2000 2001 2013 2014 2016
O 5º Encontro Regional de Ensino de Geografia aconteceu em 2016, com o tema As práticas curriculares e o Ensino de Geografia.
O evento começou com a realização simultânea de sete oficinas pedagógicas, com 46 participantes ao todo, na tarde de quinta-feira, dia 20 de outubro:
- “Quando a escola toma partido contra o pensamento único”, com Pedro Henrique Oliveira Gomes;
- “Mapas táteis para o ensino de Geografia no paradigma da inclusão”, com Cristiano Gimenez e Deborah Fernanda Santana da Silva;
- “Fotografia e trabalho de campo no conhecimento no meio geográfico”, com Thiago Manhães Cabral;
- “Google Earth PRO em sala de aula”, com Ana Paula Mateucci Milena;
- “Caminhos para a implementação da Lei 10.693/03”, com Lisie Tatiane de Lima Wenceslau e Bruno Melato;
- “Jogos teatrais para a Educação Básica”, com Natália Goldschmidt Guidetti; e
- “Desenvolvimento de temas ambientais a partir da confecção de vasos com pneus usados”, com Adriano Scalzitti.
À noite, na conferência de abertura foi feita pela professora Alice Casimiro Lopes (UERJ), no Auditório 1 do Centro de Convenções da Unicamp.
Mesa de abertura
Na manhã de sexta-feira, dia 21, as atividades começaram com a mesa-redonda “Práticas colaborativas e interdisciplinares na formação docente: contribuições do Prof. Mauricio Compiani”, em homenagem ao ex-professor do curso de Geografia da Unicamp, que teve a participação de Ederson Costa Briguenti, professor da E.E. Prof. Luiz Gonzaga Horta Lisboa e supervisor do PIBID-Geografia Unicamp, Fernanda Keila Marinho da Silva, da UFSCar Sorocaba, e Vanessa Lessio Diniz, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unicamp.
À noite, a mesa-redonda “Base Nacional Comum Curricular: novos ou antigos discursos?”, contou com o debate promovido por Alfonso García de la Vega, da Universidad Autónoma de Madrid; Gisele Girardi, da UFES; Valéria de Oliveira Roque Ascenção, da UFMG, e Murilo do Amaral Lula, da E.E. Profa. Ana Rita Godinho Pousa e supervisor do PIBID-Geografia Unicamp.
Participação de Valéria Roque Ascenção
Na manhã de sábado, dia 22, tivemos também a mesa-redonda “As políticas de avaliação e seus reflexos nas práticas curriculares”, com Adriano Scalzitti, professor do Colégio Objetivo de São Pedro e E.E. Eduir Benedicto Scarpari, em Piracicaba; Ana Angelita Costa Neves da Rocha, da UFRJ, e Luana Costa Almeida, da Faculdade de Educação da Unicamp.
Participação de Ana Angelita da Rocha
Na tarde de sexta e de sábado, tivemos 7 salas com apresentações de trabalhos, em 6 eixos temáticos, com 88 apresentações agendadas e 75 apresentações realizadas, sendo 34 pesquisas acadêmicas e 41 práticas educativas, que foram publicadas nos Anais: