LISTA PRELIMINAR DOS TRABALHOS APROVADOS NO 14º ENPEG

Esta lista será atualizada no dia 21 de maio

As cartas de aceite devem ser acessadas no link abaixo:

https://bit.ly/2HkuNo3

A Comissão Científica encaminhará e-mails com os pareceres recebidos para todos os trabalhos que foram aprovados com necessidade de revisão e para os reprovados

 

>>  LISTA PRELIMINAR DOS TRABALHOS APROVADOS NO 14º ENPEG <<

AUTOR(ES) TÍTULO Modalidade de

apresentação

Ademar Ferreira Gonçalves Júnior;Bruno Ripardo de Aguiar; Indira Cavalcante da Rocha Marques A CIDADANIA, O CYBER-ESPAÇO E O ENSINO DE GEOGRAFIA: A REDE SOCIAL INSTAGRAM COMO POSSILIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA Oral
Ademar Graeff;Maria Eduarda Andrade de Faria;Neimar Boettcher O TRABALHO DE CAMPO NA FORMAÇÃO DO GEÓGRAFO: REFLEXÕES A PARTIR DO USO DO LEVANTAMENTO INTEGRADO DE VARIÁVEIS (LAGO LLANQUIHUE, REGIÃO DOS LAGOS, SUL DO CHILE) Oral
Ademar Graeff;Maria Eduarda Andrade de Faria;Neimar Boettcher O TRABALHO DE CAMPO NA FORMAÇÃO DO GEÓGRAFO: REFLEXÕES A PARTIR DO USO DO LEVANTAMENTO INTEGRADO DE VARIÁVEIS (LAGO LLANQUIHUE, REGIÃO DOS LAGOS, SUL DO CHILE) Oral
Ademar Graeff;Maria Eduarda Andrade de Faria;Neimar Boettcher O TRABALHO DE CAMPO NA FORMAÇÃO DO GEÓGRAFO: REFLEXÕES A PARTIR DO USO DO LEVANTAMENTO INTEGRADO DE VARIÁVEIS (LAGO LLANQUIHUE, REGIÃO DOS LAGOS, SUL DO CHILE) Oral
Afonso Vieira Ferreira ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO BRASIL Oral
Airton Rosa Lucion Guites;Eduardo Schiavone Cardoso GEOGRAFIA E DIREITOS HUMANOS: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA EM BOSSOROCA/RS Poster
Alcinéia de Souza Silva AFINAL, PARA QUEM SERVE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO? Oral
Alexandre dos Santos da Rosa SIMULANDO CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS – O CASO DA OEA: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA PARA TRABALHAR PAUTAS CONTEMPORANEAS EM GEOGRAFIA Poster
Alexandre Fornaro O CONCEITO DE GEODIVERSIDADE NAS AULAS DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO Oral
Alícia de Oliveira Moreira Pereira;Igor Silvério Macedo; Mateus Elias Lara; Carla Juscélia de Oliveira Souza CONHECENDO O SUJEITO-ALUNO E SEU LUGAR POR MEIO DO MAPA MENTAL: REFLEXÃO A PARTIR DE PRÁTICAS NO PIBID Poster
Aline de Lima Rodrigues GEOGRAFIA E LITERATURA: EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS Oral
Aline Mello Campos RESSIGNIFICAR O ENSINO DE BIOGEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DA PRÁXIS Oral
Aline Trombini Ferreira Lima;Celso Dal Ré Carneiro GEOCONHECIMENTO COMO ESTRATÉGIA DE VALORIZAÇÃO DO LUGAR Oral
Alline Lemos Lira DIVERSIDADE DE GÊNERO: O PODER DO DISCURSO NA EXCLUSÃO SOCIAL Oral
Amanda de Castro Lima, Edileuza Dias de Queiroz, Clézio dos Santos A RELEVÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA:  O COTIDIANO ESCOLAR DOS ALUNOS DAS ESCOLAS DA BAIXADA FLUMINENSE” Poster
Amanda Regina Gonçalves TESSITURAS DE UMA REDE COLABORATIVA DE TRABALHO NUMA PESQUISA ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA Oral
Ana Clara Dias de Almeida; Cliveland Teles Fernandes; Helena Dantas Pinheiro A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR PESQUISADOR PARA VISUALIDADE E LEITURA DE MUNDO DOS SURDOS Oral
Ana Cláudia Ferreira Lima;Carolina Machado Rocha Busch Pereira O TERRITÓRIO USADO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR Oral
Ana Cristina Freire de Oliveira;Sharlene Mougo Silva O USO DE MÚSICAS COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Oral
Ana Gláucia Seccatto MAPEANDO O ESPAÇO LOCAL: CARTOGRAFIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA ALÉM DA SALA DE AULA Oral
Ana Maria de Oliveira Pereira;Alana Rigo Deon A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA Oral
Ana Paula Gomes Seferian A ARTICULAÇÃO DE PRÁTICAS DE ENSINO DAS METODOLOGIAS ATIVAS EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA Poster
Anderson Felipe Santos Oliveira; Carlos Augusto Barros da Silva; Analice da Silva Santos OS DIFERENTES MOMENTOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: APONTAMENTOS DA CONSTRUÇÃO CURRICULAR DA GEOGRAFIA NO BRASIL. Oral
Andriara Nunes Nunes; Karen Godoy S. Barbosa; Vânia Alves Martins Chaigar AS CRIANÇAS E OS ANIMAIS NA CIDADE: INVESTIGAÇÕES A PARTIR DO ‘LUGAR DE FALA’ DE PROFESSORAS INVESTIGADORAS NOS ANOS INICIAIS Oral
Anniele Freitas;Thiara Vichiato Breda A escrita narrativa: construindo novos sentidos para o estágio supervisionado Oral
Antenor Fortes de Bustamante USO DA CHARGE NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ANÁLISE DE OBRAS DO PNLD Oral
Ayrian Hugo Dos Santos Thédiga; PROFESSORES E SEUS ARTESANATOS: APRENDENDO A TRANSFORMAR GEOGRAFIA EM JOGOS LÚDICOS Oral
Baltasar Fernandes Garcia Filho; Diego Correa Maia CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA: APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS TEMPO E CLIMA UTILIZANDO COMO DISPOSITIVO DIDÁTICO UM ESTAÇÃO METEOROLÓGICA Oral
Beatriz Benati Luvizotto;Iany Teixeira Casatti;Daniel Pinheiro Rezende RODA DE CONVERSA: APROXIMAÇÃO DA GEOGRAFIA COM A REALIDADE DOS ESTUDANTES Poster
Brenda Vitor dos Santos; Márcia Eliane Silva Carvalho; Jackson Bruno Passos de Carvalho A HORTA COMO PRÁTICA NAS RELAÇÕES VOLTADAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA Oral
Bruna Gomes Rossin;Laís Grigolon; Murilo Mattos;Alexandre Baldan CONSTRUÇÃO DE PLUVIÔMETRO E DESENVOLVIMENTO DAS NOÇÕES BÁSICAS DE TEMPO ATMOSFÈRICO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II Poster
Bruna Souza Silva NARRANDO MINHAS VIVÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA ENSINO FUNDAMENTAL II Oral
Bruno Cerino dos Santos AS RELAÇÕES SOCIOAMBIENTEIS NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DOS CELULARES: A GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO MÉDIO Poster
Bruno Luiz Nascimento;Caique Alvim Payão;Jardel Augusto Chagas Fiel
A APLICAÇÃO INTERDISCIPLINAR ENTRE GEOGRAFIA E LITERATURA: UMA ABORDAGEM GEOGRÁFICA NO ENSINO ATRAVÉS DA OBRA MORTE E VIDA SEVERINA. Poster
Bruno Sobral Barrozo;Wagner da Silva Dias OS DESAFIOS DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DE ESCOLAS MILITARIZADAS DE RORAIMA: DEPOIMENTOS DO COLÉGIO ESTADUAL MILITARIZADO MARIA DOS PRAZERES MOTA Poster
Camila Fraisoli A REFORMA DO ENSINO MÉDIO DE 2017 E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA Poster
Camila Freire Sampaio PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORE(A)S DE GEOGRAFIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS Oral
Camila Madrid GÊNERO COMO CONTEÚDO NAS AULAS DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Oral
Carolina Araujo Michielin; Amábili Fraga A EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA PESPECTIVA DE TEMA TRANVERSAL DENTRO DA GEOGRAFIA ESCOLAR Poster
Carolina de Castro Barbosa; Iago Soares da Silva; Fabrícia Pereira Queiroz Soares AÇÃO DE EXTENSÃO E DO PIBID NO LABORATÓRIO DE PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA DO IFES-CAMPUS NOVA VENÉCIA Oral
Carolina Franco Paixão;Mara Edilara Batista de Oliveira INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, PRODUÇÃO DE MAPAS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: CONHECENDO OS SUJEITOS E O CONTEXTO SOCIAL DA ESCOLA MUNICIPAL MAURO SÉRGIO – ANGRA DOS REIS/ RJ Oral
Carolina Magalhães Moreira;Brenda Cardoso Pereira; Marina Sanches O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS: UMA REFLEXÃO ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUAS PRÁTICAS Oral
Cauã Guido; Adriana Maria Andreis NÓS PROPOMOS! EM CHAPECÓ: O LUGAR EM PESQUISA EM DIÁLOGO COM A ESCOLA Oral
Cecília da Conceição Luiz; Anice Esteves Afonso PDCE E O ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA A PARTIR DO PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS DA DCRJ Poster
Christiane Fernanda da Costa;João Pedro Pezzato; Bruno Falararo de Mello A ARTE DE MAPEAR O MUNDO NA INFÂNCIA: EXPLORANDO O GÊNERO TEXTUAL MAPA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Oral
Clara Lúcia Francisca de Souza;Izabelle de Cássia Chaves Galvão O ENSINO DAS FITOFISIONOMIAS DO CERRADO A PARTIR DA ESTRATÉGIA DE OFICINAS Poster
Claudia Moreira de Sousa Pires ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS EM ZONAS DE FRONTEIRAS. Poster
Claudia Silva Medeiros;Thiago Silva dos Santos;Daniel Mallmann Vallerius DO LOCAL AO GLOBAL: DISCUTINDO A GLOBALIZAÇÃO A PARTIR DA AMAZÔNIA POR MEIO DA MÚSICA, IMAGENS E DA CARTOGRAFIA Poster
Claudionete Candia Araujo;Maria do Socorro Ferreira da Silva;Sindiany Suelen Caduda dos Santos O ENSINO DA GEOGRAFIA A PARTIR DO DIÁLOGO DE SABERES: O PROTAGONISMO DO ALUNO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Oral
Clayton José Budin;Acácia Aparecida da Silva;José Cícero Alves ANÁLISE COMPARATIVA DA BNCC E DAS DIRETRIZES CURRICULARES DE CAMPINAS-SP: CONSIDERAÇÕES DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA DA REDE MUNICIPAL Oral
Cristiane Cardozo da Silva A CONTRIBUIÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR PARA O DESENVOVIMENTO DA APRENDIZAGEM Oral
Daiane Aparecida Araújo de Oliveira PAISAGENS SONORAS E SUA IMPORTÂNCIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL Oral
Daniel Pinheiro de Carvalho;Davi Carlos Oliveira Melo EXPLORAÇÃO CURRICULAR: UM BREVE ESTUDO SOBRE O ANTROPOCENO E O ENSINO DE GEOGRAFIA. Oral
Darlan da Conceição Neves PRÁTICAS LINGUAGEIRAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ESTUDOS DISCURSIVOS SOBRE A CIDADE DE SÃO PAULO Oral
Davi Gandolphi de Souza CAMINHOS DE ENSINANTES E APRENDENTES DO ESTÁGIO CURRICULAR EM GEOGRAFIA NA (RE)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE Oral
Davi Melo Barbosa Bachelli O TRABALHO DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIAA CIDADE COMO EXPERIÊNCIA EDUCATIVA Oral
David de Abreu Alves A CARTOGRAFIA TÁTIL COMO LINGAGEM PARA MEDIAÇÃO DE CONHECIMENTO GEOGRÁFICO AOS DEFICIENTES VISUAIS Oral
David Luiz Rodrigues de Almeida; Dayane Galdino Brito PROMOVER COMUNIDADE DE APRENDIZES PARA MOBILIZAÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA Oral
Dayana Karla Barbosa da Silva; Willian Falcão Lopes; Liége Maria Sitja Fornari; Maria Inez da Silva de Souza Carvalho PERCEPÇÕES E IMAGENS DE PROFESSORES MARCANTES: ESTUDO COM ESTAGIÁRIOS DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Oral
Debora Cristina Vieira de Simas A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA E AS POTENCIALIDADES NO PIBID: CONTRIBUIÇÕES NO SUBPROJETO DE GEOGRAFIA DA UERJ- FFP Oral
Deleon Santana de Oliveira; Edimilson Antônio Mota A NOVA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: UMA ANÁLISE DO ENSINO DE GEOGRAFIA Oral
Denise Mota Pereira da Silva; Cristina Maria Costa Leite REPRESENTAÇÃO DO GLOBO TERRESTRE NA BOLA: ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS Oral
Diego Alves Ribeiro; Ian Mateus Vieira Russo; Antonio Daniel Moreira Silva; Carla Cristina Reinaldo Gimenes de Sena “MAQUETES INTERATIVAS COMO RECURSO DIDÁTICO: O
ESTUDANTE COMO PROTAGONISTA”
Poster
Diego Carlos Pereira; João Pedro Pezzato CONSIDERAÇÕES SOBRE A CARTOGRAFIA ESCOLAR E O DESENVOLVIMENTO DA GEOGRAFIA ESCOLAR NO PERÍODO DA ESCOLA NOVA (1930-1943) Oral
Diego Corrêa Maia; Ana Claudia Nogueira Maia PRÁTICAS FORMATIVAS E DIFERENTES ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE PRÁTICAS FORMATIVAS E DIFERENTES ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS Oral
Douglas Gonçalves da Silva; Élen Rúbia de Andrade Silva; Lucas de Oliveira Rosa; Robson Alves da Silva O USO DE JOGOS DE TABULEIRO COMO APOIO PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA Oral
Dulce Pereira dos Santos;Elizene Aparecida Soares O CERRADO NUMA CONCEPÇÃO DIDÁTICO PEDAGÓGICA Poster
Edimilson Antônio Mota OLHAR, SENTIR E MOSTRAR Oral
Eduarda Regina Agnolin;André Alexandro da Motta; Antoninho Amir Deoti O USO DA MÚSICA COMO AUXILIAR NA OFICINA ERECHIM E DIVERSIDADES CULTURAIS Oral
Eduardo Seide Asanuma;Josirene Mariana Pereira NECESSIDADE DE SUPERAÇÃO DE MAPAS EUROCÊNTRICOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA Oral
Elisama dos Santos da Silva;Jaciene Fernandes da Silva;Laryssa da Silva da Cruz;Ricardo Abrate Luigi Júnior A PRODUÇÃO E O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ESPECÍFICOS PARA O ESTUDO DE SOLOS: O RELATO DE UMA PRÁTICA DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL EM BARREIRAS – BA Poster
Eluziane Gonzaga Mendes GEOGRAFIA ESCOLAR CEARENSE: ENTRE O SABER, O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E A DOCÊNCIA Oral
Érica Cristina Nogueira dos Santos; Vicente de Paula Leão UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE A POSTURA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA DIANTE DA REPERCUSSÃO DE FAKE NEWS EM SALA DE AULA: ESTUDO DE CASO Poster
Ernandes de Oliveira Pereira CARTOGRAFIAS E MAPAS COM LINGUAGEM FOTOGRÁFICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA Oral
Ester Cardoso dos Santos;Israel Esteban Muñoz da Costa; Carlos Alberto Oliveira Batista Júnior A ABORDAGEM DA ÁFRICA NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA Oral
Ester Silva de Azevedo;Gustavo Mota de Sousa MAPEANDO COM A EDUCAÇÃO INFANTIL Poster
Eva Teixeira dos Santos;Anderson Antonio Molina da Silva;Márcia Regina Romero Maciel OS CAMINHOS DA ÁGUA: PARA ONDE VAI A LAGOA COMPRIDA? Oral
Fábio Pessoa Vieira A GEOGRAFIA ESCOLAR E O LUGAR: O SUSTENTÁVEL COM O ENVOLVIMENTO AMBIENTAL Oral
Fagner Silva da Costa Junior; Monique Karoline Souza de Jesus JOGO EDUCACIONAL COMO MÉTODO DE ENSINO GEOGRÁFICO: A REFLEXÃO SOBRE O USO DOS RECURSOS HIDRICOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM. Poster
Felipe Bizeti;Bruno Carvalho METODOLOGIA ATIVA EM SALA DE AULA: ESTUDO E RESULTADOS SOBRE A OFICINA DE GAMIFICAÇÃO APLICADA EM SALA DE AULA Poster
Felipe Júlio Soares A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES CULTURAIS NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA I Oral
Fernanda do Amaral Burkert; Carolina Borba dos Santos; Liz Cristiane Dias A AUTORREGULAÇÃO E O USO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Poster
Fernando Guilherme Silveira Manocchio A AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: RELATOS DE
UM GRUPO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA E INTERDISCIPLINAR
Oral
Francisco Tomaz de Moura Júnior; Suzana Ribeiro Lima Oliveira A AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA Oral
Gabriela Klering Dias; Liz Cristiane Dias ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA E LITERATURA: UMA ANÁLISE COM BASE NOS ANAIS DO XIII ENPEG Oral
Gabrielle Luana Rosinski;Carolina Araujo Michielin A ILHA EM QUE EU HABITO: UMA LEITURA DE MUNDO NOS ANOS INICIAIS A PARTIR DE UM OLHAR SOB A CIDADE DE FLORIANÓPOLIS/SC Poster
Gearley Leopoldino Veloso;Eglieni Trevezani NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIAS COM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE EDUCADORES DE GEOGRAFIA EM NOVA VENÉCIA – ES Oral
Geison da Silva Pacheco;Dulce Dorta Montanari;Sirlene de Moraes Macedo;Júlio Aurélio Juvencio EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PRÁTICAS
EDUCATIVAS NO LABORATÓRIO DE MINERAÇÃO DO IFES/NOVA
VENÉCIA COM EDUCANDOS DA EMEF VENECIANO
Oral
Geórgia Pedro Corvino A CATEGORIA DE REGIÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: CONTEÚDO E COTIDIANO EM DIÁLOGOS Poster
Geovane Tito da Conceição; Cristiane Oliveira dos Anjos; Eliel Viscardis Damião Santos; Patrícia Almeida dos Santos A PRODUÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE GEOGRÁFICA A PARTIR DE LIVROS DIDÁTICOS E DO ROMANCE IRACEMA Oral
Gisa Fernanda Siega Rocha; Sílvia Elena Ventorini A INFLUÊNCIA DAS TEORIAS CURRICULARES E DA INSERÇÃO DO SUJEITO IDOSO NO ENSINO DE CARTOGRAFIA Oral
Graciele Aparecida Cassiano;Larissa Bruna da Silva O PIBID GEOGRAFIA E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FEIRA DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE ALFENAS-MG Poster
Guilherme Guiari; Jamilson de Souza; Laura Andrade Viana; Reinaldo Monteiro Campos AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA REALIZADA PELO PIBID-GEOGRAFIA NA ESCOLA ESTADUAL PADRE JOSÉ GRIMMINCK EM ALFENAS-MG Oral
Guilherme Preato Guimarães; Ester Ribeiro Moreira; Clézio dos Santos; Gabriel Pereira da Cruz UMA ANÁLISE DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA
BAIXADA FLUMINENSE/RJ
Oral
Gustavo Gabriel Garcia; Matheus de Moura dos Reis LITERATURA COMO PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA Oral
Heitor Silva Sabota A GEOGRAFIA NAS ATIVIDADES ESCOTEIRAS: O MÉTODO DE ENSINO E FUNDAMENTAÇÃO PEDAGÓGICA Poster
HELANIA MARTINS DE SOUZA;ANA MARIA PINTO RAMOS A PRÁTICA DO TRABALHO DE CAMPO NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO Oral
Helder Gomes Costa; Carolina Machado Rocha Busch Pereira O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Oral
Helena Pinheiro Dantas; Lucas Correa Santoro; Daniel Melo da Silva; Fabio Soares Queiroz O MEU LUGAR: TRAJETÓRIAS E SABERES DA SALA DE AULA Oral
Helenice Aparecida Ricardo;Amélia Regina Batista Nogueira OS MAPAS MENTAIS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES INDÍGENAS DO ALTO RIO NEGRO – AM Oral
Henrique Pereira Almeida dos Santos;Ana Beatriz Santos; Lucas da Silva Isidorio ENSINO DO CICLO DAS ROCHAS A PARTIR DOS CONCEITOS DA TRADIÇÃO YORUBÁ. Poster
Heverton José Teixeira da Cruz;Clayton Luiz da Silva BREVES NOTAS SOBRE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: UM RELATO SOBRE A APLICAÇÃO DE CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO SOCIAL Oral
Hilton Marcos Costa da Silva Junior GEOGRAFIA ESCOLAR: DISCUSSÕES SOBRE A IDENTIDADE DISCIPLINAR E SOBRE A CONDIÇÃO ESPACIAL DA PRÁTICA DOCENTE Oral
Humberto Cordeiro Araujo Maia;Joseane Gomes de Araújo; José Vitor Rossi Souza; André Luiz Silva Carvalho GEOGRAFIA, INFÂNCIA E LUDICIDADE: UM DIÁLOGO SOBRE A CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS GEOGRÁFICOS Oral
