGE COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA TEMÁTICA URBANIZAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA Oral
Eluziane Gonzaga Mendes GEOGRAFIA ESCOLAR CEARENSE: ENTRE O SABER, O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E A DOCÊNCIA Oral
Emerson da Silva Novaes; Débora Ellen Lopes dos Santos; Elaine de Jesus Santos PRÁTICAS EDUCATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: VIVÊNCIAS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA VALORIZAÇÃO DAS RELAÇÕES AFETIVAS NO AMBIENTE ESCOLAR Pôster
Emilio Reguera Rua; Enio Serra ESPACIALIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ÁREA CENTRAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Oral
Enoque Gomes de Morais CARTOGRAFIA TÁTIL NO ENSINO MÉDIO: A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRÉVIO PARA A CONTINUIDADE DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E INCLUSIVA Oral
Éric Borges de Carvalho Nogueira ATRAVÉS DOS MUROS: PERCEPÇÕES DA GEOGRAFIA DA INFÂNCIA Oral
Érica Cristina Nogueira dos Santos; Vicente de Paula Leão UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE A POSTURA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA DIANTE DA REPERCUSSÃO DE FAKE NEWS EM SALA DE AULA: ESTUDO DE CASO Pôster
Érica Gomes do Nascimento PIBID GEOGRAFIA NA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COMENDADOR MIGUEL GURGEL EM FORTALEZA-CE. Pôster
Ernandes de Oliveira Pereira CARTOGRAFIAS E MAPAS COM LINGUAGEM FOTOGRÁFICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA Oral
Ester Cardoso dos Santos; Israel EstebanMuñoz da Costa; Carlos Alberto Oliveira Batista Júnior A ABORDAGEM DA ÁFRICA NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA Oral
Ester Silva de Azevedo; ,Gustavo Mota de Sousa MAPEANDO COM A EDUCAÇÃO INFANTIL Pôster
Eva Teixeira dos Santos; Anderson Antonio Molina da Silva; Márcia Regina Romero Maciel OS CAMINHOS DA ÁGUA: PARA ONDE VAI A LAGOA COMPRIDA? Oral
Fabiana Rodrigues Oliveira Queiroz; Adriana Olívia Alves A LINGUAGEM DO DESENHO E O CONCEITO DE PAISAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA COM CRIANÇAS ESCOLARES Oral
Fábio César Martins; Thiago José de Oliveira; Márcia Cristina de Oliveira Mello A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO NORTEADORA À PRÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA Oral
Fábio Pessoa Vieira A GEOGRAFIA ESCOLAR E O LUGAR: O SUSTENTÁVEL COM O ENVOLVIMENTO AMBIENTAL Oral
Fabrício Leandro Dasmasceno; Maria Emilia Gomes Vieira Reis; Thiago Pinto da Silva INSTRUMENTOS E RECURSOS EDUCATIVOS APLICADOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA COM FOCO EM EXPERIMENTOS QUÍMICOS E PRÁTUICAS EM TRABALHO DE CAMPO Oral
Fagner Silva da Costa Junior; Monique Karoline Souza de Jesus JOGO EDUCACIONAL COMO MÉTODO DE ENSINO GEOGRÁFICO: A REFLEXÃO SOBRE O USO DOS RECURSOS HIDRICOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM. Pôster
Felipe Bizeti; Bruno Carvalho METODOLOGIA ATIVA EM SALA DE AULA: ESTUDO E RESULTADOS SOBRE A OFICINA DE GAMIFICAÇÃO APLICADA EM SALA DE AULA Pôster
Felipe Costa Aguiar ENTRE GEOGRAFIAS, AGULHAS E LINHAS…GÊNERO E VIOLÊNCIA COSTURANDO IMAGENS DA CIDADE CAMPISTA ATRAVÉS DA ARTE DE CONTAR Oral
Felipe Janini Bonfante; Márcia Cristina de Oliveria Mello O CAMPO PROFISSINAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA (1930-1960) E O DUALISMO DO ENSINO SECUNDÁRIO Oral
Felipe Júlio Soares A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES CULTURAIS NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA I Oral
Fernanda do Amaral Burkert; Carolina Borba dos Santos; Liz Cristiane Dias A AUTORREGULAÇÃO E O USO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Pôster
Fernando Guilherme Silveira Manocchio A AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: RELATOS DE UM GRUPO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA E INTERDISCIPLINAR Oral
Filipe de Araujo de Oliveira; Ana Carolina Gomes Correa; Larissa Cristina Cardoso dos Anjos CONSTRUINDO UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE CARTOGRAFIA NO ENSINO BÁSICO Oral
Francisco Franco; Orlando Castro; Beatriz Lorena A INTERNET COMO UM RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE ESTUDOS AMAZÔNICOS Oral
Francisco Haulivan Ferreira Silva; Camila Freire Sampaio PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO-APRENDIZADO NA DISCIPLINA DE OFICINA DE GEOGRAFIA Pôster
Francisco Tomaz de Moura Júnior; Suzana Ribeiro Lima Oliveira A AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA Oral
Gabriel Felippe Carneiro da Silva; Camila Nagy Correia O USO DO GOOGLE EARTH NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM GEOGRAFIA Oral
Gabriel Martins Cavallini; Denis Richter O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO: UM OLHAR PARA A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA Oral
Gabriela Aparecida Lima da Silva; Maria Laura Mariusso; Vera Lúcia dos Santos Plácido OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ENSINANDO CARTOGRAFIA A PARTIR DE NOVOS RECURSOS DIDÁTICOS Pôster
Gabriela Klering Dias ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA E LITERATURA: UMA ANÁLISE COM BASE NOS ANAIS DO XIII ENPEG Oral
Gabrielle Luana Rosinski; Carolina AraujoMichielin A ILHA EM QUE EU HABITO: UMA LEITURA DE MUNDO NOS ANOS INICIAIS A PARTIR DE UM OLHAR SOB A CIDADE DE FLORIANÓPOLIS/SC Pôster
GearleyLeopoldino Veloso; EglieniTrevezani NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS COM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE EDUCADORES DE GEOGRAFIA EM NOVA VENÉCIA – ES Oral
Geison da Silva Pacheco; Dulce Dorta Montanari; Sirlene de Moraes Macedo; Júlio Aurélio Juvencio EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PRÁTICAS EDUCATIVAS NO LABORATÓRIO DE MINERAÇÃO DO IFES/NOVA VENÉCIA COM EDUCANDOS DA EMEF VENECIANO Oral
Geórgia Pedro Corvino A CATEGORIA DE REGIÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: CONTEÚDO E COTIDIANO EM DIÁLOGOS Pôster
Geovana Do Rosário Silva; Matheus Carvalho De Abreu Rodrigues; Ana Carolina Dos Santos Dias; Jeniffer Andreissy Alves Souza PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA AULA DE CAMPO EM CAMETÁ-PA Oral
Geovane Tito da Conceição; Cristiane Oliveira dos Anjos; Eliel Viscardis Damião Santos; Patrícia Almeida dos Santos A PRODUÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE GEOGRÁFICA A PARTIR DE LIVROS DIDÁTICOS E DO ROMANCE IRACEMA Oral
Gerusa Martins da Silva; Jéssica Martins da Silva PLANEJAR E CONHECER: A IMPORTÂNCIA DAS VIVENCIAS NO ESPAÇO ESCOLAR NO PERÍODO DO ESTAGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA Oral
Gilberto Gomes de Souza; João Manoel Nascimento dos Santos; Wiliam Falcão Lopes A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM CARTOGRÁFICA: ESTUDO COM PROFESSORES EM ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNCIPIO DE SALVADOR (BA) Oral
Gilberto Pereira Rocha de Godoi EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GEOGRAFIA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA Oral
Gisa Fernanda Siega Rocha; Sílvia Elena Ventorini A INFLUÊNCIA DAS TEORIAS CURRICULARES E DA INSERÇÃO DO SUJEITO IDOSO NO ENSINO DE CARTOGRAFIA Oral
Glauber Barros Alves Costa O PIBID DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O RELATO DE UMA EXPERIENCIA Pôster
Graciele Aparecida Cassiano; Larissa Bruna da Silva O PIBID GEOGRAFIA E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FEIRA DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ALFENAS-MG Pôster
Graziela Franceschet Farias; Pricila Rodrigues Flores ENSINO DE GEOGRAFIA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPERIÊNCIAS DE SALA DE AULA Oral
Guilherme Cardoso Estevão; Claudio Boeira Júnior; Rosa Elisabete MilitzWypyczynski Martins GEOGRAFIAS APLICÁVEIS Pôster
Guilherme Guiari; Jamilson de Souza; Laura Andrade Viana; Reinaldo Monteiro Campos AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA REALIZADA PELO PIBID-GEOGRAFIA NA ESCOLA ESTADUAL PADRE JOSÉ GRIMMINCK EM ALFENAS-MG Oral
Guilherme Preato Guimarães; Ester Ribeiro Moreira; Clézio dos Santos; Gabriel Pereira da Cruz UMA ANÁLISE DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA BAIXADA FLUMINENSE/RJ Oral
Gustavo Gabriel Garcia; Matheus de Moura dos Reis LITERATURA COMO PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA Oral
Gustavo Henrique Camargo Eufrasio; Carmem Lucia Costa REFORMAS EDUCACIONAIS QUE ATACAM O ENSINO DE GEOGRAFIA: A BNCC E O ESCOLA SEM PARTIDO COMO FERRAMENTAS DE RETROCESSO Pôster
Heitor Silva Sabota A GEOGRAFIA NAS ATIVIDADES ESCOTEIRAS: O MÉTODO DE ENSINO E FUNDAMENTAÇÃO PEDAGÓGICA Pôster
Helania Martins de Souza; Ana Maria Pinto Ramos A PRÁTICA DO TRABALHO DE CAMPO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO Oral
Helder Gomes Costa; Carolina Machado Rocha Busch Pereira O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Oral
Helena Pinheiro Dantas; Lucas Correa Santoro; Daniel Melo da Silva; Fabio Soares Queiroz O MEU LUGAR: TRAJETÓRIAS E SABERES DA SALA DE AULA Oral
Helenice Aparecida Ricardo; Amélia Regina Batista Nogueira OS MAPAS MENTAIS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES INDÍGENAS DO ALTO RIO NEGRO – AM Oral
Henrique Pereira Almeida dos Santos; Ana Beatriz Santos; Lucas da Silva Isidorio ENSINO DO CICLO DAS ROCHAS A PARTIR DOS CONCEITOS DA TRADIÇÃO YORUBÁ Pôster
Heverton José Teixeira da Cruz; Clayton Luiz da Silva BREVES NOTAS SOBRE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: UM RELATO SOBRE A APLICAÇÃO DE CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO SOCIAL Oral
Hilton Marcos Costa da Silva Junior GEOGRAFIA ESCOLAR: DISCUSSÕES SOBRE A IDENTIDADE DISCIPLINAR E SOBRE A CONDIÇÃO ESPACIAL DA PRÁTICA DOCENTE Oral
Hortência de Jesus Rodrigues Alves MIRANDO AO CELULAR: APRENDIZAGENS DE GEOGRAFIAS VIZINHAS Oral
Humberto Cordeiro Araujo Maia; Joseane Gomes de Araújo; José Vitor Rossi Souza; André Luiz Silva Carvalho GEOGRAFIA, INFÂNCIA E LUDICIDADE: UM DIÁLOGO SOBRE A CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS GEOGRÁFICOS Oral
Iana Raquel Dantas de Oliveira; Ione Rodrigues Diniz Morais; Djanní Martinho dos Santos Sobrinho CONTRIBUIÇÕES DO USO DAS TICS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DAS ESCOLAS DE CAICÓ-RN Pôster
Iapony Rodrigues Galvão; Fábio Márcio de Oliveira O PROGRAMA “RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA”  NA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO CERES – UFRN:  REFLETINDO E CONSTRUINDO A PRÁTICA DOCENTE Oral
Igor Armindo Rockenbach; Nestor André Kaercher DOS DEBATES TEÓRICO-METODOLÓGICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA UMA PRÁTICA DOCENTE SIGNIFICATIVA Oral
Igor Cauê Vieira; Rafaela de Oliveira Mine MAPEAMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO BÁSICA OBRIGATÓRIA NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS/SP E A DISTRIBUIÇÃO DOS ESTAGIÁRIOS DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNICAMP EM 2018 Oral
Igor de Jesus Santos; Bruna Souza Silva; Claudia Pereira de Souza Pires ENTRE AÇÕES, PERCEPÇÕES E CONTRIBUIÇÕES: NARRATIVAS DE JOVENS PROFESSORES NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE GEOGRAFIA. Oral
Igor Piazzi Santa Rosa ENSINO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA EM UMA ESCOLA RURAL: PRÁTICA EDUCATIVA NA ESCOLA ESTADUAL JUSCELINO BENEDITO DE ARAÚJO Pôster
Igor Silvério Macedo; Silvia Elena Ventorini CARTOGRAFIA ESCOLAR E ÁREAS DE RISCOS: MATERIAL E CONSTRUÇÕES DIDÁTICAS Pôster
Indira Rocha Marques; Anna Thereza Corrêa Trindade; Érica Adriene Andrade Macedo; Heitor Alliende da Costa AMBIENTE ESCOLAR E SEGREGAÇÃO SOCIAL Oral
Ione Oshida; Renata Barrocas UTILIZAÇÃO DAS LINGUAGENS ICONOGRÁFICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA Oral
Ione Rodrigues Diniz Morais; Aurinéia Cândida dos Santos FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: ITINERÁRIOS FORMATIVOS NA UFRN Oral
Isaac Goulart da Silva AGORA O MEME FOI LONGE DEMAIS: UMA ANÁLISE DO COTIDIANO ATRAVÉS DO HUMOR Oral
Isabella Cavalcanti dos Reis; Gustavo Souto Perdigão Granha A CARTOGRAFIA ESCOLAR: UMA ANÁLISE DOS MÉTODOS E ABORDAGENS DE ENSINO E SUA DEFICIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Pôster
Isabella de Carvalho Souza;Ana Flávia Pereira; Ana Paula Nunes Chaves; O CAMINHO GUARANI NO PARQUE MUNICIPAL DA LAGOA DO PERI COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DO SABER GEOGRÁFICO Oral
Ismael Donizete Cardoso de Moraes; Leovan Alves dos Santos; Diego Nascimento Mustafé PROFESSORES DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO EM GOIÁS E REFORMAS CURRICULARES: INFLUÊNCIAS NA PRÁTICA DOCENTE Oral
Iuri Campos de Souza DO TEMPO AO CLIMA: O USO DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA PARA O ENSINO DE CLIMATOLOGIA ESCOLAR Oral
Iuri Campos de Souza DO TEMPO AO CLIMA: O USO DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA PARA O ENSINO DE CLIMATOLOGIA ESCOLAR Pôster
Ivan dos Reis Cardoso GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: SENTIDOS E COMPLEMENTARIDADE Pôster
Ivaneide Silva dos Santos; Marcone Denys dos Reis Nunes QUESTÕES CURRICULARES E FORMAÇÃO DOCENTE POR UMA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA Oral
Ivonete da Conceição; Jocineia de Jesus Santos; Claudia Moreira Pires A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: COLABORAÇÕES NO ENSINO DE GEOGRAFIA Oral
Izabelle de Oliveira Felez; Aline Maria Nahm RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS E SUAS MOTIVAÇÕES Oral
Izis Santiago; Grace Bungenstab Alves ENSINO DA GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR: ESCASSEZ DE PESQUISAS E DEMANDAS EM PROFUSÃO Oral
Janine Cordeiro Braga UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CERRADO: O TRABALHO DE CAMPO ALIADO A LINGUAGEM FOTOGRÁFICA Oral
Jaqueline de Paula Sabino; Rafaela Vieira Naiwerth ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA CACIQUE ONOFRE KANHGREN: CAMINHOS PARA UMA GEOGRAFIA INTERCULTURAL Pôster
Jardel da Silva Oliveira Junior A GEOGRAFIA E A VISÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO ACERCA DA DISCIPLINA ESCOLAR Oral
Jariane de Oliveira dos Santos; Luana Teixeira dos Santos; Cláudia Moreira de Souza Pires RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE SOBRE SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DA UNEB/CAMPUS V Oral
Jeam Claude de Souza Gomes; Rebecka de França; Maria Cristina Cavalcanti de Araújo PIBID DE GEOGRAFIA E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA – IFRN/CNAT Oral
Jean Volnei Fernandes; Maciel Pereira da Silva A FOTOGEOGRAFIA COMO POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM PARA OS ALUNOS SURDOS Oral
Jefferson da Silva Santos; Domitila TheilRadtke; Eliana Marta Barbosa de Morais CINEMA, CLIMA E TRABALHO DE CAMPO: POSSIBILIDADES PARA ENCAMINHAR O ENSINO DE GEOGRAFIA Pôster
Jemima Silvestre da Silva; Ione Rodrigues Diniz Morais A PESQUISA NO ÂMBITO DA GEOGRAFIA ESCOLAR: REFLETINDO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE EM GEOGRAFIA Oral
Jennifer Melgaço Caldas; Lizandra Costa Murta Araújo dos Santos; Ednice de Oliveira Fontes Baitz ESTRUTURA DA TERRA: UMA EXPERIÊNCIA LUDICA Oral
Jéssica da Silva Rodrigues Cecim; Viviane Lousada Cracel O RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA BNCC A PARTIR DE METODOLOGIAS ATIVAS Oral
Jéssica Danielle Ferreira do Amaral; Sandra de Castro de Azevedo O XADREZ COMO INSTRUMENTO NO ENSINO DE GEOGRAFIA Oral
Jéssica de Jesus Santos Mota; Iderlânia Santana Pires; Cláudia Moreira de Sousa Pires CONSTRUÇÃO DA(S) IDENTIDADE(S) DOCENTE ATRAVÉS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA Oral
Jéssica Ferreira de Castro; Amanda Kelly Bezerra da Silva (RE) PENSANDO A ABORDAGEM SOBRE O DESMATAMENTO NA GEOGRAFIA ESCOLAR: O JÚRI SIMULADO COMO METODOLOGIA Pôster
Jessica Gomes de Jesus PARA O ENADE: O “ESQUEMA 3+1” PERMANECE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA? Oral
Jéssica Maria dos Santos Rolim; Diego da Costa Pinheiro; José Rodrigues de Morais PRÁTICA PEDAGÓGICA EM AVALIALIAÇÃO CONSTRUTIVISTA: UM PERCURSO PELAS INSTALAÇÕES GEOGRÁFICAS Oral
Jéssica Martins da Silva; Gerusa Martins da Silva A IMPORTÂNCIA DAS OFICINAS NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM Oral
Jessilyn Gomes da Silva; Gleika Marques da Silva ESCOLA SEM PARTIDO OU PARTIDO DO MERCADO? Oral
Jhonatan Vicentini; Vanessa Evangelista Rocha; Gabriela Pires Leonardo DA LAMA AO CAOS: A TRAGÉDIA DE MARIANA (MG)  SOB O OLHAR DA HISTÓRIA IMEDIATA  E  DO ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR Pôster
Joanna Luísa Barros dos Santos; Karla Sabrina de Souza Pereira; Angélica Mara de Lima Dias; Luiz Eugênio Pereira Carvalho JOGOS PEDAGÓGICOS E O ENSINO DA GEOGRAFIA ESCOLAR Oral
João Luiz Cuani Junior; Márcia Cristina de Oliveira Mello A INFLUÊNCIA DO NACIONALISMO E DE DELGADO DE CARVALHO NO CURRÍCULO DE GEOGRAFIA, DO ENSINO SECUNDÁRIO DE 1935, PROPOSTO POR  MARIA CONCEIÇÃO VICENTE DE CARVALHO, PIERRE MONBEIG E AROLDO DE AZEVEDO Oral
João Paulo Maciel; Lerice de Castro Garzoni A LEI 11.645/2008 E O ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO MÉDIO Pôster
João Vitor GobisVerges; Nivea MassarettoVerges ENSINO DE GEOGRAFIA COM AUXÍLIO DE JOGOS ONLINE: UMA ANÁLISE SOBRE O “KAHOOT” Oral
Jonas Ambrósio Hamud A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA ATRAVÉS DO PROJETO DE EXTENSÃO A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA Oral
Jonas Lopes dos Santos Filho O FÔLDER COMO RECURSO DIDÁTICO PARA A (RE)APRESENTAÇÃO DA GEOGRAFIA NO INÍCIO DO ANO LETIVO: UMA EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA Oral
Jonas Ramos Pimentel; Phillipe Valente Cardoso; Igor Afonso Borges USO DA REALIDADE VIRTUAL COMO PROPOSTA NO ENSINO DE GEOGRAFIA Pôster
Jonny Alan Morais; Julia Gabriela Valverde Laureano; Nivaldo Oliveira; Lindberg Nascimento Junior A PRODUÇÃO DO ESPAÇO COMO PROPOSTA DE ENSINO DA HISTÓRIA DE ÁFRICA Oral
José Ramon de Brito Macedo; Patrícia da Silva Felix INTERVENÇÕES URBANAS NA CIDADE DO CRATO: O PROCESSO CRIATIVO COM O USO DA METODOLOGIA DAS INSTALAÇÕES GEOGRÁFICAS Pôster
José Ramon de Brito Macedo; Patrícia da Silva Felix INTERVENÇÕES URBANAS NA CIDADE DO CRATO: O PROCESSO CRIATIVO COM O USO DA METODOLOGIA DAS INSTALAÇÕES GEOGRÁFICAS Pôster
José Rodrigues de Morais; Emerson Ribeiro; Jessica Maria dos Santos Rolim O PROCESSO CRIATIVO E AS INSTALAÇÕES GEOGRÁFICAS Oral
Joseane Gomes de Araujo; Andreia Aparecida Zacarias EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E LINGUAGEM CARTOGRÁFICA: NOVOS DESAFIOS FRENTE AS PROPOSTAS CURRICULARES BRASILEIRAS? Oral
Júlia BoelterNickel A INVISIBILIDADE DA DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA Oral
Juliana Andrade Moura ATELIÊ MULTIDISCIPLINAR: EU NO MUNDO, O MUNDO EM MIM. UM ESTUDO SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES NO LUGAR E O MEIO AMBIENTE URBANO NO JARDIM SANTA LÚCIA – CAMPINAS/SP. Oral
Juliana Cristina Ribeiro da Silva; Patrícia Helena Mirandola Garcia SALVEM A PROFESSORINHA: DE CONTEUDISTA A SOCIOCONSTRUTIVISTA. E AGORA, JOSÉ? Oral
Juliana MaddalenaTrifilio Dias ASSOCIAÇÃO LIVRE: ENTRE A PSICANÁLISE E O ENSINO DE GEOGRAFIA Oral
Júlio Cesar Libanio Duarte METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ANÁLISE DESCRITIVA DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS Pôster
Júlio de Souza Santos; Daiane Gil dos Santos RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA COM EDUCANDOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EMEF VENECIANO – NOVA VENÉCIA-ES Oral
Jully Rodrigues dos Campos; Sara de Souza Figueiredo; Amanda de Castro Lima; Edileuza Dias de Queiroz A PRESENÇA DA GEOGRAFIA NO ENSINO DOS INSTITUTOS FEDERAIS NA BAIXADA FLUMINENSE Pôster
Jussara Fraga Portugal; Danielle de Santana França; Luana Cerqueira de Souza; Marcelo Alves de Queiroz ENTRE SONS E IMAGENS: ENSINO DE GEOGRAFIA E LINGUAGENS Oral
Jussiara Dias dos Santos; Humberto Catuzzo O CHÃO QUE VOCÊ PISA: PRÁTICAS ITINERANTES PARA O ENSINO DE SOLOS Oral
Kaio Pereira Machado;Caio de Carvalho Mauricio; Maria Beatriz Martins Pimentel; Anice Esteves Afonso PREVENÇÃO DE DESASTRES NATURAIS NO ENSINO BÁSICO DE GEOGRAFIA: USO DE CARTILHAS Pôster
KalinaSalaib Springer; Luana ZimmerSarzi A FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA: AÇÕES VOLTADAS PARA A MINIMIZAÇÃO DE PRÁTICAS DE BULLYING ESCOLAR Oral
Kamila Santos de Paula Rabelo; Odiones de Fátima Borba O ESTADO DA ARTE DA PESQUISA SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: AS CONTRIBUIÇÕES PARA UMA RESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO Oral
Karen Miyasato Ribeiro MÚSICA E IMAGINAÇÕES ESPACIAIS: UMA ANÁLISE A PARTIR DE ESTUDANTES DE ESCOLA PÚBLICA DE DOURADOS (MS) Oral
Karina Rousseng Dal Pont A (IM) POSSIBILIDADE DO MAPA Oral
Karla Annyelly Teixeira de Oliveira; Kamila Santos de Paula Rabelo; Lana de Souza Cavalcanti; Maria Eduarda Andrade de Faria CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS NAS ESCALAS LOCAL/REGIONAL, NO CONTEXTO DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) Oral
Karolaine Pires dos Santos A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO NOS ANOS INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Pôster
Karolaine Santos Silva; Arthur Silveira Azevedo; Claudionete Candia Araujo; Sônia de Souza Mendonça Menezes DA TEORIA À PRÁTICA NAS AULAS DE CAMPO: O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA Oral
Karolayne Araújo Coelho; Mariana Amâncio de Sousa Moraes EDUCAÇÃO E INCLUSÃO: O USO DE JOGOS COMO UMA METODOLOGIA PARA A INTEGRAÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS Oral
Keila Miranda Tachevski RELAÇÃO DO GÊNERO FEMININO E ENSINO DE GEOGRAFIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS Pôster
Kinsey Pinto GEOGRAFIA: ENSINO E NEUROCIÊNCIAS Pôster
Laís ManescoGrigolon; Henrique Santos Domingos; Bruna Rossin; Maria Bernadete Sarti da Silva Carvalho REGIÃO E REGIONALIZAÇÃO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O ENSINO FUNDAMENTAL Oral
Laleska Costa de Freitas; Nilton Abranches Júnior; Layre Martins da Silva LICENCIATURAS HETERONORMATIVAS? UMA VISITA AOS FLUXUOGRAMAS DE LICENCIATURAS EM GEOGRAFIA DA UERJ Oral
LândersonAntória Barros; Christiano Corrêa Teixeira A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS, MOVIMENTOS E POSSIBILIDADES Oral
Lara de Araújo Luzente; Luiz Fellype Xavier Costa GLOBALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLIE SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA Oral
Lara Marques da Silva A ABORDAGEM DA CARTOGRAFIA E O DESENVOLVIMENTO DAS PERCEPÇÕES ESPACIAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Pôster
Larissa Lima de Souza A ÁFRICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: ROMPENDO REPRESENTAÇÕES DE UMA “HISTÓRIA ÚNICA” EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS (RJ). Oral
Larissa Loyola Cavalcanti DA UNIVERSIDADE À ESCOLA BÁSICA: SEMANA DE GEOGRAFIA E PIBID NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Pôster
