Grupos de trabalho

Os trabalhos — pesquisas acadêmicas e práticas educativas — abaixo relacionados serão apresentados em sessões virtuais nas manhãs de 17 (sexta-feira) e 18 de setembro (sábado), com início às 9 horas e encerramento previsto às 12 horas.

As sessões acontecerão simultaneamente por Google Meet, conforme os links a seguir. Cada grupo de trabalho terá coordenadores e monitores.

Recomenda-se que os(as) autores(as) preparem suas apresentações com duração de 15 minutos, utilizando recursos visuais como apresentações de PowerPoint, Prezi, Google Slides etc.

Os(as) participantes ouvintes também estão convidados(as) a participar dos debates.

Questões teórico-metodológicas do ensino de geografia

Acesso
sexta-feira, 17/9
sábado, 18/9
Coordenação
Profª Drª Paula Juliasz e Profª Drª Jéssica Cecim

Monitoria
Gabriela Klering Dias, Luciano Martins da Rosa e Pedro Henrique de Souza Rafael — p229462@dac.unicamp.br
Reflexões sobre o papel do professor de Geografia na formação cidadã do alunoDeysiane Alves de Sousa
O conceito de lugar, o método fenomenológico e a prática de Ensino em Geografia num povoado sertanejo em AlagoasJuliana dos Santos Lima
A formação de professores e o pensamento da Geografia Escola em Manaus: um passeio pelas décadas de 70 e 80Bianca da Silva Doza, Amélia Regina Batista Nogueira
Desafios do Ensino de Geografia e História na construção curricular do Ensino FundamentalGilvan Charles Cerqueira de Araújo, Tiago Fernandes Rufo
A Lagoa Salgada e sua geodiversidade propiciando a inserção de novas cartografias através do ensino de Geografia FísicaPaulo Ricardo Pessanha Quirino
Planejamento no ensino do Raciocínio Geográfico: a espacialidade prevista no plano de aulaAdriana David Ferreira Gusmão
Pluralidade e hegemonia discursiva da Cartografia EscolarPedro Henrique de Souza Rafael, Gabriela Klering Dias, Luciano Martins da Rosa
O texto literário e o ensino de solos: a potencialidade do conto de Ana Primavesi no Ensino de GeografiaElisa Vicari Pereira, Paula Cristiane Strina Juliasz
Investigando a gravidez na adolescência através da Geografia: a utilização da Aprendizagem Baseada em problemas no PIBIC-Ensino MédioLaura Cristina Matos, Lavínia Laísa Soares, Luiane Caroline Vieira da Costa, Jessica da Silva Rodrigues Cecim

Saberes docentes e formação de professores de geografia

Acesso
sexta-feira, 17/9
sábado, 18/9
Coordenação
Profª Drª Ivaneide Silva dos Santos e Prof. Dr. Marcone Denys dos Reis Nunes

Monitoria
Manoel Félix da Cruz Neto — m183216@dac.unicamp.br
Oficinas pedagógicas no Estágio Supervisionado em Geografia no contexto do ensino remotoCátia Silva de Oliveira, Ivaneide Silva dos Santos
Um Estágio Supervisionado diferenciado: uma prática educativa de ação conjuntaLeandro Di Genova Barberio, Maria Carolina Graciano Sugahara
O Estágio Supervisionado em Geografia: experiências formativas durante o ensino remotoJoyce Aparecida Soares de Pontes, Maria Edwirges Gomes da Silva, Wagner Alves Cabral
La residencia docente em tiempos de pandemia: geo-grafía(s) escolar, aproximaciones a la mega minería, desde diseños, dibujos y siluetas espacialesAndrea Salla, Sandra Gomez, Graciela Caballero
Estágio Supervisionado II em Geografia, no ensino remoto em tempos de pandemia da covid-19Natacia de Jesus Félix, Natália Freire de Jesus
A formação inicial de professores de Geografia para o trabalho com o ensino híbrido na Educação BásicaMaria Edwirges Gomes da Silva, Josandra Araújo Barreto de Melo
El conocimiento espacial y su representación en la infancia desde la escala local: un estudio de caso en ValenciaDiego García Monteagudo

Multiculturalidade, diferenças e identidades no ensino de geografia

Acesso
sábado, 18/9
Coordenação
Profª Drª Amanda Regina Gonçalves e Profª Ma. Raquel Almeida Mendes

Monitoria
Laura Butti do Valle e Mariana Lima Loterio — m136899@dac.unicamp.br
O uso de materiais didáticos decoloniais do PIBID de Geografia CAP-UERJDebora Cristina Vieira de Simas, Felipe Souza dos Santos, Jane Ferreira Dias, Vinícius Gonçalves de França Bertho
Afroterritorialidade campineira: algumas possibilidades no Ensino de GeografiaJoseane Carina Borges de Carvalho
Pandemia no território brasileiro: um olhar sobre certas condutas do presidente Jair Messias Bolsonaro diante da proliferação da Covid-19Lucas Misael Barbosa

Políticas e práticas curriculares no ensino de geografia

Acesso
sexta-feira, 17/9
Coordenação
Prof. Dr. Ederson Briguenti e Profª Drª Vanessa Lessio Diniz

Monitoria
Mariana Lima Loterio e Laura Butti do Valle — l136467@dac.unicamp.br
Os livros didáticos de Geografia no Novo Ensino MédioJosé Vitor Rossi Souza e Gabriel Pinto de Bairro
A Geografia na reforma do Ensino Médio: o caso da rede estadual regular de Campinas-SPRenan Pessina Gonçalves de Lima, Anniele Freitas
Para além da escola democrática: percepções sobre o desejo cívico-militar no BrasilBruno Sobral Barrozo
O ensino remoto no contexto da educação popular em tempos de pandemia: os círculos de debate da Rede EmancipaIago Vernek Fernandes, Laura Butti do Valle, Mariana Lima Loterio