Iapony Rodrigues Galvão;Fábio Márcio de Oliveira O PROGRAMA “RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA”  NA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DO CERES – UFRN:  REFLETINDO E CONSTRUINDO A PRÁTICA DOCENTE Oral
Igor de Jesus Santos; Bruna Souza Silva; Claudia Pereira de Souza Pires ENTRE AÇÕES, PERCEPÇÕES E CONTRIBUIÇÕES: NARRATIVAS DE JOVENS PROFESSORES NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE GEOGRAFIA. Oral
Igor Piazzi Santa Rosa ENSINO DE GEOGRAFIA AGRÁRIA EM UMA ESCOLA RURAL: PRÁTICA EDUCATIVA NA ESCOLA ESTADUAL JUSCELINO BENEDITO DE ARAÚJO Poster
Igor Silvério Macedo;Silvia Elena Ventorini CARTOGRAFIA ESCOLAR E ÁREAS DE RISCOS: MATERIAL E CONSTRUÇÕES DIDÁTICAS Poster
Indira Rocha Marques; Anna Thereza Corrêa Trindade; Érica Adriene Andrade Macedo; Heitor Alliende da Costa AMBIENTE ESCOLAR E SEGREGAÇÃO SOCIAL Oral
Ione Oshida; Renata Barrocas UTILIZAÇÃO DAS LINGUAGENS ICONOGRÁFICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA Oral
Ione Rodrigues Diniz Morais; Aurinéia Cândida dos Santos FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: ITINERÁRIOS FORMATIVOS NA UFRN Oral
Ismael Donizete Cardoso de Moraes; Leovan Alves dos Santos; Diego Nascimento Mustafé PROFESSORES DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO EM GOIÁS E REFORMAS CURRICULARES: INFLUÊNCIAS NA PRÁTICA DOCENTE Oral
Iuri Campos de Souza DO TEMPO AO CLIMA: O USO DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA PARA O ENSINO DE CLIMATOLOGIA ESCOLAR Oral
Iuri Campos de Souza DO TEMPO AO CLIMA: O USO DA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA PARA O ENSINO DE CLIMATOLOGIA ESCOLAR Poster
Ivan dos Reis Cardoso GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: SENTIDOS E COMPLEMENTARIDADE Poster
Ivaneide Silva dos Santos; Marcone Denys dos Reis Nunes QUESTÕES CURRICULARES E FORMAÇÃO DOCENTE POR UMA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA Oral
Ivonete da Conceição; Jocineia de Jesus Santos; Claudia Moreira Pires A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: COLABORAÇÕES NO ENSINO DE GEOGRAFIA Oral
Ivonete da Conceição; Jocineia de Jesus Santos; Claudia Moreira Pires A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: COLABORAÇÕES NO ENSINO DE GEOGRAFIA Oral
Janine Cordeiro Braga UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CERRADO: O TRABALHO DE CAMPO ALIADO A LINGUAGEM FOTOGRÁFICA Oral
Jaqueline de Paula Sabino;Rafaela Vieira Naiwerth ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA CACIQUE ONOFRE KANHGREN: CAMINHOS PARA UMA GEOGRAFIA INTERCULTURAL Poster
Jardel da Silva Oliveira Junior A GEOGRAFIA E A VISÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO ACERCA DA DISCIPLINA ESCOLAR Oral
Jeam Claude de Souza Gomes; Rebecka de França; Maria Cristina Cavalcanti de Araújo PIBID DE GEOGRAFIA E SUA IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA- IFRN/CNAT Oral
Jean Volnei Fernandes;Maciel Pereira da Silva A FOTOGEOGRAFIA COMO POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM PARA OS ALUNOS SURDOS Oral
Jefferson da Silva Santos;Domitila Theil Radtke; Eliana Marta Barbosa de Morais CINEMA, CLIMA E TRABALHO DE CAMPO: POSSIBILIDADES PARA ENCAMINHAR O ENSINO DE GEOGRAFIA Poster
Jemima Silvestre da Silva; Ione Rodrigues Diniz Morais A PESQUISA NO ÂMBITO DA GEOGRAFIA ESCOLAR: REFLETINDO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE EM GEOGRAFIA Oral
Jennifer Melgaço Caldas;Lizandra Costa Murta Araújo dos Santos;Ednice de Oliveira Fontes Baitz   ESTRUTURA DA TERRA: UMA EXPERIÊNCIA LUDICA Oral
Jéssica da Silva Rodrigues Cecim; Viviane Lousada Cracel O RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA BNCC A PARTIR DE METODOLOGIAS ATIVAS Oral
Jéssica Ferreira de Castro; Amanda Kelly Bezerra da Silva (RE) PENSANDO A ABORDAGEM SOBRE O DESMATAMENTO NA GEOGRAFIA ESCOLAR: O JÚRI SIMULADO COMO METODOLOGIA Poster
Jéssica Maria dos Santos Rolim; Diego da Costa Pinheiro; José Rodrigues de Morais PRÁTICA PEDAGÓGICA EM AVALIALIAÇÃO CONSTRUTIVISTA: UM PERCURSO PELAS INSTALAÇÕES GEOGRÁFICAS Oral
Jéssica Maria dos Santos Rolim;Diego da Costa Pinheiro;José Rodrigues de Morais PRÁTICA PEDAGÓGICA EM AVALIALIAÇÃO CONSTRUTIVISTA: UM PERCURSO PELAS INSTALAÇÕES GEOGRÁFICAS Oral
Jéssica Martins da Silva;Gerusa Martins da Silva A IMPORTÂNCIA DAS OFICINAS NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM Oral
Jessilyn Gomes da Silva; Gleika Marques da Silva ESCOLA SEM PARTIDO OU PARTIDO DO MERCADO? Oral
Joanna Luísa Barros dos Santos; Karla Sabrina de Souza Pereira; Angélica Mara de Lima Dias; Luiz Eugênio Pereira Carvalho JOGOS PEDAGÓGICOS E O ENSINO DA GEOGRAFIA ESCOLAR Oral
João Paulo Maciel;Lerice de Castro Garzoni A LEI 11.645/2008 E O ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO MÉDIO Poster
Jonas Ambrósio Hamud A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA ATRAVÉS DO PROJETO DE EXTENSÃO A APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA Oral
José Ramon de Brito Macedo; Patrícia da Silva Felix INTERVENÇÕES URBANAS NA CIDADE DO CRATO: O PROCESSO CRIATIVO COM O USO DA METODOLOGIA DAS INSTALAÇÕES GEOGRÁFICAS Poster
José Ramon de Brito Macedo;Patrícia da Silva Felix INTERVENÇÕES URBANAS NA CIDADE DO CRATO: O PROCESSO CRIATIVO COM O USO DA METODOLOGIA DAS INSTALAÇÕES GEOGRÁFICAS Poster
José Rodrigues de Morais;Emerson Ribeiro; Jessica Maria dos Santos Rolim O PROCESSO CRIATIVO E AS INSTALAÇÕES GEOGRÁFICAS Oral
Júlia Boelter Nickel A INVISIBILIDADE DA DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA Oral
Juliana Andrade Moura ATELIÊ MULTIDISCIPLINAR: EU NO MUNDO, O MUNDO EM MIM. UM ESTUDO SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES NO LUGAR E O MEIO AMBIENTE URBANO NO JARDIM SANTA LÚCIA – CAMPINAS/SP. Oral
Juliana Andrade Moura ATELIÊ MULTIDISCIPLINAR: EU NO MUNDO, O MUNDO EM MIM. UM ESTUDO
SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES NO LUGAR E O MEIO AMBIENTE URBANO NO
JARDIM SANTA LÚCIA – CAMPINAS/SP.
Oral
Juliana Cristina Ribeiro da Silva;Patrícia Helena Mirandola Garcia SALVEM A PROFESSORINHA: DE CONTEUDISTA A SOCIOCONSTRUTIVISTA. E AGORA, JOSÉ? Oral
Juliana Maddalena Trifilio Dias ASSOCIAÇÃO LIVRE: ENTRE A PSICANÁLISE E O ENSINO DE GEOGRAFIA Oral
Júlio Cesar Libanio Duarte METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ANÁLISE DESCRITIVA DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS Poster
Kamila Santos de Paula Rabelo; Odiones de Fátima Borba O ESTADO DA ARTE DA PESQUISA SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: AS CONTRIBUIÇÕES PARA UMA RESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO Oral
Karina Rousseng Dal Pont A (IM) POSSIBILIDADE DO MAPA Oral
Karina Rousseng Dal Pont A (IM) POSSIBILIDADE DO MAPA Oral
Karla Annyelly Teixeira de Oliveira; Kamila Santos de Paula Rabelo; Lana de Souza Cavalcanti; Maria Eduarda Andrade de Faria CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS NAS ESCALAS LOCAL/REGIONAL, NO CONTEXTO DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) Oral
Karolaine Santos Silva; Arthur Silveira Azevedo; Claudionete Candia Araujo; Sônia de Souza Mendonça Menezes                 DA TEORIA À PRÁTICA NAS AULAS DE CAMPO: O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA Oral
Karolayne Araújo Coelho; Mariana Amâncio de Sousa Moraes EDUCAÇÃO E INCLUSÃO: O USO DE JOGOS COMO UMA METODOLOGIA PARA A INTEGRAÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS Oral
Keila Miranda Tachevski RELAÇÃO DO GÊNERO FEMININO E ENSINO DE GEOGRAFIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS Poster
Kinsey Pinto GEOGRAFIA: ENSINO E NEUROCIÊNCIAS Poster
Laleska Costa de Freitas;Nilton Abranches Júnior; Layre Martins da Silva LICENCIATURAS HETERONORMATIVAS? UMA VISITA AOS FLUXUOGRAMAS DE LICENCIATURAS EM GEOGRAFIA DA UERJ Oral
Larissa Loyola Cavalcanti DA UNIVERSIDADE À ESCOLA BÁSICA: SEMANA DE GEOGRAFIA E PIBID
NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Poster
Larissa Soares de Siqueira Maria; Cleber Abreu da Silva CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO PROFESSOR EM QUE ESCOLA E UNIVERSIDADE REALMENTE DIALOGUEM. EMBATES E BOAS EXPERIÊNCIAS ATRAVÉS DO PIBID Poster
Larissa Souza Mâcedo; Adriana Queiroz do Nascimento Pinhorati O UNIVERSO DO PROGRAMA DE RESIDENCIA PEDAGÓGICA: PERSPECTIVAS SOBRE SEU DESENVOLVIMENTO Oral
Laura Butti do Valle CARTOGRAFIA NARRATIVA E O ENSINO DE GEOGRAFIA: O MAPEAMENTO DE HISTÓRIAS DE VIDA COMO RECURSO METODOLÓGICO NAS ESCOLAS Oral
Laurecy Rodrigues Freire O CONCEITO DE PAISAGEM NO ENSINO MÉDIO Oral
Layanne Almeida de Souza;Matheus Bueno Siqueira Moura RPG  E O ENSINO DE GEOGRAFIA: PRESSUPOSTOS INICIAIS DE UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA. Poster
Leandro Fabrício Campelo POTENCIALIZANDO A AVALIAÇÃO EM GEOGRAFIA COM A TÉCNICA DE MAPEAMENTO CONCEITUAL Oral
Leda Valeria Santos CONSTRUÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA EM QUE EDUCANDOS E EDUCADORES SEJAM SUJEITOS DE UM PROCESSO Oral
Leonardo Dirceu de Azambuja O ENSINO DE GEOGRAFIA NA BNCC: OS PERCURSOS DIDÁTICOS, DAS HABILIDADES ÀS COMPETÊNCIAS Poster
Leonardo Dirceu de Azambuja O ENSINO DE GEOGRAFIA NA BNCC: OS PERCURSOS DIDÁTICOS, DAS HABILIDADES ÀS COMPETÊNCIAS Poster
Leovan Alves dos Santos AS SIGNIFICAÇÕES CURRICULARES E SUA RELAÇÃO COM O TRABALHO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA Oral
Lizandra Mayara de Oliveira Teixeira; Luciano Antonio Furini/Rogério Borges MAQUETES COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O APRENDIZADO SOBRE A MOBILIDADE URBANA Oral
Lorena Francisco de Souza;Luiza Helena Barreira Machado PROJETOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA EM GOIÁS: CONEXÕES E DISSONÂNCIAS ENTRE A UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS E O INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS Oral
Luan do Carmo da Silva; Daniel Garcias Gonçalves O ENSINO DA GEOGRAFIA A PARTIR DO DIÁLOGO DE SABERES: O PROTAGONISMO DO ALUNO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Oral
Luan do Carmo da Silva;Daniel Garcias Gonçalves CONHECIMENTOS GEOGRÁFICOS DAS COLEÇÕES DIDÁTICAS INTERDISCIPLINARES DO GUIA DO LIVRO DIDÁTICO 2019 Oral
Luana Ferreira Correia O PIBID/PUC-RIO: EXPERIÊNCIAS DE IMPACTO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA Oral
Lucas Augusto Rosa; Caroline Vieira de Souza; Francislaine Soledade Carniel; Thais Angela Cavalheiro de Azevedo A VALORIZAÇÃO DOS SABERES DOCENTES NA CONSTRUÇÃO DO ALMANAQUE DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO DA REGIÃO METROPOLITANA DE RIBEIRÃO PRETO Oral
Lucas Bussi Ferreira do Sacramento;Aldo Luiz Fernandes Souza; Claudio Nascimento da Costa ENSINAR GEOGRAFIA NO ENSINO MEDIO INTEGRADO: UMA EXPERIÊNCIA NO IFPA Oral
Lucas Costa ESCOLA NA PRÁTICA, A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS ESCOLARES NA FORMAÇÃO DO GRADUANDO Oral
Lucas Farias Araújo;Eder Marques Paiva; Lucas Bussi Ferreira do Sacramento O PENSAMENTO GEOGRÁFICO COMO UM MEIO DE DESNATURALIZAR O PRECONCEITO: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DA JUSTIÇA SOCIAL CONTRA O RACISMO A PARTIR DO CONHECIMENTO GEOGRAFICO Oral
Luciana Vieira O LUGAR COMO REFERÊNCIA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA: TRAJETÓRIA DOCENTE NO ESTADO DE SANTA CATARINA Oral
Lucimar de Fátima dos Santos Vieira; Gabriel Moraes Vianna; Sthefania Kappel Pinzon; Vitória Gaspary TABULEIRO MÁGICO COMO FERRAMENTA PARA SER UTILIZADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Poster
Luis Felipe Catusso Valle INTERPRETAÇÕES SOBRE O ESPAÇO GEOGRÁFICO A PARTIR DO MUNDO VIRTUAL Oral
Luis Guilherme Maturano; Andrea Coelho Lastória O CONCEITO DE PAISAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA: REFLEXÕES ACERCA DOS CURRÍCULOS Poster
Luiza Vitória Ribeiro de Paiva; Camila Freire Sampaio TEATRO COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA Poster
Maciel Pereira da Silva; Jean Volnei Fernandes A TRANSMIDIAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA LINGUAGEM MOTIVADORA Oral
Maíra da Silva Costa;Priscila Garcez;Simone Santos de Oliveira DISCUSSÃO SOBRE URBANIZAÇÃO PELO VIÉS DA LINGUAGEM MUSICAL: UMA EXPERIÊNCIA PROPORCIONADA PELO PIBID Oral
Manuela Evangelista da Silva;Jussara Fraga Portugal AS REDES SOCIAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: CONCEPÇÕES, SÍMBOLOS E SIGNIFICADOS Oral