Larissa Marchesan; Lívia de Souza C. Selhane; Ana Maria H. Preve IMAGENS QUE SE DESFAZEM: HORTAS ESCOLARES NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA Oral
Larissa Soares de Siqueira Maria; Cleber Abreu da Silva CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO PROFESSOR EM QUE ESCOLA E UNIVERSIDADE REALMENTE DIALOGUEM. EMBATES E BOAS EXPERIÊNCIAS ATRAVÉS DO PIBID Pôster
Larissa Souza Mâcedo; Adriana Queiroz do Nascimento Pinhorati O UNIVERSO DO PROGRAMA DE RESIDENCIA PEDAGÓGICA: PERSPECTIVAS SOBRE SEU DESENVOLVIMENTO Oral
Laura Butti do Valle CARTOGRAFIA NARRATIVA E O ENSINO DE GEOGRAFIA: O MAPEAMENTO DE HISTÓRIAS DE VIDA COMO RECURSO METODOLÓGICO NAS ESCOLAS Oral
Laurecy Rodrigues Freire O CONCEITO DE PAISAGEM NO ENSINO MÉDIO Oral
Lauro Felipe Queiroz Leal A OFICINA PEDAGÓGICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA COM O PIBID Oral
Layanne Almeida de Souza; Matheus Bueno Siqueira Moura RPG  E O ENSINO DE GEOGRAFIA: PRESSUPOSTOS INICIAIS DE UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA Pôster
Leandro Dos Santos Oliveira; Andresa Lorrane de Carvalho Sousa; Andresa Lorrane de Carvalho Sousa A GEOGRAFIA ESCOLAR E OS RECURSOS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE DO USO DAS MAQUETES NO ENSINO DE GEOGRAFIA Pôster
Leandro Fabrício Campelo POTENCIALIZANDO A AVALIAÇÃO EM GEOGRAFIA COM A TÉCNICA DE MAPEAMENTO CONCEITUAL Oral
Leda Valeria Santos CONSTRUÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA EM QUE EDUCANDOS E EDUCADORES SEJAM SUJEITOS DE UM PROCESSO Oral
LeonamBonato da Silva; Luísa Marques Dias; Carolina da Silva Santos A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DO ALUNO Pôster
Leonardo Dirceu de Azambuja O ENSINO DE GEOGRAFIA NA BNCC: OS PERCURSOS DIDÁTICOS, DAS HABILIDADES ÀS COMPETÊNCIAS Pôster
Leonardo Ferreira Farias da Cunha; Cristina Maria Costa Leite A ABORDAGEM DOS COMPONENTES FÍSICO-NATURAIS NA GEOGRAFIA ESCOLAR Oral
Leonardo Romeiro Mendes; Marcelo Miller Barreto A CRISE HÍDRICA DO DISTRITO FEDERAL. UM EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA NO ENSINO MÉDIO Oral
Leovan Alves dos Santos AS SIGNIFICAÇÕES CURRICULARES E SUA RELAÇÃO COM O TRABALHO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA Oral
Lívia Danielle Rodrigues do Nascimento; Maria Francineila Pinheiro dos Santos; Lucas da Silva Souza TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA Oral
Lizandra Mayara de Oliveira Teixeira; Luciano AntonioFurini; Rogério Borges MAQUETES COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O APRENDIZADO SOBRE A MOBILIDADE URBANA Oral
Lorena Francisco de Souza; Luiza Helena Barreira Machado PROJETOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA EM GOIÁS: CONEXÕES E DISSONÂNCIAS ENTRE A UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS E O INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS Oral
Luan do Carmo da Silva; Daniel Garcias Gonçalves CONHECIMENTOS GEOGRÁFICOS DAS COLEÇÕES DIDÁTICAS INTERDISCIPLINARES DO GUIA DO LIVRO DIDÁTICO 2019 Oral
Luana Ferreira Correia O PIBID/PUC-RIO: EXPERIÊNCIAS DE IMPACTO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA Oral
Luana Guidoni; Letícia KoltumGrosse OFICINAS SOBRE MOVIMENTOS DA TERRA E FUSOS HORÁRIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DE ESTÁGIO EM GEOGRAFIA COM ALUNOS DA EJA Oral
Luana Rampinelli Quaresma; Victor Ventura da Luz PRODUÇÃO DE UM  GLOBO TERRESTRE E UM PLANISFÉRIO: UM BALÃO DE FESTA COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA Pôster
Lucas Augusto Rosa; Caroline Vieira de Souza; Francislaine Soledade Carniel; Thais Angela Cavalheiro de Azevedo A VALORIZAÇÃO DOS SABERES DOCENTES NA CONSTRUÇÃO DO ALMANAQUE DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO DA REGIÃO METROPOLITANA DE RIBEIRÃO PRETO Oral
Lucas Bussi Ferreira do Sacramento; Aldo Luiz Fernandes Souza; Claudio Nascimento da Costa ENSINAR GEOGRAFIA NO ENSINO MEDIO INTEGRADO: UMA EXPERIÊNCIA NO IFPA Oral
Lucas Costa ESCOLA NA PRÁTICA, A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS ESCOLARES NA FORMAÇÃO DO GRADUANDO Oral
Lucas da Silva Souza; Maria Francineila Pinheiro dos Santos; Livia Danielle Rodrigues do Nascimento LETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM GEOGRAFIA Oral
Lucas Farias Araújo; Eder Marques Paiva; Lucas Bussi Ferreira do Sacramento O PENSAMENTO GEOGRÁFICO COMO UM MEIO DE DESNATURALIZAR O PRECONCEITO: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DA JUSTIÇA SOCIAL CONTRA O RACISMO A PARTIR DO CONHECIMENTO GEOGRAFICO Oral
Lucas Fukami Bittencourt; Julia de Faria; Weber Rodrigo de Carvalho O USO DE JOGO TEATRAL  COMO PROPOSTA LÚDICA  NO CONCEITO DE MIGRAÇÃO Oral
Lucas Gabriel da Silva; Djanni Martinho dos Santos Sobrinho; Tania Cristina Meira Garcia MAPAS CONCEITOS COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA Oral
Lucas Gabriel Lourenço Borges; Sara Firmino de Mesquita; Marcus Vinicius Silva de Jesus; Janaína Faria Oliveira A REDE DE ESCOLAS TÉCNICAS DE ENSINO MÉDIO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NA BAIXADA FLUMINENSE Pôster
Lucas Gutierrez Trevisan PARADIMAS CRÍTICOS E OS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UFSCAR-SOROCABA Oral
Lucas Ponte Mesquita; Andreia C. Momoli; Luisa R. Tacca [DES] CONSTRUIR PARA O PENSAR POLÍTICO NA GEOGRAFIA: DIÁLOGOS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UFFS Oral
Lucas Serpa da Silva; Ligia Cardoso Carlos IDENTIDADE DOCENTE: DA FORMAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) ÀS SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS Oral
Luciana Vieira O LUGAR COMO REFERÊNCIA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA: TRAJETÓRIA DOCENTE NO ESTADO DE SANTA CATARINA Oral
Lucimar de Fátima dos Santos Vieira; Gabriel Moraes Vianna; SthefaniaKappelPinzon; Vitória Gaspary TABULEIRO MÁGICO COMO FERRAMENTA PARA SER UTILIZADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Pôster
Luis Felipe Catusso Valle INTERPRETAÇÕES SOBRE O ESPAÇO GEOGRÁFICO A PARTIR DO MUNDO VIRTUAL Oral
Luis Guilherme Maturano; Andrea Coelho Lastória O CONCEITO DE PAISAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA: REFLEXÕES ACERCA DOS CURRÍCULOS Pôster
Luís Henrique de Castro dos Santos; Gabriela Aparecida Lima da Silva; Vera Lúcia dos Santos Plácido NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS – UMA DISCUSSÃO CARTOGRÁFICA DOS BIOMAS DO BRASIL E SUA DEGRADAÇÃO Oral
Luís Henrique Dias Rocha O CINEMA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: APONTAMENTOS A PARTIR DA ANÁLISE DAS COLEÇÕES APROVADAS NO PNLD/2018 Oral
Luiz Antônio de Souza Pereira A URBANIZAÇÃO BRASILEIRA NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL Oral
Luiz Eugênio Pereira Carvalho; Raphaela Barbosa de Farias Rodrigues GERENCIALISMO PRIVADO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: O INSTITUTO DE CORRESPONSABILIDADE PELA EDUCAÇÃO (ICE) NA PARAÍBA Oral
Luiza Vitória Ribeiro de Paiva; Camila Freire Sampaio TEATRO COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA Pôster
Maciel Pereira da Silva; Jean Volnei Fernandes A TRANSMIDIAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA LINGUAGEM MOTIVADORA Oral
Manuela de Jesus Santos DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES À SALA DE AULA: O DESAFIO DE ALINHAR CURRÍCULO À PRÁTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA, REFLEXÕES A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA Pôster
Manuela Evangelista da Silva; Jussara Fraga Portugal AS REDES SOCIAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: CONCEPÇÕES, SÍMBOLOS E SIGNIFICADOS Oral
