A Comissão Científica informa que os seguintes trabalhos foram aprovados para apresentação no dia 20 de outubro de 2018, no Instituto de Geociências da Unicamp.

Até o fim da semana serão enviadas, individualmente, as cartas de aceite e os pareceres dos trabalhos.

Os autores devem agora, inscrever-se neste formulário (caso ainda não o tenham feito) e se atentar aos prazos de pagamento.

Campinas, 21 de agosto de 2018

AUTOR(ES) TÍTULO DO TRABALHO
Bismarc Pereira de Souza Teixeira EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO: REFLEXÕES SOBRE O CADERNO DO ALUNO UTILIZADO COMO MATERIAL DIDÁTICO
Brunna D`Luise Turato Lotti Alves LITERATURA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: ESTUDO DE CASO DE DUAS OBRAS DE MONTEIRO LOBATO
Clayton José Budin; Acácia Aparecida da Silva; Alexandre José Del Acqua; José Cícero Alves ESTUDO E ANÁLISE DA BNCC: AS PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA
Danilo Carneiro Valente; Danilo dos Santos Depieri da Rocha REFLEXÕES SOBRE O USO DE NARRATIVAS DIGITAIS COMO RECURSO FORMATIVO NO ESTÁGIO EM GEOGRAFIA
Debora Cristina Vieira de Simas O PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DOCENTE E SUA ESPACIALIZAÇÃO NO BRASIL
Deborah da Costa Fontenelle ATIVIDADE ÁLBUM DE FAMÍLIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PRIMEIRAS IMPRESSÕES DE UM PROJETO EM CONSTRUÇÃO
Demile Andrade Teixeira UMA EXPERIÊNCIA COM O PIBID DE GEOGRAFIA: TERCEIRIZAÇÃO TRABALHISTA, E AGORA JOSÉ?
Denise David Caxias; Júlio Guills Mattos dos Santos AS GEOGRAFIAS DA SALA DE AULA: ENSINANDO E APRENDENDO COM OS ITANS
Fabiana Bardela Lopes; Marcos Z. Farhat Jr.; Wellington D. Strabello A QUESTÃO DA TERRA NO BRASIL: UM DEBATE NO GRUPO DE ESTUDOS DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA
Fabrício Sampaio Gaspar; Luana Denise Castro da Silva; Izaura Cristina Nunes Pereira A CARTOGRAFIA TÁTIL COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM PARA ALUNOS DA ESCOLA DOM TIAGO RYAN NO MUNICIPIO DE SANTARÉM (PA).
Fátima Aparecida da Silva Faria Galvão dos Santos; Erik Arnando Queiroz ESTUDO DO MEIO – ELETIVA – OLHARES: ESPAÇOS URBANOS
Felipe Costa Aguiar; Antonio Bernardes POSSO TE CHAMAR DE PRINCESA? SITUAÇÃO DAS MULHERES EM CONTOS DE FADA E A ARTE PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
Felipe Moretto Moura; Sandra de Castro de Azevedo AS ESCOLAS RURAIS, AS POLÍTICAS PÚBLICAS E A REALIDADE DO CAMPO
Francielly Naves Fagundes FORMAÇÃO POR PROJETOS EM NÍVEL SUPERIOR: EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DA DISCIPLINA DE ANÁLISE DA INFORMAÇÃO SOCIOESPACIAL
Hilton Marcos Costa Da Silva Junior GEOGRAFIA ESCOLAR: DISCUSSÕES SOBRE A IDENTIDADE DISCIPLINAR E SOBRE A CONDIÇÃO ESPACIAL DA PRÁTICA DOCENTE
Iara Leme Russo Cury; Maria Isabel d’ Andrade S. Moniz; José Gilberto de Souza INTERDISCIPLINARIDADE: UMA PRÁTICA PARA A COMPREENSÃO DA QUESTÃO INDÍGENA
Isa Ribeiro Pessanha A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA
Jéssica Danielle Ferreira do Amaral O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO DE PESQUISA: OS CONCEITOS DE LUGAR E TERRITÓRIO NA ANÁLISE DO COTIDIANO ESCOLAR
João Luiz Cuani Junior; Márcia Cristina de Oliveira Mello PIERRE MONBEIG, AROLDO DE AZEVEDO E MARIA CONCEIÇÃO VICENTE DE CARVALHO PROPONDO O CURRÍCULO DE GEOGRAFIA DA ESCOLA SECUNDÁRIA (1935)
João Vitor Gobis Verges; Anderson Marioto; Nivea Massaretto Verges PRÁTICA DE ENSINO SOBRE A PAISAGEM EM REGIÃO DE FRONTEIRA AGRÍCOLA AMAZÔNICA: ASPECTOS ESTRUTURAIS E SUBJETIVOS
José Eduardo França dos Anjos TEMPO E CLIMA: ESTUDOS PARA PRODUÇÃO DE EXPERIMENTOS COM APARELHOS ARTESANAIS PARA PREVISÃO DO TEMPO NA FEIRA DE CIÊNCIAS
José Gilberto de Souza; Paula Cristiane Strina Julias A PRÁTICA DOCENTE: A ATIVIDADE COMO CONSTRUCTO DO SABER DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA
Joseane Carina Borges de Carvalho;Maurício Compiani O TRABALHO DE CAMPO COMO PROMOTOR DE UMA EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO CONTEXTUALIZADOS E PARTICIP(ATIVOS): O CASO DA E.E. DR. NEWTON OPPERMANN, CAMPINAS (SP)
Karen Rieti Litholdo; Beatriz Magalhães; Maria Bernadete Sarti da Silva Carvalho PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DA GEOGRAFIA ESCOLAR
Larissa Romana de Oliveira Araujo; Nilton Abranches Junior FORMAÇÃO DOCENTE PARA ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS: CONSIDERAÇÕES SOBRE A MATRIZ CURRICULAR DO CURSO NORMAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
Larissa Romana de Oliveira Araujo;Antonio Carlos Oscar Junior O ENSINO DE CLIMATOLOGIA SOB UMA ABORDAGEM DINÂMICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE DOCUMENTOS EDUCACIONAIS NORMATIVOS
Márcia Cristina de Oliveira Mello; Geyce Iris Goering Maia OS PRIMEIROS PROFESSORES DE GEOGRAFIA FORMADOS NA USP(1934-1960)
Mônica Hellen Ribeiro Cardoso FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O INCENTIVO A PRATICA DOCENTE ATRAVES DA MUSICALIZAÇÃO DA GEOGRAFIA
Murilo do Amaral Lula; Renata Chagas Virgili A CONTRUÇÃO DO CONCEITO DE ANTROPOCENO NO ENSINO MÉDIO: ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR ENTRE GEOGRAFIA E BIOLOGIA
Odair Ribeiro de Carvalho Filho CONCEITOS FUNDAMENTAIS EM GEOGRAFIA E O ESTUDO DO MEIO: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA FEITA NO BOSQUE MUNICIPAL FÁBIO BARRETO – RIBEIRÃO PRETO/SP
Ralfe de Souza Medeiros da Silva “A TORRE ME PROTEGE! ”: O JOGO DE XADREZ E O MAPA MENTAL
Raquel Figueira Bastos A ABORDAGEM MULTICULTURAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: FEIRA CULTURAL COMO PRÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Tânia Jesus Santos;  Fábio Carvalho Nunes;  Marcos Antonio Santos dos Santos MOSTRA CÍENTÍFICA APLICADA AO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Thaís de Cássia Silva Lemos A INCLUSÃO ESCOLAR: DAS POLÍTICAS A REALIDADE DA TELESSALA
Thiago José de Oliveira; Márcia Cristina de Oliveira Mello ASPECTOS DA PROPOSTA DIDÁTICA DE AZIZ NACIB AB’SÁBER CONTIDA NO “PROJETO BRASILEIRO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA“ (1975)
Thiara Vichiato Breda “POR QUE EU TENHO QUE TRABALHAR LATERALIDADE?”: REFLEXÕES SOBRE A CARTOGRAFIA ESCOLAR BRASILEIRA
Victor Hugo da Silva Nerys;  Anniele Sarah Ferreira Freitas HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: POSSIBILIDADES E PROPOSTAS
Viviane Caetano Ferreira Gomes ENSINO DE GEOGRAFIA, QUESTÃO AMBIENTAL E MÍDIA: ENCONTROS E CONFRONTOS A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA COM A TÉCNICA DO GRUPO FOCAL
Viviane Gomes de Araújo; Jeovanes Lisboa da Silva Filho; Salvador Carpi Junior MAPEAMENTO AMBIENTAL PARTICIPATIVO APLICADO AO ENSINO BÁSICO NAS ESCOLAS DE CAMPINAS (SP)
Wesley Erasmo Alves Boitrago; Pedro Henrique Maia de Carvalho; Cristiane Ribeiro Azevedo PIBID GEOGRAFIA E A INTERDISCIPLINARIDADE COM AEDUCAÇÃO FÍSICA: JOGAR HANDBOL E APRENDER CARTOGRAFIA.

Inscreva-se nas oficinas pedagógicas!