Mara Edilara Batista de Oliveira;Daniel Luiz Poio Roberti A PRODUÇÃO DO ATLAS ESCOLAR MUNICIPAL COMO MEDIAÇÃO NA INSERÇÃO DOS BOLSISTAS DO PIBID NAS ESCOLAS: AS EXPERIENCIAS DO NÚCLEO DE GEOGRAFIA DA UFF DE ANGRA DOS REIS Oral
Marcelo Gaudêncio Brito Pureza; Sonia Maria Vanzella Castellar COMPREENDER O GLOBAL A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE LUGAR Oral
Marcelo Henrique de Souza A UNIÃO DA TEORIA ESTUDADA EM SALA DE AULA COM A PRÁTICA DE CAMPO SOBRE URBANIZAÇÃO NO ENSINO MÉDIO ENVOLVENDO A MOBILIDADE NA PERSPECTIVA DE UM INCHAÇO URBANO Oral
Márcia Cristina de Oliveira Mello FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA PARA A ESCOLA SECUNDÁRIA: A CONTRIBUIÇÃO DA FFCL DA USP (1934-1960) Oral
Marcos Irineu Klausberger ESPAÇO SEM LIMITES: O PAPEL DA GEOGRAFIA NO CURRÍCULO DE ESCOLAS DE FRONTEIRA Oral
Marcos Vinícius Vieira do Nascimento; Karolayne Araújo Coelho ESTÁGIO CURRICULAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O CINEMA NA REALIDADE ESCOLAR NO GRANDE BOM JARDIM – FORTALEZA (CE) Poster
Maria Aparecida Afonso Oliveira;Eliano de Souza Martins Freitas EDUCAÇÃO DO CAMPO E ENSINO DE GEOGRAFIA: REFLEXÕES SOBRE A TEMÁTICA DA ÁGUA, EM UMA ESCOLA DO CAMPO Oral
Maria Bernadete Sarti da Silva Carvalho PROFESSORES DE GEOGRAFIA CONSTRUINDO ESPAÇOS DE FORMAÇÃO Oral
Maria Edivani Silva Barbosa A PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA PARA ALÉM DA RACIONALIDADE TÉCNICA Poster
Maria Eduarda Andrade de Faria POTENCIALIDADES DO USO DE FASCÍCULO DIDÁTICO PARA ENSINAR TEMAS LOCAIS NAS AULAS DE GEOGRAFIA Poster
Maria Pereira da Silva Xavier; Armstrong Miranda Evangelista O CONCEITO DE ESPAÇO GEOGRÁFICO NA TRAJETÓRIA DO PENSAMENTO GEOGRÁFICO: NOTAS PARA DISCUSSÃO Oral
Mariana Covas Costa; Marcos Thiago Da Costa Souza; Leonardo Lima; José Mario Quaresma POR UMA CARTOGRAFIA ESCOLAR DESCOLONIAL Poster
Mariana Guedes Raggi; Edna Telma Fonseca e Silva Vilar ESPACIALIDADES LITERÁRIAS, AS IMAGENS DO SÍTIO DE DONA BENTA Oral
Mariana Martins de Meireles;Gabriel Siqueira Corrêa LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA: NARRATIVAS, POVOS DO CAMPO E A PRODUÇÃO DE “NÃO-EXISTÊNCIA” Oral
Mariana Vicentini Rodrigues; Ana Cecília Bernardes Moura Oliveira; Alícia de Oliveira Moreira Pereira; Erica Cristina Nogueira dos Santos PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ALUNOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA POR MEIO DE CONFECÇÃO DE MAQUETES: RELATO DE EXPERIÊNCIA E IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL Poster
Marielly de Sousa Miranda CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE CIDADE A PARTIR DA TEMÁTICA DA ACESSIBILIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA Oral
MARINA COELHO ROSA E SILVA CARTOGRAFANDO FLORIANÓPOLIS: OUTRAS POSSIBILIDADES DO MAPA EM SALA DE AULA Oral
Marina de Santana Corrêa O POTENCIAL DA GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Poster
Marina Soares Ribeiro FORMAÇÃO DE DOCENTES EM GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Oral
Mario Marcio Geminiano; Nathália Pereira Dourado; Lucas Henrique de Souza; Patricia Helena Mirandola Garcia ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE HIDROGRAFIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO, EM 2018. Oral
Marísia Margarida Santiago Buitoni; Henoch Gabriel Mandelbaum OS IMIGRANTES COREANOS NA REMODELAÇÃO DO BAIRRO DO BOM RETIRO, NA CIDADE DE SÃO PAULO – SP: TRANSFORMAÇÕES, VIDA COMUNITÁRIA E TERRITORIALIZAÇÕES Oral
Maristela Rocha Lima;Manuela Evangelista da Silva ENSINO DE GEOGRAFIA E INCLUSÃO: PROPOSIÇÕES QUE POTENCIALIZAM APRENDIZAGENS E INTERAÇÕES Poster
Marnielly Barbosa Carneiro;Maria Edivani Silva Barbosa METODOLOGIAS ATIVAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: INTERVENÇÕES DO PIBID COM O PROJETO VIDA NA METRÓPOLE Oral
Matheus Bueno Siqueira Moura; Layanne Almeida de Souza ESTÁGIO SUPERVISIONADO – UMA MIGRAÇÃO DE CONHECIMENTOS E EMOÇÕES Oral
Matheus Carvalho de Abreu Rodrigues; Jeniffer Andreissy Alves Souza; Lucas Pereira Ferreira RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DO PIBID NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE UM DOCENTE NA EEEM DE TEMPO INTEGRAL PROF. MANOEL LEITE CARNEIRO Poster
Matheus de Moura dos Reis;Gustavo Gabriel Garcia A CONTRIBUIÇÃO DE JOGOS DE INTERPRETAÇÃO DE PAPÉIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS ABSTRATOS EM GEOGRAFIA Poster
Matheus de Moura dos Reis;Gustavo Gabriel Garcia A CONTRIBUIÇÃO DE JOGOS DE INTERPRETAÇÃO DE PAPÉIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS ABSTRATOS EM GEOGRAFIA Poster
Matheus Kleinicke Rossales; Kainan Rodrigues dos Santos; Liz Cristiane Dias PROJETO DE ANÁLISE DOS EFEITOS DO PIBID NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENPEG Poster
Mayara Lucena da Costa ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE OBSERVAÇÃO NA EJA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PPC DO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA Oral
Melina Mara de Souza;Larissa Lorien Bueno de Alencar; Mariana Medeiros GEOGRAFIA FÍSICA NO CONTEXTO ESCOLAR: A REALIDADE DE POÇOS DE CALDAS, SUL DE MINAS GERAIS Poster
Moema Catarina Moreira Nascimento Bastos;Patrick Hammon Palmeira Santana A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DE CAMPO NA FORMAÇÃO: RELATOS DE EXPERIÊNCIA Oral
Mônica Hellen Ribeiro Cardoso FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS REFLEXIVAS: UMA EXPERIÊNCIA COM A DISCIPLINA DE CULTURA AFRO BRASILEIRA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ- CAMPUS ALTAMIRA-PA Oral
Monique Bonifácio Barrozo;Simone Antunes Ferreira REFLETINDO ESPAÇOS E TRAJETÓRIAS DE MULHERES NEGRAS NA LITERATURA: OUTRAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA Oral
Natália Aude Leite de Araújo Silva;Vicentina Socorro da Anunciação O USO DA CARTOGRAFIA NA APRENDIZAGEM DE PLANEJAMENTO AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO SEGREDO NA CIDADE DE CAMPO GRANDE – MS Poster
Nathália Pereira Dourado;Mário Marcio Geminiano;Andressa Soares;Patrícia Helena Mirandola Garcia CARTOGRAFIA: LINGUAGEM OU CONTEÚDO? UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ESTADUAL JOÃO BREMBATTI CALVOSO – ANDRADINA/SP. 2017 – 2018. Oral