Mara Edilara Batista de Oliveira; Daniel Luiz Poio Roberti A PRODUÇÃO DO ATLAS ESCOLAR MUNICIPAL COMO MEDIAÇÃO NA INSERÇÃO DOS BOLSISTAS DO PIBID NAS ESCOLAS: AS EXPERIENCIAS DO NÚCLEO DE GEOGRAFIA DA UFF DE ANGRA DOS REIS Oral
Marcela Guimarães Lacerda A PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ASSOCIAÇÕES ESCOLARES: ESCOLA NOSSA E ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DE NITERÓI Oral
Marcélia Vieira Torres; Alexandra Maria de Oliveira PAISAGENS DE FÉRIAS NO SERTÃO DO CEARÁ Oral
Marcelo Gaudêncio Brito Pureza; Sonia Maria VanzellaCastellar COMPREENDER O GLOBAL A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE LUGAR Oral
Marcelo Henrique de Souza A UNIÃO DA TEORIA ESTUDADA EM SALA DE AULA COM A PRÁTICA DE CAMPO SOBRE URBANIZAÇÃO NO ENSINO MÉDIO ENVOLVENDO A MOBILIDADE NA PERSPECTIVA DE UM INCHAÇO URBANO Oral
Marcelo Miller Barreto; Leonardo Romeiro Mendes O USO DO GOOGLE EARTH NO ENSINO DAS COORDENADAS GEOGRÁFICAS: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICA DE ENSINO Oral
Márcia Cristina de Oliveira Mello FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA PARA A ESCOLA SECUNDÁRIA: A CONTRIBUIÇÃO DA FFCL DA USP (1934-1960) Oral
Márcia Verssiane Gusmão Fagundes; Adriany de Ávila Melo Sampaio A LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL COMO INSTRUMENTO DA EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL Pôster
Márcio AbondanzaVitiello QUEM ESCREVE O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA? Oral
Márcio Adriano Bredariol; André Luís Pinto de Oliveira A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: A PROPOSTA DE BASE NACIONAL COMUM DO CENTRO PAULA SOUZA (SÃO PAULO) Oral
Marco Aurélio Dias Zózimo; Loçandra Borges de Moraes CONSTRUÇÃO E USO DE MAQUETES NO ENSINO DE CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA FÍSICA Oral
Marcos Irineu Klausberger ESPAÇO SEM LIMITES: O PAPEL DA GEOGRAFIA NO CURRÍCULO DE ESCOLAS DE FRONTEIRA Oral
Marcos Vinícius Vieira do Nascimento; Karolayne Araújo Coelho ESTÁGIO CURRICULAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CINEMA NA REALIDADE ESCOLAR NO GRANDE BOM JARDIM – FORTALEZA (CE) Pôster
Maria Anezilany Gomes do Nascimento EXPERIÊNCIAS INTERNACIONAIS DE ARTICULAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE Oral
Maria Aparecida Afonso Oliveira; Eliano de Souza Martins Freitas EDUCAÇÃO DO CAMPO E ENSINO DE GEOGRAFIA: REFLEXÕES SOBRE A TEMÁTICA DA ÁGUA, EM UMA ESCOLA DO CAMPO Oral
Maria Bernadete Sarti da Silva Carvalho PROFESSORES DE GEOGRAFIA CONSTRUINDO ESPAÇOS DE FORMAÇÃO Oral
Maria do Socorro Barbosa Almeida dos Santos; Marcela Vitória de Vasconcelos; Maria Pereira da Silva Xavier ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS SURDOS: METODOLOGIAS APLICADAS EM SALA DE AULA Pôster
Maria do Socorro Ferreira da Silva; Vicentina Socorro da Anunciação OLHARES PARA AS UNIDADE DE CONSERVAÇÃO: O DESPERTAR PARA A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS  A PARTIR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICAL Oral
Maria Edivani Silva Barbosa A PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA PARA ALÉM DA RACIONALIDADE TÉCNICA Pôster
Maria Eduarda Andrade de Faria POTENCIALIDADES DO USO DE FASCÍCULO DIDÁTICO PARA ENSINAR TEMAS LOCAIS NAS AULAS DE GEOGRAFIA Pôster
Maria Julia Pereira dos Santos; Lucas Victor Faria; Thiago Acilino Francisco; Renan Leobino Alves Felippe O PIBID GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO INCLUSIVAS E O PROJETO TELESSALA EM MINAS GERAIS Pôster
Maria Michele da Costa Soares; Felipe Júlio Soares; Alexandra Maria de Oliveira ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NO INSTITUTO CEARENSE DE EDUCAÇÃO DE SURDOS Pôster
Maria Pereira da Silva Xavier; Armstrong Miranda Evangelista O CONCEITO DE ESPAÇO GEOGRÁFICO NA TRAJETÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO: NOTAS PARA DISCUSSÃO Oral
Maria Rita de Castro Lopes BOLETIM PAULISTA DE GEOGRAFIA (1949-1979): LEITURA SOBRE O SABER GEOGRÁFICO ESCOLAR Oral
Maria Wesla Nogueira da Silva; Luana Borges Trigueiro de Souza; Danielle Rodrigues Da Silva POTENCIALIDADES E LIMITES DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID) NO FAZER DOCENTE DO PROFESSOR SUPERVISOR DE GEOGRAFIA Pôster
Mariana Amâncio de Sousa Moraes; Eduardo Rodrigues Alves; Marcos Vinícius Vieira do Nascimento A CARTOGRAFIA SOCIAL NA ELABORAÇÃO DE MAPAS AFETIVOS SOBRE O ESPAÇO ESCOLAR E SUA(S) REPRESENTATIVIDADE(S) Pôster
Mariana Carlos Alves; Nikoly Barbosa da Silva O ROMPIMENTO DO IMÁGINARIO COLONIAL NA INVENÇÃO DA IDEIA DE ÁFRICA E UMA NOVA PRODUÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR Oral
Mariana Covas Costa; Marcos Thiago Da Costa Souza; Leonardo Lima; José Mario Quaresma POR UMA CARTOGRAFIA ESCOLAR DESCOLONIAL Pôster
Mariana Guedes Raggi; Edna Telma Fonseca e Silva Vilar ESPACIALIDADES LITERÁRIAS, AS IMAGENS DO SÍTIO DE DONA BENTA Oral
Mariana Lima Loterio USO DE GEOTECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: ANÁLISE DO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA Oral
Mariana Martins de Meireles; Gabriel Siqueira Corrêa LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA: NARRATIVAS, POVOS DO CAMPO E A PRODUÇÃO DE “NÃO-EXISTÊNCIA” Oral
Mariana Romanzini Freire; ThonDalles Silva O ENSINO DE GEOLOGIA: UMA PONTE ENTRE A DISCIPLINA NA ACADEMIA E A GEOGRAFIA ESCOLAR Oral
Mariana Vicentini Rodrigues; Ana Cecília Bernardes Moura Oliveira; Alícia de Oliveira Moreira Pereira; Erica Cristina Nogueira dos Santos PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ALUNOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA POR MEIO DE CONFECÇÃO DE MAQUETES: RELATO DE EXPERIÊNCIA E IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL Pôster
Marielly de Sousa Miranda CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE CIDADE A PARTIR DA TEMÁTICA DA ACESSIBILIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA Oral
Marina Coelho Rosa e Silva CARTOGRAFANDO FLORIANÓPOLIS: OUTRAS POSSIBILIDADES DO MAPA EM SALA DE AULA Oral
Marina de Santana Corrêa O POTENCIAL DA GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Pôster
Marina Sbrocco; Manoel Felix da Cruz Neto; Tânia Seneme do Canto CARTOGRAFIAS DO ESPAÇO COTIDIANO Oral
Marina Soares Ribeiro FORMAÇÃO DE DOCENTES EM GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Oral
Mario Marcio Geminiano; Nathália Pereira Dourado; Lucas Henrique de Souza; Patricia Helena Mirandola Garcia ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE HIDROGRAFIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO, EM 2018 Oral
Marísia Margarida Santiago Buitoni; Henoch Gabriel Mandelbaum OS IMIGRANTES COREANOS NA REMODELAÇÃO DO BAIRRO DO BOM RETIRO, NA CIDADE DE SÃO PAULO – SP: TRANSFORMAÇÕES, VIDA COMUNITÁRIA E TERRITORIALIZAÇÕES Oral
Maristela Rocha Lima; Manuela Evangelista da Silva ENSINO DE GEOGRAFIA E INCLUSÃO: PROPOSIÇÕES QUE POTENCIALIZAM APRENDIZAGENS E INTERAÇÕES Pôster
Marnielly Barbosa Carneiro; Maria Edivani Silva Barbosa METODOLOGIAS ATIVAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: INTERVENÇÕES DO PIBID COM O PROJETO VIDA NA METRÓPOLE Oral
Mateus Beserra Gomes A APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR DO PIBID GEOGRAFIA UECE: O CASO DA ESCOLA MUNICIPAL ODILON GONZAGA BRAVEZA/FORTALEZA CE Oral
Matheus Bueno Siqueira Moura; Layanne Almeida de Souza ESTÁGIO SUPERVISIONADO – UMA MIGRAÇÃO DE CONHECIMENTOS E EMOÇÕES Oral
Matheus Carvalho de Abreu Rodrigues; Jeniffer Andreissy Alves Souza; Lucas Pereira Ferreira RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DO PIBID NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE UM DOCENTE NA EEEM DE TEMPO INTEGRAL PROF. MANOEL LEITE CARNEIRO Pôster