Tecnologias e múltiplas linguagens no ensino de geografia

Acesso
sexta-feira, 17/9
sábado, 18/9
Coordenação
Profª Drª Ana Cláudia Carvalho Giordani, Prof. Me. Francisco Fernandes Ladeira e Profª Drª Carina Merheb de Azevedo Souza

Monitoria
Geane Cleisa Nogueira da Silva e Larissa Uceli — l200898@dac.unicamp.br
A gamificação no processo de ensino-aprendizagem de Geografia no contexto de ensino remotoThiago de Lima Anacleto, Maria Edwirges Gomes da Silva
Novas formas de ensinar e aprender Geografia emergentes na cultura digitalFrancisco Fernandes Ladeira
O uso de ferramentas tecnológicas aliadas ao ensino da Geografia na construção de indivíduos críticos e pensantes: experiências a partir da criação de podcastKarina de Araujo Gomes Ferreira, Dayana Aparecida Marques de Oliveira Cruz, Karolina Cardozo Dias
Linguagens de ensino e TICs na Geografia: as trias da Mafalda e a transposição didática no ensino de Geografia PolíticaLuiz Henrique Andrade, Renata Barrocas
Geografia tiktoker: uso de vídeo de 60 segundos no ensino de Geografia no Ensino Fundamental IIFernanda Santana Ribeiro
Uma espiral feminina: mulheres migrantes no território e cinema brasileirosGustavo Palma de Andrade Santos, Wenceslao Machado de Oliveira Jr
Potencialidades e possibilidades da cartografia no processo formativo do sujeito jovemMaria Júlia Buck Rossetto, Lucas Pinto Seixas
Globalização em sala de aula: contribuições de prática de ensino em Geografia na pandemiaVictor Angelo Falasca
Tecnosfera e psicoesfera da sala de aula mediada pelo uso de plataformas digitais na educação básica do BrasilMarielle Jacinta Pereira Costa
Ensino de Geografia no/do contexto técnico-científico-informacional: ponderações a partir da Base Nacional Comum Curricular do Ensino MédioRaquel Almeida Mendes
TDICS, formação do professor de Geografia e o raciocínio geográficos: reflexões e possibilidadesGeane Cleisa Nogueira da Silva, Tânia Seneme do Canto
Mediações pedagógicas em Geografia na educação social do Centro Comunitário do Jardim Santa Lúcia, Campinas-SPJéssica Aparecida dos Santos Rodrigues, Douglas Henrique da Silva, Raphael Borges Santos
Cinema e Geografia - possibilidades de um diálogo: o uso de filmes como metodologia alternativa para o ensino-aprendizagemJoão Paulo da Silva Marinho; Rafael Ribeiro dos Santos
Dispositivos de conexão contínua como interface de comunicação geográficaCésar Macedo Vieira, Matheus de Campos

Recursos didáticos e metodologias de ensino de geografia

Acesso
sexta-feira, 17/9
sábado, 18/9
Coordenação
Profª Drª Viviane Lousada Cracel e Profª Drª Regina Célia Frigério

Monitoria
Mariana Sartorato Marques e João Luiz Cuani Junior — j234549@dac.unicamp.br
Simulação de uma barragem de rejeitos: buscando uma maior dialogicidade da educação em ambiente não-formal de ensinoMateus Moriconi Prebianca, Giovanna Ermani, Matheus Naville Gutierrez, Rafael Galeoti de Lima
Ações para a prevenção de riscos ambientais: abordagem no Ensino de GeografiaLucas Luan Giarola, Gustavo Domingos Zanin
Impasses encontrados durante a pandemia no ensino básico de GeogragiaLaura Gomes da Costa, Patrícia Fernandes Paula-Shinobu
Literatura como recurso didático no ensino da GeografiaMahya Santos Santana, Juarez Mota Pinheiro
Construção de mapa temático e maquete com alunos de sexto ano da Escola Judith Gomes LeitãoPalamis dos Santos Furtado, Francisco Idecildo Pereira das Neves
Mapeando sentimentos: cartografias da quarentenaViviane Lousada Cracel, Renata Cristina Maugeri Amorim
Os desafios da monitoria acadêmica: o uso do planisfério tátil como recurso didático para alunos com baixão visão dentro da disciplina de Cartografia ILarissa de Sousa Silva
"Em tempos de pandemia": possibilidades e desafios do Ensino de Geografia na rede pública de SergipeMário Jorge Silva Santos
A utilização do jogo "Trilha Cartográfica" como ferramenta de ensino da Cartografia EscolarJorge Rodrigues Ataides Junior, Paula Leticia da Costa Silva, Milene Amorim Oliveira, Marinalva Ferreira do Nascimento
Gamificação e Ensino de Geografia: estratégicas para aprendizagem ativa e interativa na educação básicaÁurea Silva de Oliveira, Liliane Matos Góes
O Ensino de Geografia e a Pedagogia Histórico-Crítica: uma análise da problemática das videoaulas no ensino remotoFlávia Reis, Jaqueline M. Custódio, Larissa E. Bonadero
A importância da cartografia tátil na construção e representação espacial do aluno com deficiência visual no ensino regular de GeografiaRafael da Silva Castanha
A utilização de redes sociais como plataforma para videoaulas: uma possibilidade para o Ensino de GeografiaLetícia dos Santos Silva