Nivea Massaretto Verges;João Vitor Gobis Verges A HETEROGENEIDADE BRASILEIRA, OS CONFLITOS MUNDIAIS E AS RELAÇÕES ESCALARES NO ENSINO DE GEOGRAFIA: O LOCAL E O GLOBAL EM DESTAQUE Oral
Otávio Augusto Herpich; Mateus Testoni Carvalho; Mateus Testoni Carvalho O PERFIL ESTUDANTIL DOS GRADUANDOS EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Oral
Pablo Rogério Rosas Costa;Amélia Regina Batista Nogueira DANÇAS COMO EXPRESSÃO TERRITORIAL: CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO DA GEOGRAFIA ESCOLAR Oral
Patrícia Paula da Silva; Eduardo Donizete Girotto OS DESAFIOS PARA ESTUDANTES E PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DO SÉCULO XXI E A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA DE PAULO FREIRE Oral
Paula Rodrigues da Rosa;Bárbara Jayne Budke; Chilavert Topolski; Claudionei Lucimar Gengnagel O TRABALHO DE CAMPO COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: DO ENSINO SUPERIOR A EDUCAÇÃO BÁSICA Oral
Paulo Roberto F. de Abreu e Silva; Ijaciara Barros de Abreu A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA NA DIALÓGICA ENTRE A GEOGRAFIA E A CARTOGRAFIA NO ENSINO ESCOLAR Oral
Pedro Carvalho Calafate;Frederico Lima; Danyele Vianna Barboza;Ana Claudia Giordani Interculturalidade na Geografia Escolar   Oral
Pedro Henrique Conceição Rodrigues RELATO DE EXPERIÊNCIA – PIBID: UMA ÓTICA DE APRENDIZAGEM A PARTIR DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PROFESSOR MANOEL LEITE CARNEIRO Poster
Philipe Braga André O PAPEL DO CONCEITO DE ESCALA GEOGRÁFICA NA CONSTRUÇÃO DE DISCURSOS DE LEGITIMIDADE DA GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD 2015 Poster
Poliana Karen Rosa;Nayara Almeida Lima;Maycon Mirachi Gabriel ROMPENDO AS FRONTEIRAS ENTRE O FEMININO E O MASCULINO NO ESPAÇO ESCOLAR: POR UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E IGUALITÁRIA NA PERSPECTIVA DE GÊNERO Oral
Quele Oliveira de Jesus; Antenor Rita Gomes O USO DA FOTOGRAFIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. Oral
Rafael Denis Teixeira da Cunha O CERRADO E O ENSINO DE GEOGRAFIA: O TRABALHO DE CAMPO E A MÚSICA COMO PROPOSTAS METODOLÓGICAS    Oral
Rafael Jamil Borges de Oliveira;Cleber Abreu da Silva UMA ESCOLA VERDADEIRAMENTE DEMOCRÁTICA PODE TERRITORIALIZAR A CIDADANIA DOS LUGARES? Oral
Railane Pascoal Ramos;Antônio Leandro Alves dos Santos;Claudia Moreira de Sousa Pires PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: REFLEXÕES, EXPERIÊNCIAS E A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA PARA A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DE GEOGRAFIA Oral
Rannier Santos Torres do Couto; Felipe Santos Andrade; Márcia Eliane Silva Carvalho; Sônia de Souza Mendonça Menezes EXPERIÊNCIAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA GEOGRAFIA/UFS/SERGIPE Oral
Raquel Almeida Mendes;Alex Ratts A ÁFRICA NOS CURSOS DE GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA PARTICIPANTE EM SALA DE AULA Oral
Reginaldo Nuñez Barbosa Júnior UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL AYRTON SENNA DA SILVA EM BOA VISTA-RR EM RELAÇÃO À IMIGRAÇÃO VENEZUELANA NO ESTADO Poster
Reinaldo Silva Mariano; Renato dos Reis Borges Cabral; Roberto Marra Carvalho; Odelfa Rosa GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REFLEXÕES SOBRE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA ESCOLA PÚBLICA Oral
Rejane Cristina de Araujo Rodrigues O PODER DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO: PARA SUPERAR O PARADOXO DA CIÊNCIA Oral
Renan Carnaúba de Oliveira; Flaviana Gasparotti Nunes LINGUAGEM PICTÓRICA E ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIMENTAÇÕES COM OBRAS DO MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE MATO GROSSO DO SUL (MARCO) Oral
Renata Brückmann; Orlando Ferretti A PESQUISA COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES A PARTIR DOS PROJETOS “PÉS NA ESTRADA DO CONHECIMENTO – INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA ESCOLA” E “NÓS PROPOMOS! CIDADANIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA” Oral
Renato Frade da Costa DO SENSO COMUM A INSTRUMENTOS DE ANALISE DO ESPAÇO GEOGRÁFICO: A PRESENÇA DE PAISAGEM E REGIÃO NA GEOGRAFIA ESCOLAR Oral
Ricardo Chaves de Farias; Alcinéia de Souza Silva O TRABALHO DE CAMPO COMO INSTRUMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO Oral
Ricardo Manffrenatti Venturelli CARTOGRAFIA EM SALA DE AULA E O RECONHECIMENTO DE SEU LUGAR NO MUNDO PELO ALUNO: ESTUDO SOBRE CARTOGRAFIA NO ENSINO E O CURRÍCULO DE GEOGRAFIA Poster
Rodrigo Coutinho Andrade A CATEGORIA CIDADANIA NA BNCC DE GEOGRAFIA: AS FINALIDADES FORMATIVAS NO PROCESSO DE RECOMPOSIÇÃO BURGUESA Oral
Rodrigo Rodrigues Freire Gomes;Hugo Gabriel da Silva Mota O PIBID COMO POLÍTICA PÚBLICA: EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS Oral
Rogério Borges; Andréa Aparecida Zacharias; Lizandra Mayara de Oliveira Teixeira ESCOLA, FOTOGRAFIA E LUGAR: MULTIPLICIDADES DE LUGARES DENTRO DO ESPAÇO E AMBIENTE ESCOLAR Oral
Rogério Rodrigues Fagundes; Karina de Oliveira Castro O TRABALHO COM ESCALAS: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR Oral
Rosa Elizabete M. W. Martins; Luiz Martins Junior; Marcia Vidal Candido Frozza DO PAPEL AO DIGITAL: O USO DA FÁBRICA DE APLICATIVOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BRASIL E PORTUGAL Oral
Rosana Alves Ribas Moragas;Gloria da Anunciação Alves DIÁLOGOS ENTRE POESIA DE CORA CORALINA E “LUGAR” NA GEOGRAFIA – A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA Oral
Rosani Rigamonte PROJETO NÓS PROPOMOS- METODOLOGIA ATIVA EM AÇÃO Poster
Rosenilde Silva dos Santos; Adriana Olívia Alves A TEMÁTICA DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFROBRASILEIRA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: O CASO DA ESCOLA PLURICULTURAL ODÉ KAYODÊ – CIDADE DE GOIÁS – GOIÁS Oral
Sabrina Mendes Boeira PROJETO DE ENSINO: MINHOCA NA CABEÇA Oral
Samara do Nascimento Souza;Adriana da Costa Paiva O USO DE MAQUETES COMO RECURSO DIDÁTICO NA GEOGRAFIA ESCOLAR: (RE)CONHECENDO O CONCEITO DE LUGAR NO CONTEXTO DA USINA HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE Poster
Samuel Campos Rodrigues;Sulivan Pereira Dantas CARIMBA CARTOGRÁFICO: BRINCADEIRA REGIONAL COMO
METODOLOGIA NO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE GEOGRAFIA.