Matheus de Moura dos Reis; Gustavo Gabriel Garcia A CONTRIBUIÇÃO DE JOGOS DE INTERPRETAÇÃO DE PAPÉIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS ABSTRATOS EM GEOGRAFIA Pôster
Matheus de Oliveira Fernandes Adão RELEVO NA PALMA DA MÃO: ELABORAÇÃO DE MAQUETE HIPSOMÉTRICA POR ALUNOS(AS) DE ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SERRA, ESPÍRITO SANTO Pôster
Matheus Gouveia A CARTOGRAFIA SOCIAL E OS PCT’S NA ESCOLA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DAS COMUNIDADES CAIÇARAS DO POUSO DA CAJAÍBA E DA PRAIA DO SONO (PARATY – RJ) Oral
Matheus KleinickeRossales; Kainan Rodrigues dos Santos; Liz Cristiane Dias PROJETO DE ANÁLISE DOS EFEITOS DO PIBID NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENPEG Pôster
Matheus Nadur dos Santos; Laryssa Lucas Campos Marcelino; Raissa Adorno Teixeira O PIBID DA TEORIA A PRÁTICA: UM OLHAR CONSCIENTE SOB VÁRIAS CONCEPÇÕES Pôster
Matheus Testoni Carvalho GEOMAT – OFICINAS INTERDISCIPLINARES ENTRE GEOGRAFIA E MATEMÁTICA Oral
Mayara Lucena da Costa ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE OBSERVAÇÃO NA EJA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PPC DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA Oral
Mayara Perinni; Yago Oliveira dos Santos; Lucas de Souza Leite COMPONDO O LUGAR POR MEIO DE OUTROS SENTIDOS Oral
Melina Mara de Souza; Larissa Lorien Bueno de Alencar; Mariana Medeiros GEOGRAFIA FÍSICA NO CONTEXTO ESCOLAR: A REALIDADE DE POÇOS DE CALDAS, SUL DE MINAS GERAIS Pôster
Mirosmar Silva Santos; Maiara Vieira Farias; Claudia Moreira De Sousa Pires AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE: EXPERIÊNCIA PRÁTICA NO COLÉGIO ESTADUAL RENATO MACHADO Pôster
Moema Catarina Moreira Nascimento Bastos; Patrick Hammon Palmeira Santana A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DE CAMPO NA FORMAÇÃO: RELATOS DE EXPERIÊNCIA Oral
Mônica Hellen Ribeiro Cardoso FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS REFLEXIVAS: UMA EXPERIÊNCIA COM A DISCIPLINA DE CULTURA AFRO BRASILEIRA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ- CAMPUS ALTAMIRA-PA Oral
Monique Bonifácio Barrozo; Simone Antunes Ferreira REFLETINDO ESPAÇOS E TRAJETÓRIAS DE MULHERES NEGRAS NA LITERATURA: OUTRAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA Oral
Natália Aude Leite de Araújo Silva; Vicentina Socorro da Anunciação O USO DA CARTOGRAFIA NA APRENDIZAGEM DE PLANEJAMENTO AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO SEGREDO NA CIDADE DE CAMPO GRANDE – MS Pôster
Nathalia Lacerda de Carvalho; Anna Beatriz Freitas Ferreira Horta; Luan de Souza Pereira COTIDIANO ESCOLAR E A EXPERIÊNCIA DO PIBID GEOGRAFIA: ESCOLA MUNICIPAL ALEXINA LOWNDES, ANGRA DOS REIS (RJ) Pôster
Nathália Pereira Dourado; Mário Marcio Geminiano; Andressa Soares; Patrícia Helena Mirandola Garcia CARTOGRAFIA: LINGUAGEM OU CONTEÚDO? UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ESTADUAL JOÃO BREMBATTI CALVOSO – ANDRADINA/SP. 2017 – 2018. Oral
Nelson Gabriel da Silva Sindeaux; Indira Cavalcante Rocha Marques; Waldinei do Carmo de Souza VAMOS FALAR SOBRE AFRICANIDADE? RELATO DE EXPERIÊNCIA E REFLEXÕES DO PIBID GEOGRAFIA BELÉM Pôster
Nilcelina Alves da Costa; Robério Francisco de Macedo; Odelfa Rosa CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIENCIA EM CATALÃO-GO Oral
Nivea MassarettoVerges; João Vitor GobisVerges A HETEROGENEIDADE BRASILEIRA, OS CONFLITOS MUNDIAIS E AS RELAÇÕES ESCALARES NO ENSINO DE GEOGRAFIA: O LOCAL E O GLOBAL EM DESTAQUE Oral
Otávio Augusto Herpich; Mateus Testoni Carvalho; Mateus Testoni Carvalho O PERFIL ESTUDANTIL DOS GRADUANDOS EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Oral
Pablo Jonathan Prado; Daniel Luiz Stefenon DESIGUALDADES, DIFERENÇAS E INTERDIÇÕES: IMPLICAÇÕES DO COMPARTILHAMENTO DE ESPAÇOS ENTRE ESCOLAS PÚBLICA E PRIVADANO INTERIOR DO PARANÁ Oral
Pablo Rogério Rosas Costa; Amélia Regina Batista Nogueira DANÇAS COMO EXPRESSÃO TERRITORIAL: CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO DA GEOGRAFIA ESCOLAR Oral
Pablo Sebastian Moreira Fernandez DISSOLVER FRONTEIRAS: APROXIMAÇÕES DA GEOGRAFIA COM A ARTE E SUAS REVERBERAÇÕES NA EDUCAÇÃO Oral
Paloma Pereira da Silva; Kênia Gonçalves Costa OFICINA CAMINHOS CARTOGRÁFICOS: EXPERIÊNCIA INOVADORA NO ENSINO DE GEOGRAFIA EM ARAGUAÍNA-TO Oral
Paloma Stefanie Silva; Carla Juscélia Oliveira de Souza RELAÇÃO SUJEITOS E ESPAÇO: RECURSOS, INFRAESTRUTURA ESCOLAR E A INFLUÊNCIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA Pôster
PatriciaChrystian A INTERAÇÃO DO PROFESSOR-ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Pôster
Patrícia da Silva Felix; José Ramon de Brito Macedo REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ACERCA DO PROCESSO CRIATIVO E SUA APLICAÇAO NO ENSINO BÁSICO COM A METODOLOGIA INSTALAÇÕES GEOGRÁFICAS Oral
Patrícia Paula da Silva; Eduardo Donizete Girotto OS DESAFIOS PARA ESTUDANTES E PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DO SÉCULO XXI E A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA DE PAULO FREIRE Oral
Patrícia Silva Leal Coelho; Louriene Gonçalves dos Santos MAPEAMENTOS E TICS: UM EXERCÍCIO DE REFLEXÃO SOBRE A MODERNIDADE E OS OUTROS MODOS DE APRENDER Pôster
Paula Rodrigues da Rosa; Bárbara JayneBudke; ChilavertTopolski; Claudionei Lucimar Gengnagel O TRABALHO DE CAMPO COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: DO ENSINO SUPERIOR A EDUCAÇÃO BÁSICA Oral
Paulo Henrique Barbosa Silva A INSERÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E UTILIZAÇÃO DAS TDICS COMO PROMOÇÃO DE AUTONOMIA DISCENTE NAS AULAS DE GEOGRAFIA Oral
Paulo Roberto F. de Abreu e Silva; Ijaciara Barros de Abreu A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA NA DIALÓGICA ENTRE A GEOGRAFIA E A CARTOGRAFIA NO ENSINO ESCOLAR Oral
Pedro Carvalho Calafate; Frederico Lima; Danyele Vianna Barboza; Ana Claudia Giordani INTERCULTURALIDADE NA GEOGRAFIA ESCOLAR Oral
Pedro Henrique Conceição Rodrigues RELATO DE EXPERIÊNCIA – PIBID: UMA ÓTICA DE APRENDIZAGEM A PARTIR DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PROFESSOR MANOEL LEITE CARNEIRO Pôster
Pedro Henrique de Souza Rafael DISCIPLINAS DE GEOGRAFIA CULTURAL EM CURSOS DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA EM IES PÚBLICAS E PRESENCIAIS NO SUL DO BRASIL Oral
Philipe Braga André O PAPEL DO CONCEITO DE ESCALA GEOGRÁFICA NA CONSTRUÇÃO DE DISCURSOS DE LEGITIMIDADE DA GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD 2015 Pôster
Poliana Karen Rosa; Nayara Almeida Lima; MayconMirachi Gabriel ROMPENDO AS FRONTEIRAS ENTRE O FEMININO E O MASCULINO NO ESPAÇO ESCOLAR: POR UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E IGUALITÁRIA NA PERSPECTIVA DE GÊNERO Oral
Priscylla Karoline de Menezes O ENSINO DE GEOGRAFIA E OS CONTEXTOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO Oral
Quele Oliveira de Jesus; Antenor Rita Gomes O USO DA FOTOGRAFIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. Oral
Rafael Denis Teixeira da Cunha O CERRADO E O ENSINO DE GEOGRAFIA: O TRABALHO DE CAMPO E A MÚSICA COMO PROPOSTAS METODOLÓGICAS Oral
Rafael Jamil Borges de Oliveira; Cleber Abreu da Silva UMA ESCOLA VERDADEIRAMENTE DEMOCRÁTICA PODE TERRITORIALIZAR A CIDADANIA DOS LUGARES? Oral
Rafaela Caroline Alves dos Santos; Francinaide de Lima Silva Nascimento FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO CURRÍCULO DA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DOS IFS NORDESTE Pôster
Rafaela Saraiva; Jonas Ambrósio Hamud; Jaime Cofre; KalinaSalaib Springer A EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO DA GEOGRAFIA Oral
