2000 2001 2013 2014 2016

A retomada dos Encontros, doze anos depois…

Depois das duas primeiras edições, em 2000 e 2001, os Encontros Regionais de Ensino de Geografia foram interrompidos.

Em 2013, por iniciativa do professor Rafael Straforini, que havia retornado a Campinas no ano anterior para trabalhar no Departamento de Geografia da Unicamp, a organização dos Encontros Regionais de Ensino de Geografia foi finalmente retomada com o tema Práticas educativas em Ensino de Geografia: (re)criando os documentos curriculares.

A organização foi dividida entre a AGB-Campinas e o Centro Acadêmico de Geografia e Ciências da Terra da Unicamp.

A abertura foi feita pela Profª Drª Sonia Castellar (USP) na manhã do dia 16 de agosto de 2013, uma sexta-feira. À noite, a mesa-redonda “Documentos Curriculares de Geografia e as práticas docentes” reuniu Heronilda de Alcântara, professora da E. E. Prof. Dr. Norberto de Souza Pinto, e José Eustáquio de Sene (USP). No dia seguinte, pela manhã, foram realizadas as mesas-redondas “Metodologias ativas no ensino de geografia”, com Jerusa Vilhena de Moraes (Unifesp), Márcia Cristina de Oliveira Mello (Unesp-Ourinhos) e Viviane Lousada Cracel (Unicamp), e “As pesquisas no ensino de geografia: relação entre escola e universidade”, com os professores Antonio Carlos Pinheiro (UFPB) e Maurício Compiani (Unicamp).

Na tarde de sexta, foram realizadas seis oficinas pedagógicas:

  1. “Ensino, espaço e práticas culturais” (Jefferson Rodrigues de Oliveira);
  2. “A educação libertária e a Geografia: Piotr Kropotkin e Elisée Reclus como críticos da Geografia Escolar” (Amir El Hakim de Paula);
  3. “Produção de jogos para o ensino de Geografia” (Thiara Vichiato Breda);
  4. “A África na Geografia Escolar: algumas proposições” (Rosemberg Ferracini);
  5. “O imperialismo antes e depois da independência do Haiti como uma das principais causas de subdesenvolvimento e pobreza” (Ismane Desrosiers) e
  6. “‘Outras cartografias’: um percurso da cartografia tradicional à inovadora no ensino escolar de Geografia” (Ederson Costa Briguenti e Vanessa Lessio Diniz).

Na tarde de sábado, foram apresentadas as práticas educativas e os trabalhos acadêmicos, em seis eixos, todos publicados nos Anais do III Encontro.

vamos para 2014

Leia os Anais!