Oral
Shakira Porciuncula Salasar; Rebeca J. Nunes da Silva; Rosangela Lurdes Spironello MAPEANDO MINHA ESCOLA Oral
Simone Regina Baracat Bueno; Renata Barrocas PERCEPÇÃO DA SEGREGAÇÃO ESPACIAL POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: ESTUDO DE CASO EM UNIDADES DE ENSINO MUNICIPAL SANTISTA Oral
Stella Mendes Ferreira; Carolina Lima Vilela CONHECER PARA CONQUISTAR: O DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA DO 9º ANO EF Oral
Suzana Campos Silva A POLÍTICA DE FECHAMENTO DE ESCOLAS ESTADUAIS NO RIO DE JANEIRO E SUAS CONSEQUÊNCIAS SOCIOESPACIAIS Oral
Suzana dos Santos Matos JOGANDO COM AB’SÁBER Oral
Taíse dos Santos Alves ESCOLA DAS ÁGUAS: TERRITORIALIZANDO SABERES E EXPERIÊNCIAS DOS(AS) PESCADORES(AS) ARTESANAIS NA BAHIA Oral
Tamires Aparecida Souza Silva; Gabriel Mendes Araujo PEDAGOGIA DE PROJETOS: INTERVENÇÃO SOBRE IMPACTOS AMBIENTAIS E ELABORAÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS Oral
Tatiane Rodrigues de Souza; Evandro César Clemente O ENSINO DE GEOGRAFIA E A OS DESAFIOS PARA CONSOLIDAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO Oral
Thais Correa A RELEVÂNCIA DA CARTOGRAFIA TÁTIL NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL Poster
Thais de Cássia Silva Lemos UMA ANÁLISE SOBRE O PROJETO EDUCAÇÃO INTEGRAL INTEGRADO: UMA VIVÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Oral
Thallys Alves Pena;Filipe Bertholini da Silva;Victor Almeida Lourenço;Leandro da Silva Barcellos AVALIAÇÃO DO IMPACTO DE UMA INTERVENÇÃO BASEADA EM JOGOS NA MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES NO ENSINO DE GEOGRAFIA Oral
Thiago Afonso Peron ENSINO DE GEOGRAFIA COM OBRAS CINEMATOGRÁFICAS: DA TAIGA SIBERIANA A CAATINGA BRASILEIRA Poster
Valdiléa Fabricio Gomes; Lucivania Chaves Lago; Claudia Pires REFLEXÃO ACERCA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM GEOGRAFIA: IDENTIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE Oral
Valdir Aquino Zitzke LABORATÓRIO DO OLHAR: AS FESTAS RELIGIOSAS COMO LABORATÓRIOS DINÂMICOS DE ENSINO DE GEOGRAFIA DO SAGRADO Oral
Valquíria Aguiar Meneghesso;Odair Ribeiro Filho;Andrea Coelho Lastória O PROJETO NÓS PROPOMOS!  E OS ESPAÇOS PÚBLICOS DE LAZER: PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA ENVOLVENDO A PARTICIPAÇÃO CIDADÃ Oral
Victor Ananias Nascimento Carnevali;Arnaldo dos Santos Amorim Juventudes e Protagonismo: Possibilidades e Desafios Para a Participação Política de Estudantes do Ensino Médio De Presidente Prudente – SP, Na Escola e Na Cidade Oral
Victor Hugo Nedel Oliveira; Cássia Oliveira Hartmann A CONSTRUÇÃO DO ESTADO DA ARTE SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA NO BRASIL Oral
Victor Ventura da Luz; Luana Rampinelli Quaresma BLOCOS-DIAGRAMAS E SUA APLICAÇÃO PARA O ESTUDO DO RELEVO Oral
Vinícius Arcanjo Monteiro PROJETO GEOESCOLA: MÓDULO POÇOS DE CALDAS Oral
Vinicius Giannini Furriel; Gustavo A. Alves de Souza O DISCURSO JORNALÍSTICO E A VINCULAÇÃO DE NOTÍCIAS SOBRE FENÔMENOS CLIMÁTICOS: ANÁLISE E PROPOSTAS PARA USOS DIDÁTICOS Oral
Wallysson de Oliveira Carvalho; Daniel Mallmann Vallerius UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO NO CAMPO: ALGUNS DESAFIOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA AMAZÔNIA PARAENSE Poster
Wander Guilherme Rocha Carvalho; José Augusto Faria de Araújo NOVOS E MULTILETRAMENTOS GEOGRÁFICOS: AS MÍDIAS LOCATIVAS E SUAS APLICAÇÕES Poster
William Fernando Camilo Queiroz GEOGRAFIA E MOVIMENTSO SOCIAIS: UMA ANÁLISE DA PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SP E DA NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR Oral
Wylamys S. de Lima; Mariana Santos Lima; Jefferson Santos; Márcia Eliane S. Carvalho O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO A PARTIR DAS REALIDADES SOCIAIS Oral
Yago Jacondino Nunes; Odlaner Terra Pereira; Rafael Martins Duarte; Rosangela Lurdes Spironello CARTOGRAFIA CULTURAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA Oral
Yan Navarro;Cristine Rodrigues; Luiza Steling NÓS PROPOMOS!: CICLOVIA NA ZONA OESTE DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Oral
Zenaira Santos;Bruna Machado da Rocha; João Pedro Lepore Leandro; Paloma Sousa Vieira da Silva RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS): ENTRE A PRESCRIÇÃO E AS EXPERIÊNCIAS Oral
Zilmar Lima da Silva A GEOGRAFIA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Oral