Rafaela Vieira Naiwerth; Jaqueline de Paula Sabino MAPAS: UMA FERRAMENTA SUBESTIMADA NAS AULAS DE GEOGRAFIA Oral
Raiane Florentino ELEMENTOS SEMIOLÓGICOS GRÁFICOS NO CADERNO DO PROFESSOR Oral
Railane Pascoal Ramos; Antônio Leandro Alves dos Santos; Claudia Moreira de Sousa Pires PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: REFLEXÕES, EXPERIÊNCIAS E A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA PARA A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DE GEOGRAFIA Oral
Rannier Santos Torres do Couto; Felipe Santos Andrade; Márcia Eliane Silva Carvalho; Sônia de Souza Mendonça Menezes EXPERIÊNCIAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA GEOGRAFIA/UFS/SERGIPE Oral
Raquel Almeida Mendes; Alex Ratts A ÁFRICA NOS CURSOS DE GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA PARTICIPANTE EM SALA DE AULA Oral
Rayane Caroline Pirineus Costa A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NO FUNDAMENTAL I (5° ano) : UMA ANALISE DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA CLASSE 18 DE TAGUATINGA Pôster
Reginaldo Nuñez Barbosa Júnior UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL AYRTON SENNA DA SILVA EM BOA VISTA-RR EM RELAÇÃO À IMIGRAÇÃO VENEZUELANA NO ESTADO Pôster
Reinaldo Silva Mariano; Renato dos Reis Borges Cabral; Roberto Marra Carvalho; Odelfa Rosa GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REFLEXÕES SOBRE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA ESCOLA PÚBLICA Oral
Rejane Cristina de Araujo Rodrigues O PODER DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO: PARA SUPERAR O PARADOXO DA CIÊNCIA Oral
Renan Carnaúba de Oliveira; Flaviana Gasparotti Nunes LINGUAGEM PICTÓRICA E ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIMENTAÇÕES COM OBRAS DO MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE MATO GROSSO DO SUL (MARCO) Oral
Renata Bernardo Andrade UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA ANÁLISE DE CONTEÚDOS DIGITAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA Oral
Renata Brückmann; Orlando Ferretti A PESQUISA COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES A PARTIR DOS PROJETOS “PÉS NA ESTRADA DO CONHECIMENTO – INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA” E “NÓS PROPOMOS! CIDADANIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA” Oral
Renato Eduardo Rodrigues de Abreu; Geyse Araújo Ferreira CLIMATOLOGIA ESCOLAR: PERCEPÇÃO CLIMÁTICA DOS ALUNOS SURDOS DO ENSINO ME´DIO DA ESCOLA INCLUSIVA EM RELAÇÃO AO CILMA E TEMPO ATMOSFÉRICO Pôster
Renato Frade da Costa DO SENSO COMUM A INSTRUMENTOS DE ANALISE DO ESPAÇO GEOGRÁFICO: A PRESENÇA DE PAISAGEM E REGIÃO NA GEOGRAFIA ESCOLAR Oral
Renato Gadioli Augusto; Guilherme Preato Guimarães; Beatriz Peixoto Dias; Gabriel Mendes D’Ávila A FUNÇÃO SOCIAL DA UNIVERSIDADE E A FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO EXTENSÃO Oral
Ricardo Chaves de Farias; Alcinéia de Souza Silva O TRABALHO DE CAMPO COMO INSTRUMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO Oral
Ricardo Gutiérrez Garcés; Rosemy da Silva Nascimento DO PRIMEIRO MAPA DA TERRA AO CÉU COMO ESPAÇO NEGADO Oral
Ricardo José Gontijo Azevedo; Malena Silva Nunes; Paulo Eduardo Alves Borges da Silva A ABORDAGEM DO ESPAÇO PÚBLICO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO MÉDIO Oral
Ricardo Manffrenatti Venturelli CARTOGRAFIA EM SALA DE AULA E O RECONHECIMENTO DE SEU LUGAR NO MUNDO PELO ALUNO: ESTUDO SOBRE CARTOGRAFIA NO ENSINO E O CURRÍCULO DE GEOGRAFIA Pôster
Rita de Cassia Gromoni; João Pedro Pezzato TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NO BRASIL, NA ESPANHA E EM PORTUGAL Oral
Roberta Taiane Oliveira Pereira; Aryany Maria da Silva Ferreira; Arthur Cardoso Campos; Úrsula Râmisa Oliveira A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR MEIO DA VALORIZAÇÃO DAS VIVÊNCIAS COTIDIANAS DOS ALUNOS NO MUNDO GLOBALIZADO Pôster
Rodrigo Coutinho Andrade A CATEGORIA CIDADANIA NA BNCC DE GEOGRAFIA: AS FINALIDADES FORMATIVAS NO PROCESSO DE RECOMPOSIÇÃO BURGUESA Oral
Rodrigo Rodrigues Freire Gomes; Hugo Gabriel da Silva Mota O PIBID COMO POLÍTICA PÚBLICA: EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS Oral
Rogério Borges; Andréa Aparecida Zacharias; Lizandra Mayara de Oliveira Teixeira ESCOLA, FOTOGRAFIA E LUGAR: MULTIPLICIDADES DE LUGARES DENTRO DO ESPAÇO E AMBIENTE ESCOLAR Oral
Rogério Rodrigues Fagundes; Karina de Oliveira Castro O TRABALHO COM ESCALAS: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR Oral
Rosa Elizabete M. W. Martins; Luiz Martins Junior; Marcia Vidal Candido Frozza DO PAPEL AO DIGITAL: O USO DA FÁBRICA DE APLICATIVOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BRASIL E PORTUGAL Oral
Rosana Alves Ribas Moragas; Gloria da Anunciação Alves DIÁLOGOS ENTRE POESIA DE CORA CORALINA E “LUGAR” NA GEOGRAFIA – A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA Oral
RosaniRigamonte PROJETO NÓS PROPOMOS- METODOLOGIA ATIVA EM AÇÃO Pôster
Rosemy da Silva Nascimento EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA, NEUROCIÊNCIA E METODOLOGIA ATIVA: APRENDIZAGENS PARA A CARTOGRAFIA ESCOLAR ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS Oral
Rosenilde Silva dos Santos; Adriana Olívia Alves A TEMÁTICA DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFROBRASILEIRA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: O CASO DA ESCOLA PLURICULTURAL ODÉ KAYODÊ – CIDADE DE GOIÁS – GOIÁS Oral
Rui Mauricio Fonseca Evangelista MODOS DE PRODUÇÃO E PRODUÇÃO DE MODOS NO PERÍODO TÉCNICO CIENTÍFICO INFORMACIONAL Oral
Sabrina Forte e Silva Gonçalves EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E O ENSINO DA GEOGRAFIA ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA NA CIDADE DE BELÉM-PARÁ Oral
Sabrina Mendes Boeira PROJETO DE ENSINO: MINHOCA NA CABEÇA Oral
Samara do Nascimento Souza; Adriana da Costa Paiva O USO DE MAQUETES COMO RECURSO DIDÁTICO NA GEOGRAFIA ESCOLAR: (RE)CONHECENDO O CONCEITO DE LUGAR NO CONTEXTO DA USINA HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE Pôster
Sammay Rodrigues Alves Santos; Julia Conceição dos Santos; Tereza G. N. Torezani Fontes; Ednice de Oliveira Fontes Baitz O ESTUDO DO LUGAR NAS OBRAS DE JORGE AMADO Pôster
Samuel Campos Rodrigues; Sulivan Pereira Dantas CARIMBA CARTOGRÁFICO: BRINCADEIRA REGIONAL COMO METODOLOGIA NO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE GEOGRAFIA Oral
Sandra de Castro de Azevedo; Felipe Moretto Moura A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA Oral
Sérgio Henrique de Campos Esporte O ENSINO DE GEOGRAFIA E O OLHAR PARA O AMBIENTE DA ESCOLA A PARTIR DA PRÁTICA DO FÓRUM AMBIENTAL ESCOLAR Pôster
Shakira PorciunculaSalasar; Rebeca J. Nunes da Silva; Rosangela Lurdes Spironello MAPEANDO MINHA ESCOLA Oral
Simone Regina Baracat Bueno; Renata Barrocas PERCEPÇÃO DA SEGREGAÇÃO ESPACIAL POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: ESTUDO DE CASO EM UNIDADES DE ENSINO MUNICIPAL SANTISTA Oral
Simone Santos de Oliveira; Odete de Lima; Adalberto de Souza Campos; Adenilson Santos Matos MÚSICA COMO DISPOSITIVO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NAS AULAS DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PIBID DA UNEB NO TERRITÓRIO DO SISAL Oral
Solange Francieli Vieira; Cristiane Aparecida Fontana Grümm PRATICANDO CURRÍCULO INTEGRADO NO ENSINO DE GEOPOLÍTICA Pôster
Soraya do Carmo Souza PLANTAS MEDICINAIS E ETNOCONHECIMENTO NA CIDADE DE HUMAITÁ-AM Oral
Stacy Sheridan Lima de Oliveira; Natan Brandão de Farias Cavalcante; Natan Brandão de Farias Cavalcante PIBID: “POSSIBILIDADES E RESISTÊNCIAS NA FORMAÇAO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA” Oral
StefanyPereira;GOLINSKI, M. F. ;PALUDO, S. L. O RECONHECIMENTO DO GÊNERO COMO UMA RELAÇÃO DE PODER NA GEOGRAFIA Pôster
Stella Mendes Ferreira; Carolina Lima Vilela CONHECER PARA CONQUISTAR: O DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA DO 9º ANO EF Oral
Sthefane Micaela Carvalho de Sousa REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES AO ENSINO E APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA: ESTUDO DE CASO NO IFPA CAMPUS BELÉM Oral
Suzana Campos Silva A POLÍTICA DE FECHAMENTO DE ESCOLAS ESTADUAIS NO RIO DE JANEIRO E SUAS CONSEQUÊNCIAS SOCIOESPACIAIS Oral
Suzana dos Santos Matos JOGANDO COM AB’SÁBER Oral
Taíse dos Santos Alves ESCOLA DAS ÁGUAS: TERRITORIALIZANDO SABERES E EXPERIÊNCIAS DOS(AS) PESCADORES(AS) ARTESANAIS NA BAHIA Oral
Taissa Gonçalves Paz Ferreira QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENEM: UMA PERSPECTIVA CURRICULAR Oral
Tamires Aparecida Souza Silva; Gabriel Mendes Araujo PEDAGOGIA DE PROJETOS: INTERVENÇÃO SOBRE IMPACTOS AMBIENTAIS E ELABORAÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS Oral
Tatiana Oliveira Santana; Gleicekelly Oliveira Dias; Tereza Genoveva Nascimento Torezani Fontes CIDADE DE UNA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PROPOSTA METODOLÓGICA Pôster
Tatiane Rodrigues de Souza; Evandro César Clemente O ENSINO DE GEOGRAFIA E A OS DESAFIOS PARA CONSOLIDAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO Oral
Tatiane Vieira Alves NOVAS METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA Oral
Thais Correa A RELEVÂNCIA DA CARTOGRAFIA TÁTIL NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL Pôster
Thais de Cássia Silva Lemos UMA ANÁLISE SOBRE O PROJETO EDUCAÇÃO INTEGRAL INTEGRADO: UMA VIVÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Oral
Thallys Alves Pena; Filipe Bertholini da Silva; Victor Almeida Lourenço; Leandro da Silva Barcellos AVALIAÇÃO DO IMPACTO DE UMA INTERVENÇÃO BASEADA EM JOGOS NA MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES NO ENSINO DE GEOGRAFIA Oral
Thiago Afonso Peron ENSINO DE GEOGRAFIA COM OBRAS CINEMATOGRÁFICAS: DA TAIGA SIBERIANA A CAATINGA BRASILEIRA Pôster
Thiago Luiz Calandro REPENSANDO O LUGAR E O ENSINO DA GEOGRAFIA A PARTIR DA MEMÓRIA Pôster
Tiago Garrido de Paula; Denizart Fortuna ENSINO DE GEOGRAFIA E AS METODOLOGIAS ATIVAS: EXPERIÊNCIAS COM A ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM Oral
Tiago SaugeAraujo; Adriano Habermann GEOGRAFIA ECONOMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESENVOLVIMENTO DE UM WEBSITE COMO FERRAMENTA DE MEDIAÇÃO DE CONHECIMENTO GEOGRÁFICO Oral
Valdiléa Fabricio Gomes; Lucivania Chaves Lago; Claudia Pires REFLEXÃO ACERCA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM GEOGRAFIA: IDENTIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE Oral
Valdir Aquino Zitzke LABORATÓRIO DO OLHAR: AS FESTAS RELIGIOSAS COMO LABORATÓRIOS DINÂMICOS DE ENSINO DE GEOGRAFIA DO SAGRADO Oral
Valquíria Aguiar Meneghesso; Odair Ribeiro Filho; Andrea Coelho Lastória O PROJETO NÓS PROPOMOS!  E OS ESPAÇOS PÚBLICOS DE LAZER: PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA ENVOLVENDO A PARTICIPAÇÃO CIDADÃ Oral
Vânia Alves Martins Chaigar; Ana Roberta Machado Siqueira A INVESTIGAÇÃO, O DIÁLOGO E A AUTOAVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS MEDIADOS PELA MONITORIA Oral
Vanusa Maria de Lima Silva Melo A GEOGRAFIA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESCRITA DE SI EM UMA NARRATIVA DOCENTE Oral
Verónica Hollman; Fernanda Padovesi Fonseca MODOS DE OLHAR OS MAPAS ARTÍSTICOS: UM EXERCÍCIO VISUAL COM ESTUDANTES DE GEOGRAFIA Oral
Victor Ananias Nascimento Carnevali; Arnaldo dos Santos Amorim JUVENTUDES E PROTAGONISMO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE PRESIDENTE PRUDENTE – SP, NA ESCOLA E NA CIDADE Oral
Victor Dantas Siqueira Pequeno ANÁLISE DAS CATEGORIAS GEOGRÁFICAS NOS LIVROS DIDÁTICOS E A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA APOIO AO DOCENTE Oral
Victor Hugo Nedel Oliveira; Cássia Oliveira Hartmann A CONSTRUÇÃO DO ESTADO DA ARTE SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA NO BRASIL Oral
Victor Ventura da Luz; Luana Rampinelli Quaresma BLOCOS-DIAGRAMAS E SUA APLICAÇÃO PARA O ESTUDO DO RELEVO Oral
Victória Sabbado Menezes; RoselaneZordanCostella O CONFLITO ENTRE MEMÓRIAS DOCENTES E DISCENTES: O DESAFIO-OBSTÁCULO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA Pôster
Vinícius Arcanjo Monteiro PROJETO GEOESCOLA: MÓDULO POÇOS DE CALDAS Oral
Vinicius de Oliveira Aversa A NOÇÃO DE COMPETÊNCIA, O ENSINO DE GEOGRAFIA E A SUPERAÇÃO DA COTIDIANIDADE NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR Oral
Vinicius Giannini Furriel; Gustavo A. Alves de Souza O DISCURSO JORNALÍSTICO E A VINCULAÇÃO DE NOTÍCIAS SOBRE FENÔMENOS CLIMÁTICOS: ANÁLISE E PROPOSTAS PARA USOS DIDÁTICOS Oral
Vinicius Machado Cursino O QUE É A GEOGRAFIA PARA VOCÊ? ANALISANDO A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO BÁSICO EM RELAÇÃO A CIÊNCIA GEOGRÁFICA Pôster
Vinícius Silva de Moraes O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAIFA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO COMO OBJETO DE PESQUISA Pôster
Vitor Scalercio; Phillipe Valente Cardoso PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JUNIOR “MAPEANDO MEUS COLEGAS”: UMA PROPOSTA DE PESQUISA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Oral
Vitória Letícia de Jesus Sousa, Maíra da Silva Costa; Priscila Garcez; Simone Santos de Oliveira DISCUSSÃO SOBRE URBANIZAÇÃO PELO VIÉS DA LINGUAGEM MUSICAL: UMA EXPERIÊNCIA PROPORCIONADA PELO PIBID Oral
Viviane Caetano Ferreira Gomes; Adriany de Ávila Melo Sampaio ENTRE A GEOGRAFIA ACADÊMICA E A GEOGRAFIA ESCOLAR: A PRÁTICA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM GEOGRAFIA Oral
Wallysson de Oliveira Carvalho; Daniel MallmannVallerius UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO NO CAMPO: ALGUNS DESAFIOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA AMAZÔNIA PARAENSE Pôster
Wander Guilherme Rocha Carvalho; José Augusto Faria de Araújo NOVOS E MULTILETRAMENTOS GEOGRÁFICOS: AS MÍDIAS LOCATIVAS E SUAS APLICAÇÕES Pôster
William de Oliveira Silva da Silva ORGANIZANDO O ESPAÇO INDUSTRIAL EM SALA DE AULA Pôster
William de Oliveira Silva da Silva ORGANIZANDO O ESPAÇO INDUSTRIAL EM SALA DE AULA Oral
William Fernando Camilo Queiroz GEOGRAFIA E MOVIMENTSO SOCIAIS: UMA ANÁLISE DA PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SP E DA NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR Oral
Willian Falcão Lopes; Liége Maria SitjaFornari; Maria Inez da Silva de Souza Carvalho ENTENDIMENTOS, FONTES E PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: ESTUDO COM ESTAGIÁRIOS DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Oral
Wylamys S. de Lima; Mariana Santos Lima; Jefferson Santos; Márcia Eliane S. Carvalho O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO A PARTIR DAS REALIDADES SOCIAIS Oral
YagoJacondino Nunes; Odlaner Terra Pereira; Rafael Martins Duarte; Rosangela Lurdes Spironello CARTOGRAFIA CULTURAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA Oral
Yago Oliveira dos Santos; Beatriz Pezzim de Oliveira A UTILIZAÇÃO DO TEATRO COMO PRÁTICA EDUCATIVA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO Oral
Yan Navarro;Cristine Rodrigues; Luiza Steling NÓS PROPOMOS!: CICLOVIA NA ZONA OESTE DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Oral
Zenaira Santos; Bruna Machado da Rocha; João Pedro Lepore Leandro; Paloma Sousa Vieira da Silva RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS): ENTRE A PRESCRIÇÃO E AS EXPERIÊNCIAS Oral
Zilmar Lima da Silva A GEOGRAFIA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Oral