2000 2001 2013 2014 2016

O quarto Encontro Regional de Ensino de Geografia, o primeiro organizado pelo APEGEO, em parceria com a AGB-Campinas, teve como tema Formação de professores de Geografia: políticas e práticas curriculares.

A conferência de abertura foi proferida pelo professor Vanilton Camilo de Souza (UFG), no dia 11 de setembro de 2014. No dia seguinte, pela manhã, foi realizada a mesa-redonda “A escola como práxis na formação do professor de Geografia”, com os professores Guilherme do Val Toledo Prado (Unicamp), Amanda Regina Gonçalves Enio José Serra dos Santos e mediação do mestrando Lucas Ferraz Frauches Carvalho.

À noite, com mediação do mestrando Gustavo Teramatsu, foi realizada a mesa-redonda “Licenciatura em Geografia: entre a sujeição aos documentos curriculares e as práticas emancipatórias”, com a participação de João Pedro PezzatoVicente de Paula Leão Vivian Fiori.

No sábado, 13 de setembro, ocorreu a mesa-redonda “Estágio supervisionado e a formação do professor de Geografia”, da qual participaram Marcone Denys dos Reis NunesRegina Célia Frigério Ferreira Gaetana de Brito Palladino Pereira. A mesa teve mediação do mestrando Gabriel Brasil de Carvalho Pedro.

Foram realizadas sete oficinas pedagógicas, nas tardes de quinta e sexta:

  1. “O Google Earth como ferramenta para o estudo do lugar”, com Ana Paula Mateucci Milena e Tadeu Jussani Martins;
  2. “Metodologia ativa no ensino de Geografia: Geoideias na sala de aula”, com Érica Rodrigues Soares, Bruna Cristina Gama Campagnuci, July Ane Vilella e Roberto Greco;
  3. “Práticas educativas: da África ao afro-brasileiro”, com Rosemberg Ferracini;
  4. “A música como recurso didático em Geografia: proposta para o Ensino Fundamental”, com Leonardo José Agostinho;
  5. “Por outras geografias! Por outras práticas escolares!”, com Pedro Henrique Oliveira Gomes;
  6. “O jogo de xadrez como instrumento didático para o ensino de conceitos de Geografia”, com Ralfe de Souza Medeiros da Silva e
  7. “O ensino de rochas e minerais para as séries iniciais da educação básica”, com Raul Reis Amorim.

Os Anais do IV Encontro podem ser acessados aqui. Estão publicados, na íntegra, os 58 trabalhos apresentados em 8 eixos temáticos durante o evento.

Arquivos:

vamos para 2016

Leia os Anais!